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Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais

Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais

Planejamento Estratégico

O PPRN instituiu uma Comissão de Autoavaliação em 2019, a qual naquele período era constituída apenas por docentes. Esta Comissão iniciou discussões e levantou alguns indicadores com o objetivo de posteriormente criarmos e implantarmos uma rotina diferente do que vinha sendo realizado quanto a planejamento estratégico e autoavaliação no PPRN. Até aquele momento, as discussões envolvendo o planejamento do programa e os processos autoavaliativos ocorriam em reuniões do Colegiado. Em 2020, criou-se no PPRN a Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico (CAAPE-PPRN) (Ata 004/2020-PPRN de 26 de junho). Baseando-se na Resolução 079/2020-CEPE da Unioeste, a comissão é, desde o início, constituída por docentes, discentes, egressos, agentes universitários e comunidade externa.

Ao longo dos meses de julho e agosto de 2020, a comissão interagiu com outros PPGs da própria Unioeste e de outras Instituições, bem como consultando especialistas em processos de planejamento e autoavaliação, sempre utilizando encontros virtuais. Foi incentivada a participação dos membros da CAAPE-PPRN em eventos on-line que estavam ocorrendo sobre os temas Planejamento Estratégico e Autoavaliação. A partir desse momento, a Comissão de Autoavaliação passou a desenvolver os trabalhos com dois focos, a construção do Planejamento Estratégico e o Plano de Autoavaliação.

A CAAPE era constituída por membros titulares e suplentes, entretanto, devido a importância das discussões que se iniciariam os membros suplentes foram convidados a participar semanalmente das reuniões com o objetivo de dar maior amplitude de opiniões e buscar a construção de um Planejamento Estratégico mais robusto com vistas ao futuro do PPRN. A partir desse momento, esta Comissão passou a desenvolver suas atividades com os seguintes membros: Luis Francisco A Alves (presidente), Roberto L Lui (coordenador do PPRN), Fabiana G S Pinto (docente), Lívia G Temponi (docente), Rosilene L Delariva (docente), Shirley M Silva (docente), Norma C Bueno (docente), Márcia Cruz (agente técnica-administrativa na Unioeste), Mailor Wedig Amaral (discente), Rafael F Miguel (discente), Gabriela Medeiros (egressa) e Mari Presrlak (membra externa). O documento fruto dos trabalhos desenvolvidos por esta Comissão, no que se refere ao Planejamento Estratégico, segue abaixo.

 
 
 
 

Este documento conta em seu Sumário com os seguintes tópicos: (1) Apresentação; (2) Planeamento Estratégico (PE); (2.1) Breve Histórico e Contextualização do PPRN; (2.2) Missão, Visão de futuro e Valores do PPRN; (2.2.1) Missão; (2.2.2) Visão; (2.2.3) Valores; (2.3) Diagnóstico Estratégico; (2.4) Formulação Estratégica; (2.4.1) Objetivos Operacionais; (2.4.2) Objetivos estratégicos com suas metas. Por fim, foi elaborado o plano de ação detalhado para gerenciamento e monitoramento do PE. O plano de ação contém: objetivos estratégicos, metas, ações, prazos para execução, responsáveis, indicadores de direcionamento e indicadores de resultado.

Sabemos que a proposta de Modelo Multidimensional não foi implantada pela CAPES para o ciclo 2021-2024, entretanto, é importante destacarmos que o PPRN construiu este documento alguns meses após a divulgação pela CAPES do Modelo Multidimensional, o qual foi elaborado para nortear as ações no ciclo 2021-2024. Por meio dessa ação, o PPRN se mostrou atento às mudanças em potencial no SNPG. Como nosso PE foi construído para ser válido até 2024 e o elaboramos considerando os dois modelos, não identificamos a necessidade de refazê-lo antes da finalização deste ciclo. Importante lembrar que, o primeiro PE elaborado pelo PPRN aconteceu apenas no âmbito da Comissão, sendo posteriormente apresentado para os demais atores, através das seguintes estratégias de divulgação: apresentação no Colegiado, e divulgação por e-mail e site do PPRN.

Considerando a dinâmica de entrada e saída de alunos, entre outros aspectos, ao longo do quadriênio 2021-2024, a CAAPE foi reconstituída e conta atualmente com os seguintes membros: Shirley M Silva (presidente), Roberto L Lui (coordenador do PPRN), Fabiana G S Pinto (docente), Lívia G Temponi (docente), Luis F A Alves (docente), Neucir Szinwelski (docente), Rosilene L Delariva (docente), Zenilde N Martins (agente técnica-administrativa na Unioeste), Ana Paula Garcia (discente), Guilherme de Almeida C Araújo (discente), Victor Emanuel L Rotta (discente), Diana P Perin (egresso), Victor M Prasniewski (egresso) e Mari Presrlak (membra externa).

No período em que o PPRN desenvolveu o PE, ainda não havia um Planejamento Estratégico da Pós-graduação stricto sensu da Unioeste, apesar de haver outros documentos Institucionais, como já citados previamente que nortearam as discussões desta Comissão do PPRN. O documento que trata sobre o Planejamento Estratégico da Pós-graduação stricto sensu gerado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação foi elaborado de forma concomitante e divulgado no começo de 2021, o qual estabelece um planejamento para o período de 2021 a 2028. A seguir apresentamos o endereço eletrônico onde está disponível este documento (https://www.unioeste.br/portal/arq/files/PRPPG/resolucoes/Planejamento-Estrategico-PPG-StrictoSensu-Unioeste.pdf), além do link na página da PRPPG que trata sobre Planejamento Estratégico (https://www.unioeste.br/portal/prppg/planejamento-estrategico). Analisando os dois documentos, o do PPRN e o da PRPPG, podemos verificar alinhamento, o que nos sugere que os problemas por nós levantados e que se referem mais ao ambiente externo do que interno (PPRN) tendem a ser resolvidos ou, pelo menos, minimizados em curto e médio prazo, o que realmente vem acontecendo. Além disso, todos os itens apontados na ficha de avaliação são citados no Planejamento Estratégico da Pós-graduação stricto sensu da Unioeste.

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