•  
  • Português
  • English
  • Español
Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais

Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais

Autoavaliação




O PPRN instituiu uma Comissão de Autoavaliação em 2019, a qual naquele período era constituída apenas por docentes. Esta Comissão iniciou discussões e levantou alguns indicadores com o objetivo de posteriormente criarmos e implantarmos uma rotina diferente do que vinha sendo realizado quanto a planejamento estratégico e autoavaliação no PPRN. Até aquele momento, as discussões envolvendo o planejamento do programa e os processos autoavaliativos ocorriam em reuniões do Colegiado. Em 2020, criou-se no PPRN a Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico (CAAPE-PPRN) (Ata 004/2020-PPRN de 26 de junho). Baseando-se na Resolução 079/2020-CEPE da Unioeste, a comissão é, desde o início, constituída por docentes, discentes, egressos, agentes universitários e comunidade externa.

Ao longo dos meses de julho e agosto de 2020, a comissão interagiu com outros PPGs da própria Unioeste e de outras Instituições, bem como consultando especialistas em processos de planejamento e autoavaliação, sempre utilizando encontros virtuais. Foi incentivada a participação dos membros da CAAPE-PPRN em eventos on-line que estavam ocorrendo sobre os temas Planejamento Estratégico e Autoavaliação. A partir desse momento, a Comissão de Autoavaliação passou a desenvolver os trabalhos com dois focos, a construção do Planejamento Estratégico e o Plano de Autoavaliação.

A CAAPE era constituída por membros titulares e suplentes, entretanto, devido a importância das discussões que se iniciariam os membros suplentes foram convidados a participar semanalmente das reuniões com o objetivo de dar maior amplitude de opiniões e buscar a construção de um Planejamento Estratégico mais robusto com vistas ao futuro do PPRN. A partir desse momento, esta Comissão passou a desenvolver suas atividades com os seguintes membros: Luis Francisco A Alves (presidente), Roberto L Lui (coordenador do PPRN), Fabiana G S Pinto (docente), Lívia G Temponi (docente), Rosilene L Delariva (docente), Shirley M Silva (docente), Norma C Bueno (docente), Márcia Cruz (agente técnica-administrativa na Unioeste), Mailor Wedig Amaral (discente), Rafael F Miguel (discente), Gabriela Medeiros (egressa) e Mari Presrlak (membra externa). O documento fruto dos trabalhos desenvolvidos por esta Comissão, no que se refere ao Planejamento Estratégico, segue abaixo.

Historicamente desde a implantação do PPRN até 2020, quando a CAAPE-PPRN foi constituída, o monitoramento dos dados aconteciam exclusivamente por meio das atividades envolvendo a coordenação, tanto de atividades executadas pela assistente quanto pelos coordenadores. Mesmo após a implantação da CAAPE, a coordenação continuou executando tais atividades, mas a partir de 2020 trocando informações com essa Comissão. Nos últimos, a coordenação vem fazendo a compilação dos dados sempre entre o final de um ano e início do próximo, o que converge com o momento em que a coordenação fica com a atenção parcialmente voltada para o preenchimento dos dados do PPRN na Plataforma Sucupira, o que passa majoritariamente pela importação dos produtos intelectuais, dados dos docentes, titulação de discentes, novos discentes, disciplinas/turmas, mas também pelo contínuo processo de revisão de informações relacionadas aos projetos cadastrados, o que automaticamente se vincula a conversarmos sobre dados de parceria(s)/colaborações, financiamento(s), desdobramentos e impactos das atividades desenvolvidas no ano anterior, novos temas de pesquisa/projetos a serem cadastrados, revisão dos integrantes de cada projeto. Este processo de preenchimento dos dados na Plataforma vem sendo realizado por meio de reuniões do coordenador com cada docente do curso com o objetivo da coordenação fazer anualmente o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos docentes do PPRN. Por vezes, essas reuniões acontecem com mais do que um docente junto com o coordenador, o que se faz necessário objetivando qualificar o processo de inserção de informações e consolidação dos dados que envolvem parcerias internas entre docentes do Programa. Tal dinâmica possibilita que, após o período de envio dos dados para a CAPES, tais informações anuais sejam compiladas pelo coordenador e assistente. Obviamente, tais atividades apenas se somam ao trabalho desenvolvido pela CAAPE, qualificando nosso processo de monitoramento dos dados. Além disso, a maior parte do Colegiado do Programa integra a CAAPE, o que fez com que alguns momentos de parte das reuniões do Colegiado se tornassem uma extensão das atividades desenvolvidas na Comissão. Como será apresentado a seguir, cada um dos temas e instrumentos relacionados ao Plano de Autoavaliação tem responsável(is), os quais normalmente usam o momento dessas reuniões para compartilhar informações de como está ocorrendo o andamento de suas atividades, como: estágio da elaboração do instrumento, discussões sobre questões específicas do instrumento, número de respostas obtidas, qualidade das respostas sempre preservando a confidencialidade de quem respondeu, estágio da organização dos dados daquele tema, visto que planejávamos ao final do processo desenvolvido para cada tema elaborar um Relatório Final envolvendo todos os temas do processo de Autoavaliação ciclo 2021-2024.

Vale resgatar que, após a constituição da CAAPE-PPRN, e durante a construção do Planejamento Estratégico supracitado, a coordenação do Programa indicou em 2020 a necessidade de avaliação das disciplinas que, pela primeira vez, foram ministradas na modalidade de ensino remoto, promovidas pela necessidade de distanciamento social devido à Pandemia de Covid-19, como forma de se avaliar o desenvolvimento das atividades remotas de ensino. Esta iniciativa foi proposta com os seguintes objetivos: (1) gerar dados relacionados às disciplinas ofertadas no período de pandemia, o qual nos impôs a necessidade de excepcionalmente as ofertarmos de forma remota síncrona; (2) iniciarmos o processo de autoavaliação no PPRN com foco no processo de ensino-aprendizagem, o que consideramos fundamental para atingirmos nosso principal objetivo que é a formação de recurso humano qualificado; (3) promover a experiência e qualificação das atividades inerentes a Comissão de Autoavaliação no que se refere às etapas de um processo autoavaliativo, o que depois de finalizado nos ajudou na implantação e execução de processos autoavaliativos contínuos neste e em outros temas relacionados ao PPRN.

Após a realização desse primeiro processo de autoavaliação de apenas um tema e o término da elaboração do relatório e também da finalização de nosso Planejamento Estratégico 2021-2024, a Comissão passou a dedicar esforços na construção do Plano de Autoavaliação, o qual foi válido até o fim de 2024, sendo que alguns aspectos pontuais serão apresentados a seguir. O documento na íntegra está disponível abaixo.

 

 
 
 
Plano de Autoavaliação do PPRN
 

Para atingir os objetivos estabelecidos, a Comissão estabeleceu temas estratégicos a serem avaliados, contemplando as dimensões de avaliação da CAPES e os fatores de sucesso do Programa. O Plano de Autoavaliação apresenta 8 temas para Autoavaliação, os quais estão abaixo descritos. Além dos temas, para cada tema foi estabelecido: (1) o público-alvo; (2) a periodicidade para o ciclo avaliativo de acordo com a natureza e as características de cada tema; (3) o instrumento; e (4) os responsáveis. Os temas são destacados abaixo: (1) Disciplinas ministradas; (2) Aderência à área de Ciências Ambientais; (3) Qualidade da Pesquisa; (4) Infraestrutura; (5) Egressos; (6) Internacionalização; (7) Impacto das ações definidas no Planejamento Estratégico; (8) Gestão, Comunicação e Divulgação.

A execução de cada um dos ciclos autoavaliativos seguiu as seguintes etapas: (1) Construção da proposta do instrumento de coleta de dados (pelo responsável); (2) Apresentação da proposta do instrumento para a comissão analisar, ajustar e aprovar; (3) Validação do instrumento; (4) Aplicação do instrumento no público-alvo; (5) Organização e análise dos dados coletados; (6) Elaboração de relatório único contendo dados relacionados a todos os temas; (7) Apresentação e divulgação à comunidade externa.

Com relação aos instrumentos que são utilizados para coletar os dados, o questionário foi escolhido para ser aplicado de forma exclusiva para cinco temas (Disciplinas Ministradas, Infraestrutura, Egressos, Internacionalização e Comunicação/Divulgação). Em outros dois temas, Aderência à área de Ciências Ambientais e Impacto das ações definidas no Planejamento Estratégico, um segundo instrumento também está sendo utilizado, grupo focal e entrevista, respectivamente. Para o tema Qualidade da Pesquisa são extraídos dados da plataforma Sucupira e Plataforma Stela Experta PG, do currículo de cada docente na plataforma Lattes e através de entrevistas que fazemos com grupos de docentes que desenvolvam atividades em conjunto ou desenvolvam atividades em áreas afins, o que objetivava evitar repetição de informações a serem coletadas.

Para cada um dos Temas analisados foram elaborados relatórios no âmbito da CAAPE, sendo que todas as informações foram compiladas em único documento, nomeado Relatório de Autoavaliação do PPRN 2021-2024, o qual segue abaixo.

 

 Relatório de Autoavaliação PPRN 2021-2024.pdf

 

Vale destacarmos que no âmbito da CAAPE foi estabelecido que das 8 Temática definidas para Autoavaliação, as informações relacionadas a 6 Temas integrariam o Relatório de Autoavaliação, que são: Aderência à área de Ciências Ambientais, Disciplinas ministradas de 2021 a 2024, Infraestrutura, Egressos, Internacionalização, e Gestão, Comunicação e Divulgação. As informações relacionadas ao Tema Qualidade da Pesquisa, estariam presentes apenas no Relatório Sucupira, relativo ao quadriênio 2021-2024, pois a consolidação dos dados ainda estava ocorrendo pelo trabalho conjunto entre a coordenação e a CAAPE. E, o último Tema (Impacto das ações definidas no Planejamento Estratégico) teria as informações consolidadas apenas após a execução do Evento (Workshop) planejado para ocorrer em 2025.

Por fim, destacamos que devido à publicação da Portaria CAPES 148/2018, a Unioeste criou uma comissão para implantar uma sistemática de Autoavaliação dos Programas de Pós-graduação. O relatório foi apresentado ao público afeto em 2019 e, no início de 2020, iniciaram-se as discussões sobre essa demanda junto aos Programas da Unioeste. No início de 2020, iniciou-se na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), a elaboração de uma resolução para instituir o processo de autoavaliação dos Programas. Contudo, o evento da pandemia do COVID-19 afetou a regularidade das atividades internas da Unioeste e a Resolução 079/2020-CEPE foi aprovada em 10 de setembro de 2020. Tal relato reforça o compromisso da Instituição com os processos que envolvem os Programas de Pós-graduação stricto sensu da Unioeste.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.