Ementa: Modelos organizacionais coletivos sob a ótica da nova economia institucional e da sociologia. Cooperação e ações coletivas inseridas em sistemas agroindustriais. Estrutura e características dos sistemas coletivos. Análise da ação coletiva sobre a competitividade e a sustentabilidade de sistemas agroindustriais. Formas organizacionais coletivas no sistema agroindustrial brasileiro.
Objetivo: Abordar a teoria e os modelos de associação, cooperação, sistemas e agroindústria para compreender de forma ampliada dos conceitos envolvidos e de sua utilidade. Visualizar a influência da cooperação sobre os sistemas agroindústrias, a luz da literatura da nova economia institucional. Ponderar sobre a influência das ações coletivas, associativas (cooperativas), sobre a competitividade e a manutenção dos sistemas agroindustriais, relacionando-as com as estruturas existentes, bem como com as características dos elementos envolvidos, especialmente nos sistemas interdependentes e coletivos. Identificar os principais procedimentos e métodos para lidar com problemas práticos de ações coletivas em variados modelos organizacionais. Tias como: cooperativas, cooperativas agroindustriais, associações, arranjos produtivos locais e outros grupos de interesse do fenômeno; Pesquisar e entender os mais relevantes mecanismos de cooperação para o desenvolvimento de agentes capazes de interpretar os cenários econômicos para ampliar a compreensão do desenvolvimento agroindustrial.
Desenvolvimento regional transversal: alteridade e identidade regional/local
Ementa: A relação das pessoas em um espaço delimitado de ocupação de bens e serviços, a partir de diferentes crenças, etnias, economias, organizações sociais e políticas etc., que se interagem de diversas formas em busca do desenvolvimento, das perspectivas da possibilidade para desfrutar da liberdade e qualidade de vida.
Objetivo: Possibilitar e despertar a observação das desigualdades regionais e suas consciências e/ou inconsciências enquanto seres humanos no convívio com a pedagogia da formação e informação das relações de produção no espaço do capital. Entender e interpretar as relações de pensamentos transversais de saberes nas relações de produção de bens e serviços em um sistema complexo de valores humanos no espaço de convivência regional/local. Facilitar o entendimento do desenvolvimento regional com as outras áreas do conhecimento, que se interagem no universo das ciências ou nos espaços regionais ou locais.
Economia Territorial
Ementa: Definições: economia, território, região. Economia territorial: pressupostos e a definição de território econômico. Abordagens metodológicas: aspectos qualitativos e quantitativos da análise econômica territorial. A escala territorial. Interação entre territórios. Crescimento econômico territorial. Desenvolvimento econômico territorial.
Objetivo: O objetivo dessa disciplina é discutir a economia territorial a partir de uma abordagem alternativa, qual seja, partindo da criação e distribuição da riqueza no espaço territorial.
Urbanização e Cidades em Movimento
Ementa: A cidade e o urbano. Abordagens teóricas da urbanização. Estruturação, produção e gestão do espaço urbano. Escalas e lugares da urbanização. Urbanização e ordenamento territorial. Sustentabilidade na sociedade urbana contemporânea: O papel da urbanização no desenvolvimento socioespacial.
Objetivo: Analisar criticamente a complexa interação entre urbanização, sustentabilidade e ordenamento territorial no contexto brasileiro, explorando diferentes concepções epistemológicas e disciplinares, bem como os condicionantes e as escalas da urbanização e do ordenamento territorial.