Procedimentos de Necropsia

Os corpos a serem submetidos a exame necroscópico deverão ser encaminhados pelo médico assistente do HUOP ou pela autoridade policial depois de feito o BO – Boletim de Ocorrência. 

Na chegada do corpo será solicitado ao agente funerário a requisição policial de necropsia. O agente funerário assinará o formulário de Trânsito de Cadáveres na entrada de corpo, onde constará se porta ou não objeto de valor. O técnico preencherá os dados da ficha (nome, idade, sexo, horário de entrada, data, nome da funerária e o nome do agente funerário).

1 – O técnico se paramentrará com: avental plástico descartável, avental de pano, calça, bota de plástico, gorro, máscara e luva de borracha. Em caso de morte por doenças infecto contagiosas, deverá seguir procedimento específico de proteção biológica para cada caso, sendo que poderá até ser necessário o uso de macacão encapsulado.

2 – O corpo colocado em maca será pesado, medido e obtido a temperatura corporal e ambiente. Se algum objeto de valor for encontrado no corpo, ele deverá ser devolvido com um recibo que será assinado pela pessoa que retirar o objeto (agente funerário ou familiar).

3 – O corpo é transportado para a sala de autópsia e colocado na mesa. Aos pés do corpo é colocado uma tábua (no lado em que o médico trabalha) para a realização dos cortes dos órgãos e obtenção das amostras para exames.

4 – No parapeito da mesa é colocado um frasco (identificado com o número da autópsia) com formol a 10% para coleta de fragmentos e os cassetes de plástico (com o número da autópsia) para a colocação dos fragmentos que irão para o laboratório de histopatologia.

5 – O material cirúrgico utilizado pelo médico e pelo técnico constam de: pinça dente de rato, tesoura cirúrgica, facas, bisturi, costótomo, agulha para sutura, fios. Cada técnico tem uma caixa com estes instrumentos. As facas são afiadas, pelo técnico, em pedra de afiar, esmeril e chaira.

6 – O corpo é molhado para o sangue não secar e grudar e procede-se a abertura das cavidades toraco-abdominal e craniana. Os órgãos são retirados e pesados em balança eletrônica. Todos os pesos são marcados na lousa (encéfalo, coração, pulmão direito, pulmão esquerdo, fígado, baço, rim direito, rim esquerdo, timo, peso, altura). Durante todo o tempo da autópsia o corpo é lavado com água corrente nos lugares onde haja escoamento de sangue

7 – Os órgãos são expostos para visualização do médico plantonista para diagnóstico e realização dos cortes histológicos.

8 – Após examinados os órgãos são recolocados no corpo e feita a sutura do corte com cordonê mercerizado colorido.

9 – Em seguida o corpo é lavado, fechado no saco de cadáver identificado e colocado na maca e levado para câmara frigorífica. As roupas são colocadas junto ao cadáver. Se não forem levadas pela funerária, são colocadas em saco plástico branco e colocadas no lixo hospitalar.

10 – A mesa todos o instrumental serão lavados conforme recomendação da ANVISA para os casos de necrópsia.

11 – O material cirúrgico será secado e após guardado nas caixas.

12 – O piso será lavado após o termino de cada autópsia.

13 – As luvas usadas pelo médico e pelo auxiliar de necrópsia são lavadas com sabão e água sanitária para reaproveitamento. Depois de 4 autópsias são desprezadas em lixo hospitalar (em autópsias de doenças contagiosas são sempre desprezadas).

14 – O avental de pano e a calça são colocados em hamper para serem posteriormente encaminhados, pelo auxiliar de necrópsia para lavagem.

15 – Os cassetes com material para análise serão colocados em vidro com formol a 10% identificado com o numero da autopsia e o nome do médico.

16 – A sala de autópsia deverá ser limpa, pelo auxiliar de necrópsia e o lixo colocado em saco plástico e encaminhado ao lixo hospitalar seguindo as normas da vigilância sanitária.

17 – Os pesos anotados na lousa, são transferidos para o livro de pesos da sala de autópsia.

18 – A funerária é avisada para buscar o corpo.

19 – A retirada do corpo pela funerária é feita juntamente com a Declaração de óbito. Se o corpo não for entregue imediatamente após o exame será colocado na câmara frigorífica.

20 – A Declaração de óbito após preenchimento pelo médico, serão encaminhadas aos seus respectivos destinatários.

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