UNIOESTE: Mestranda tem trabalho premiado no XIX ERIAC

WhatsApp Image 2023 05 31 at 11.40.13

A UNIOESTE de Foz do Iguaçu tem mais um motivo para se orgulhar de seus estudantes. A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da universidade, Ana Carolina da Silva Mota, teve o trabalho premiado no XIX Encontro Regional Ibero – Americano do CIGRE – ERIAC, mais especificamente pelo Comitê de Sistemas de Distribuição e geração distribuída.

A estudante apresentou um trabalho inovador, sendo reconhecida pela sua relevância e contribuição para o campo da engenharia elétrica. O trabalho, intitulado “Estimação do estado de carga de baterias de íons de lítio, para aplicação em segunda vida, baseado em observadores não lineares”, sob orientação do Prof. Dr. Romeu Reginato, chamou a atenção do comitê avaliativo.

A crescente busca pela descarbonização impulsiona a mobilidade elétrica e o uso de sistemas de armazenamento de energia, principalmente integradas em sistemas de energias renováveis. Por esse motivo o trabalho teve como objetivo mostrar o potencial remanescente de baterias. Pois a utilização de baterias de segunda vida pode reduzir o custo de veículos elétricos, tornando o mercado mais atrativo e mais ecológico, além de impulsionar a economia circular neste setor.

O ERIAC tem por objetivo promover o intercâmbio internacional de informações técnicas, científicas e gerenciais entre profissionais, empresas e entidades que atuam no setor de produção, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, por meio da apresentação e debate de artigos técnicos. Com a premiação de Ana Carolina da Silva Mota, a UNIOESTE e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da instituição se consolidam como uma universidade de excelência na formação de profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho.

Em entrevista, a estudante expressou sua satisfação com o prêmio e destacou o apoio recebido do Parque Tecnológico de Itaipu e de seu orientador, Prof. Dr. Romeu Reginato. Ela ressaltou a importância de incentivar a pesquisa científica e a inovação tecnológica, além de agradecer à UNIOESTE e o PTI por proporcionar as condições necessárias para o desenvolvimento de seu trabalho.

“É muito gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido pela comunidade científica, e até pelo objetivo tão importante que ele tem que é contribuir para que a nossa matriz energética brasileira seja cada vez mais feita de energia renovável”, enfatiza.

Texto: Alexsander Marques