Unioeste: Ex-diretor-geral do campus de Foz do Iguaçu recebe prêmio Profissional Destaque da Educação

O ex-diretor-geral da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, professor Fernando José Martins, foi agraciado com o Prêmio Profissional Destaque da Educação, uma iniciativa da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. Este prêmio tem como objetivo homenagear professores e profissionais destacados da educação no município, reconhecendo seu compromisso e excelência no ensino.

O professor recebeu a indicação para a homenagem pelo Vereador Kalito Stoeckl, destacando-se entre os profissionais da educação pela sua dedicação e impacto positivo nos processos formativos da cidade e da região. Ao falar sobre a premiação, o professor Fernando expressou sua gratidão e compartilhou algumas reflexões sobre a importância da educação. “Para educar uma criança, é preciso uma aldeia inteira”, enfatizando a importância da comunidade nos processos formativos. Ao expandir esse ditado para o contexto da educação em Foz do Iguaçu, ele colocou a Unioeste no centro, salientando que ela é parte fundamental dessa “aldeia”. Para o docente, a Unioeste desempenha um papel crucial na formação de profissionais para todas as áreas da sociedade, especialmente professores.

Para o professor Fernando praticamente toda a rede de educação de Foz do Iguaçu é, de alguma forma, alcançada pelo trabalho desenvolvido pela universidade. Porém ao mencionar a excelência e o compromisso da Unioeste, em uma sociedade que é excludente, ele enfatiza que não é possível fazer educação sem pensar na cidadania daqueles que são formados. “Não é possível fazer educação para a conformação para uma sociedade como a nossa que é injusta, que não dá a oportunidade plena, igualmente, para todos os indivíduos. Então, que a educação seja essa ferramenta do desenvolvimento, da emancipação, do processo formativo significativo justo, e do desenvolvimento de uma sociedade como a nossa, e que nós todos, homenageados e os colegas que nos acompanham, que são homenageados juntos, sejam agentes de transformação”, afirma.

Para o docente, o Prêmio reconhece não apenas sua trajetória individual, mas a relevância da Unioeste na educação e no compromisso com a formação de cidadãos conscientes e atuantes em uma sociedade mais justa e igualitária.

Texto: Assessoria de Comunicação/ Campus de Foz do Iguaçu