Reunião da Comissão Universidade para os Indígenas acontece na Unioeste

Nesta segunda (29) e terça-feira (30), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediou o encontro da Comissão Universidade para os Indígenas (CUIA) do Estado do Paraná. Como próximo elaborador do Vestibular Indígena, as reuniões passam a acontecer na Universidade.

O encontro discutiu as pautas: informes; reforma dos GTs e prazos para a entrega de resultados; calendário de reuniões 2024; atendimento e apoio psicológico aos estudantes em situação de vulnerabilidade emocional; apresentação das datas dos vestibulares das Instituições Ensino Superior (IES), para estabelecimento da data do XXIV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná; e cronograma para o XXIV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná.

Segundo Janete Ritter, participante da CUIA Estadual, é muito importante que a comissão se reúna presencialmente pois tem assuntos que envolvem questões éticas, até por se referir à uma minoria. “É uma cultura muito diferenciada, então é importante essas reuniões presencias para que a gente possa mais ter um debate mais próximo e uma conversa mais apurada, uma vez que é raro a manifestação dos indígenas, mas é importante ouvi-los”.

Na ocasião, o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, esteve presente falando sobre a importância de estar repensando e olhando o foco no aluno indígena, para que ele realmente esteja incluído dentro na Universidade. “. Não adianta só ter a vaga, nós precisamos garantir a permanência, garantir o aproveitamento do ensino, garantir que às vezes ele tenha as mesmas condições que os outros. É importante que estejam aí discutindo, debatendo o vestibular, que é a forma de entrada, que precisa ser discutido, mas o acesso é apenas uma questão. Tem a permanência, e essa é uma luta não só para o aluno indígena, mas para todos os nossos alunos”.

O Vestibular Indígena acontece anualmente e a reunião da CUIA funciona para a organização e cronograma do vestibular.