Unioeste participa da 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participou da 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizada pelo Governo do Estado, realizada nos dias 25 e 26 de abril. O evento integra a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada no período de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília, no Distrito Federal. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), em parceria com a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Com o tema “Justiça, sustentabilidade e desenvolvimento” 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná teve como objetivo articular parcerias e ideias que fortalecem a economia com conhecimento. Além disso, os participantes debateram temas relacionados a políticas públicas e seu desenvolvimento voltado para o segmento científico, tecnológico e de inovação. Tendo a democracia como base, a Conferência promoveu a participação cidadã nos debates, ampliando ainda mais as fontes de informação e conhecimento.

O evento reuniu representantes de instituições de ensino superior públicas e privadas, instituições de pesquisa científica e tecnológica, comunidade científica, ecossistemas de ciência, tecnologia e inovação, ambientes promotores de inovação, organizações da sociedade civil, além de gestores e técnicos governamentais e representantes do setor produtivo empresarial, dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Representando a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) docentes e agentes universitários estiveram presentes na 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná que aconteceu na última semana em Curitiba. Assim como na Conferência Estadual realizada no início do mês, os participantes da Unioeste puderam contribuir significativamente para os Grupos de Trabalhos (GT’s) onde estavam inseridos. Além da delegação, o Vice-Reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello e o Diretor do Campus de Cascavel, Geysler Bertolini, participaram do evento e dos Grupos de Trabalhos.

A delegação da Unioeste coordenada pela Assessora Especial da ACS-Reitoria, professora Rosislene F Fontana foi composta por representantes de todos os campi da Instituição, sendo: Dorisvaldo Rodrigues da Silva (Cascavel), Claudio Alexandre de Souza (Foz do Iguaçu), Gisele Arruda (Francisco Beltrão), Ericson Hideki Hayakawa (Marechal Cândido Rondon) e Monica Fiorese (Toledo).