Palestras sobre Extensão acontecem no último dia do Seminário da Unioeste

Aconteceu na manhã de hoje (26), na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, as palestras do terceiro e último dia do XXIII Seminário de Extensão da Unioeste (SEU). Os debates contaram com a participação de pesquisadores, discentes e docentes, além de convidados externos que compartilharam suas experiencias nesta edição.

O Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, professor Helder E. da Silveira, que estava participando da palestra "Programa Interministeriais", comentou a importância do SEU. “O evento que está sendo realizado pela Unioeste tem grande importância, não só para o estado do Paraná, mas também para o país como um todo, já que ele tem como pauta pesquisas de extensão e os movimentos institucionais e acadêmicos em prol da transformação social e do melhoramento da qualidade de vida das pessoas, e essa temática é fundamental para quando a gente pensa no desenvolvimento do país e na promoção das políticas públicas”

Ministrando a mesma mesa de debates, estava a Pró-reitora de Extensão da Universidade do Pará e vice-presidente do Fórum de pró-reitores de Extensão das Instituições de Educação Pública Superior, professora Lana Nascimento, que explicou o tema escolhido para a conversa. “O debate da extensão vem se consolidando há muitos anos e o fórum de pró-reitores de extensão é uma marca desse debate, da articulação das instituições públicas de educação superior a qual inclusive a Unioeste faz parte. Um desses temas juntamente com o que acabou de ser discutido, que é a mediação tecnológica, o que compôs o tema geral desse evento, que é a capacidade de transformação social por meio da extensão é o tema desses programas de editoriais por essa capacidade que a extensão tem de se articular sob políticas sociais no âmbito dessa dimensão é tão importante para a universidade dar sentido social ao ensino que ela produz, a pesquisa que ela faz e de suas ações”, explicou a professora.

A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), professora Ilka M. Ribeiro de Souza Serra, foi uma das mediadoras da palestra “Extensão Executada com Mediação Tecnológica", ela comenta sobre as possibilidades que a tecnologia pode alcançar nos trabalhos de extensão. “A perspectiva da minha palestra é trazer as possibilidades que nós temos de fazer extensão almejado pelas tecnologias, no contexto de uma efetivação da cultura digital, que hoje permeia por toda nossa sociedade. E mostrar para os professores e alunos que é possível sim, você ter todas as diretrizes da extensão sendo permeada pelas possibilidades dessas tecnologias”.

Juntamente com a professora Ilka, estava o Pró-Reitor de Ensino, de Pesquisa e de Extensão do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) e Secretário da Câmara de Extensão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, professor Evandro A. Salvador Oliveira, que também falou sobre sua participação no SEU. “Estou muito feliz de participar do SEU, que é um evento que já é bem tradicional por aqui. Na nossa mesa falamos sobre a importância das tecnologias para a execução das ações de extensão, e o quanto as tecnologias digitais de informação e comunicação colaboram para ampliar os projetos, os programas de extensão, aumentando a participação da comunidade e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes que são protagonistas desse processo”, explicou.