Pint of Science: Unioeste realiza evento científico no Paranauê Bar

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza de 13 e 15 de maio, a segunda edição do Pint of Science Brasil/Cascavel, uma organização do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e da Associação dos Pós-Graduandos da Unioeste. Com o tema Um Brinde à Ciência, o evento acontece simultaneamente em todo o Mundo. Esse ano, acontecerá no Paranauê Bar e Galeria, localizado à rua Minas Gerais, 2841 a partir das 19 horas.

O Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do festival mundial de divulgação científica este ano: 179 municípios de todas as regiões.

Aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível é o principal objetivo do festival, que busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida.

No ano passado, já houve um recorde de participação com 120 cidades se unindo à iniciativa, marca que será superada este ano, com a inclusão de 41 municípios que nunca sediaram o evento, e o retorno de várias cidades que haviam deixado de participar da edição anterior. Isso mostra que o festival continua em plena ascensão.

O Festival, de forma anual, integra uma programação de 25 países. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, vem crescendo e ganhando destaque em todo o país. O Pint of Science Brasil é organizado por mais de 300 pessoas, entre cientistas, entusiastas e apoiadores.

Na programação haverá falas, às 19h15, no dia 13, professor doutor Alexandre Ferrari com o tema “Mudanças, ajustes, transformações: um percurso natural das línguas” e, no dia 14, Arte, tecnologia e leitura na transformação de mundos”, conduzido pelo professor doutor Acir Dias da Silva, ambos do Programa de Pós-Graduação em Letras.

No dia 14 o terá abordado será “Inteligência Artificial e Sociedade: Impactos e desafios em conversa de boteco”, proferido pelo professor doutor Clodis Boscarioli, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação.

Já no dia 15, o tema será "Inovação e Sustentabilidade: Transformando Resíduos Agroindustriais em Adubo  para um Mundo em Mudança", proferido pela professora doutora Monica Sarolli Silva Mendonça Costa , do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.

Relevância

Da Inglaterra para o mundo – Em 2012, Michael Motskin e Praveen Paul, na época pesquisadores do Imperial College London, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores, trazendo aos laboratórios pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar o tipo de pesquisa que estavam realizando. De lá para cá, o evento cresceu significativamente.

O Pint of Science Brasil tem como objetivo tornar a ciência mais acessível à população e trazer para a sociedade temas que vão desde a biologia, química, física e matemática até questões contemporâneas como política, direito e tecnologia. A programação do evento é cuidadosamente elaborada para que todos possam desfrutar de uma noite agradável, aprendendo e debatendo assuntos relevantes para a sociedade.

Segundo os organizadores, o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida, bem como inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia. A expectativa de público para este ano é de 20.000 pessoas, superando a média de participantes da edição anterior.

Por: Mara Vitorino