Unioeste: professoras são juradas em concurso de queijo

As professoras Luciana Oliveira de Fariña e Luciana Bill Mikito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), participaram como juradas do 3º Mundial do Queijo no Brasil 2024 realizado em São Paulo capital entre os dias 11 e 14 de abril. O Concurso Mundial dividido em três etapas, teve a participação de 300 jurados que julgaram 1.900 queijos de diversos tipos, produzidos em quatorze países diferentes.

Na primeira etapa do concurso, os 300 jurados avaliaram em trio cerca de 20 tipos de queijos e nessa primeira avaliação de sabor, aroma, textura e características de originalidade, e deram notas que levaram os produtos a receberem medalhas de super-ouro (queijos que obtiveram notas máximas em todos os quesitos de avaliação), e também de ouro, prata e bronze.

Na segunda etapa, entre os queijos com medalha de ouro, 35 jurados experts, membros da Guilde Internationale de Fromagers, indicaram os 15 os melhores queijos entre os super-ouro que concorreram ao prêmio de melhor queijo da competição. Dentre esses 15 queijos, 11 produtos eram nacionais.

Na terceira etapa, os 15 queijos super-ouro foram degustados ao vivo, onde cada jurado escolheu um dos queijos, defendendo o mesmo com argumentos indicando o motivo para que aquele produto merecer ser eleito o melhor queijo do mundo. Ao final da votação foi escolhido como melhor queijo dessa edição do Mundial o Queijo Morro Azul, produto autoral, produzido com leite de vaca, casca mofada, massa mole no interior, enrolado em uma cinta de carvalho, possuindo notas amanteigadas e aroma que lembra o cogumelo, produzido pela Pomerode Alimentos, empresa de Santa Catarina.

As professoras, que também são juradas técnicas do Prêmio Queijos Paraná, cuja próxima edição será em 2025, afirmaram que o estado do Paraná esteve muito bem representado, com a participação ativa na organização do evento, além de vários jurados e juradas, empresas e produtores de queijo artesanais e industriais do estado, obtendo no Mundial um total de 05 medalhas super-ouro, 11 medalhas de ouro, 06 medalhas de prata e 10 medalhas de bronze, conquistando também o prêmio de melhor queijeiro do Mundial com os paranaenses Henrique Herbert e Kennidy de Bortoli.

“O convite para a participação em um concurso de tal projeção mundial coloca a Unioeste e suas profissionais em destaque, sendo esta uma oportunidade ímpar para a troca de conhecimentos e ampliação de contatos institucionais, acadêmicos e técnicos”, destacou a professora Luciana Fariña. O evento, que também ofereceu dois cursos de treinamento para os jurados em Avaliação Sensorial de Queijos, um ministrado online pela escola francesa Mons Formation e outro presencial ministrado pelo expert francês Dr. Phillipe Dumain da Guilde Internationale de Fromagers, foi um momento excelente de aprendizagem, aprofundamento e prática na arte e ciência do queijo.