Pesquisa da Unioeste aponta alta de 0,39% na cesta básica em Toledo

Pesquisa realizada pelo Núcleo de Desenvolvimento Regional e Agronegócio (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, aponta que a cesta básica de alimentos teve alta de 0,39% entre os meses de fevereiro e março de 2024, passando de R$ 627,99 para R$ 630,43, respectivamente. É o quinto mês consecutivo que registra aumento nos valores praticados.

Os produtos que apresentaram os maiores aumentos foram a banana (8,69%), o tomate (6,38%) e o feijão (1,41%) e os que apresentaram as maiores quedas foram a batata (9,65%), o óleo de soja (4,48%) e o pão francês (4,04%). Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) o aumento do valor pedido pelo quilo da banana aconteceu pela menor oferta do produto no mercado e a queda do preço da batata foi devido ao aumento da oferta, causado pela redução das chuvas no período, o que elevou a produtividade.

Nos últimos 12 meses, houve um aumento acumulado de 2,16%. De acordo com a pesquisa, o aumento no mês de março foi menor que o registrado nos últimos meses. No índice acumulado de 2024, o aumento da cesta básica registra 3,6% de alta desde janeiro.

Segundo a publicação, o percentual necessário do salário-mínimo (R$1.412,00) para adquirir uma cesta básica seria de 48,27% (contra 48,08% de fevereiro). A quantidade de horas trabalhadas para comprar uma cesta básica também aumentou, passando de 97 horas e 51 minutos para 98 horas e 14 minutos, o que corresponde a 44,65% do total de horas trabalhadas no mês.

A publicação ainda aponta que o valor da cesta básica familiar (suficiente para alimentar dois adultos e duas crianças) passou de R$ 1.883,97 em fevereiro para R$ 1.891,30 em março, valor que ultrapassa o salário-mínimo vigente em 44,81%.

De acordo com a pesquisa, o valor o salário-mínimo necessário (suficiente para suprir todas as despesas mensais) em Toledo seria de R$ 5.296,27 em março – frente a R$ 5.275,76 no mês anterior, o que representa 3,75 vezes o valor do piso nacional vigente.

A pesquisa compara o valor da cesta básica praticado em Toledo com os valores das cidades de Belém (PA), Campo Grande (MS), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Dois Vizinhos (PR), Florianópolis (SC), Francisco Beltrão (PR), Pato Branco (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e São Paulo (SP). Os preços encontrados em Toledo foram mais altos que nas cidades de Recife, Francisco Beltrão e Pato Branco e mais barata que nas demais cidades pesquisadas.

Segundo a publicação, das 12 cidades estudadas, cinco apresentam redução nos preços da cesta básica e as demais registraram alta o que, de acordo com os pesquisadores, indica que o país seguiu uma tendência de alta, mas com desaceleração.

O NDR é composto pelos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA); em Economia (PGE) e pelo curso de Ciências Econômicas.

A pesquisa completa pode ser consultada a partir do link https://www.unioeste.br/portal/campus-toledo/nucleos-toledo/ndr/pesquisa-da-cesta-basica-de-alimentos-toledo-pr

Daniel Schneider