Central de Notícias

Projetek Unioeste entrega projetos de escola e CMEI para prefeitura de Iguatu

O Projetek da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) entregou nesta sexta-feira (19) seus primeiros projetos para a prefeitura do município de Iguatu. A equipe trabalhou e apresentou o resultado de um projeto de ampliação de escola e de um CMEI.

A prefeitura de Iguatu entra nos requisitos de atendimento do escritório, que utiliza da tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção) para atender a demanda de municípios de pequeno porte, com menos de 30 mil habitantes em regiões de abrangência das Universidades Estaduais.


Para a realização do projeto, Gabriel Becker da Conceição, acadêmico do quinto ano de Engenharia Civil e bolsista do Projetek, explica que a prefeitura contatou o escritório, apresentou as demandas e os projetos que tinham o desejo de desenvolver. Depois a equipe faz um estudo de viabilidade e parte para toda a organização do projeto. “Por exemplo, para o projeto de Iguatu, tanto para a escola quanto para o CMEI, foram necessários projeto arquitetônico, fundação estrutural, elétrico, orçamento, cronograma, então os dois projetos foram bem completos, a gente fez tudo que era necessário para a execução inteira”.

Além disso, a Engenheira Civil, também bolsista do Projetek, Dinally Vandreza Zini, conta que primeiro foi necessária uma visita em Iguatu, para depois o Projetek desenvolver o projeto. “Primeiro fizemos uma visita e levamos um documento para fazermos as anotações do que existe lá e do que o pessoal que trabalha lá precisava. Então foi feito esse relatório e iniciado os projetos. A gente fez primeiro um layout, mandamos para aprovação para sabermos se era o que querem, e aí então fizemos o arquitetônico. Finalizado o projeto arquitetônico, a gente começa os complementares e hoje entregamos todos”.

Quem recebeu o projeto foi a Engenheira Civil da prefeitura de Iguatu, Lúcia Maria Lopes, que demonstrou satisfação ao ver todo o resultado. “Para nós foi um ganho muito importante, são dois projetos que foram elaborados com muita qualidade e a equipe que trabalhou foi muito sensível em perceber exatamente as nossas necessidades, estiveram no local, conversaram com a equipe tanto da escola quanto do centro educacional infantil, e conseguiram traduzir no projeto todas as nossas aspirações. E assim vai com muita personalidade, o projeto ficou muito bonito, muito agradável, muito bem resolvido, e é um processo completo, nós temos os projetos, todos os detalhamentos, planilha orçamentária, todas as especificações”.

Resultados do Projetek

Depois de muito trabalho e esforço, a equipe do Projetek conseguiu entregar seus primeiros projetos à uma prefeitura. Segundo a coordenadora do projeto, Giovanna Patrícia Gava Oyamada, tudo isso demonstra o potencial do curso de Engenharia Civil da Universidade de desenvolver esses projetos para uma prefeitura abrangendo todas as etapas construtivas de edificação.

“É uma satisfação muito grande a gente ver o resultado de todo o trabalho de um grupo de pessoas muito comprometidas com o Projetek. Os professores, os acadêmicos de graduação, os engenheiros contratados, então é o resultado de um esforço, de uma equipe muito comprometida”, diz Giovanna.

Além dos resultados concretos, a entrega proporciona aos bolsistas do Projetek o sentimento de dever cumprido e de conhecimento adquirido. Para o bolsista Gabriel, por exemplo, fazer parte do desenvolvimento do projeto e entregar à prefeitura o ajuda a garantir segurança para atuar no mercado. “É muito importante, como acadêmico me desenvolvi muito. Nesses projetos de Iguatu eu participei do projeto de fundações, projeto estrutural, do arquitetônico, fazendo levantamento de quantitativo, em todos os projetos fiz o orçamento detalhado, o cronograma, então de certa forma tudo que eu faço aqui me ajuda muito a garantir segurança, para quando eu estiver formado atuando no mercado de trabalho”, finaliza.

Dinally, engenheira civil formada pela unioeste, bolsista no projetek.

Ampliação de uma escola e ampliação de um CMEI. Primeiro fizemos uma visita e levamos um documento para fazermos as anotações do que existe lá e do que o pessoal que trabalha lá precisava. Então foi feito esse relatório e iniciado os projetos. A gente fez primeiro um layout, mandamos para aprovação para sabermos se era o que querem, e aí então fizemos o arquitetônico. Finalizado o projeto arquitetônico, a gente começa os complementares e hoje entregamos todos.

É um esforço que a gente se dedicou para fazer por meses, e agora vai ser realmente entregue.

Gabriel Becker da Conceição, acadêmico do quinto ano de engenharia civil da Unioeste – Inicialmente a prefeitura de Iguatu fez contato com a gente, eles nos trazem uma demanda, solicitam os projetos que querem desenvolver, e a gente faz o estudo de viabilidade desses projetos, a partir disso a gente um projeto, que é basicamente compatibilizar se o que a gente entendeu é a formo que está sendo demandada, e aí partimos para os projetos, se necessários. Por exemplo, para o projeto de Iguatu, tanto para a escola quanto para o CMEI, foram necessários projeto arquitetônico, fundação estrutural, elétrico, orçamento, cronograma, então os dois projetos foram bem completos, a gente fez tudo que era necessário para a execução inteira.

É muito importante, como acadêmico me desenvolvi muito, nesses projetos de Iguatu eu participei do projeto de fundações, projeto estrutural, do arquitetônico, fazendo levantamento de quantitativo, em todos os projetos, fiz o orçamento detalhado, o cronograma, então de certa forma tudo que eu faço aqui me ajuda muito a garantir segurança, porque quando eu tiver formado, atuando no mercado de trabalho, eu tenho maior segurança, pois aqui a gente tem assessoria com todos os professores, vários professores para cada disciplina, para cada matéria que nos auxiliam muito aqui.

Jaque – Para nós esse primeiro projeto foi um aprendizado, esse primeiro projeto, então foi bom que a gente tem essa relação boa com a prefeitura, que para nós é importante, abriram as portas e conseguimos fazer essa primeira entrega. É importante para os nossos acadêmicos terem já esse contato com o mercado de trabalho e já saírem formados com um pouco mais amplo na área de BIM.

Lúcia Maria Lopes – Para nós foi um ganho muito importante, são dois projetos que foram elaborados com muita qualidade e a equipe que trabalhou foi muito sensível em perceber exatamente as nossas necessidades, estiveram no local, conversaram com a equipe tanto da escola quanto do centro educacional infantil, e conseguiram traduzir no projeto todas as nossas aspirações, e assim vai com muita personalidade, o projeto ficou muito bonito, muito agradável, muito bem resolvido, e é um processo completo, nós temos os projetos, todos os detalhamentos,  planilha orçamentária, todas as especificações. Então nós estamos com toda a documentação preparada para angariar recursos, para submeter à análise de caixa ou de agentes financiadores, então para o município foi um ganho muito grande, e a custo zero.

Giovana: É uma satisfação muito grande a gente ver o resultado de todo o trabalho de um grupo de pessoas muito comprometidas com o Projetek. Os professores, os acadêmicos de graduação, os engenheiros contratados, então é o resultado de um esforço, de uma equipe muito comprometida. Isso demonstra o potencial do curso de engenharia civil, de desenvolver esses projetos para uma prefeitura abrangendo todas as etapas construtivas de edificação.

É o resultado de um esforço enorme, é o mérito de toda a equipe. Eu vejo que o Projetek tem resultados no âmbito acadêmico, porque o crescimento dos alunos em termos que são trabalhados nas salas de aula, vemos crescimento nos profissionais, nos engenheiros, porque tiveram que aprender outros softwares, que tiveram contato somente aqui no Projetek, e também o reflexo social, porque esses projetos que são entregues para a prefeitura de Iguatu vão atender crianças e jovens na educação, então o resultado do projetek também tem esse resultado social para uma prefeitura de pequeno porte.  

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.