Diretor quer fortalecer um ambiente produtivo e criativo

O Centro de Engenharias e Ciências Exatas do campus de Toledo recebe o professor Dr. Dirceu Baumgarnter como diretor. Buscando um ambiente agradável e acolhedor, o professor assume a diretoria do Centro disposto a colocar em prática trabalhos que fortaleçam um ambiente produtivo e criativo.

1. Chegamos ao início de uma nova gestão. Quais a prioridades para o seu centro?

Nossa prioridade será fazer do CECE – Campus de Toledo um ambiente agradável, acolhedor, de paz e tranquilidade. Respeitando as opiniões e valorizando a comunidade acadêmica (professores, alunos e demais servidores) e propiciando um ambiente produtivo e criativo. Buscaremos fomentar o respeito às diversas opiniões, valorizando a pluralidade de pensamentos e experiências presentes no CECE. Acreditamos que a construção de uma comunidade inclusiva e participativa é essencial para o sucesso de nosso centro.

2. De imediato, quais as primeiras ações?

De imediato, iremos verificar as demandas relacionadas às condições de salas de aulas e laboratórios, para que o aprendizado ocorra em sua plenitude, e promoveremos a recepção de nossos acadêmicos. Além disso, buscaremos com nossa equipe, recursos junto à Finep [Financiadora de Estudos e Projetos] e outros órgãos financiadores para renovação de equipamentos e revitalização das estruturas de pesquisa e de prestação de serviços, as quais possibilitarão aos pesquisadores do CECE continuar suas pesquisas de altíssimo nível e consolidar parcerias com a iniciativa privada.

3. Qual a sua visão a respeito do papel que o CECE representa junto à sociedade regional e, também, em âmbito nacional?

O CECE – Campus de Toledo oferece quatro cursos de graduação e cinco cursos de pós-graduação, desempenhando um papel ativo no desenvolvimento regional por meio da formação de profissionais capacitados, pesquisas inovadoras e parcerias com os setores industriais. Os docentes e estudantes dos cursos estão engajados em pesquisas inovadoras, estabelecendo parcerias com instituições nacionais e internacionais, contribuindo significativamente para o avanço científico. Acreditamos que a ciência é fundamental para o desenvolvimento regional, sendo a via para uma sociedade transformadora, justa e solidária.

4. Para finalizar, o que os acadêmicos podem esperar da sua gestão?

Os acadêmicos podem contar com um diretor receptivo ao diálogo e dedicado ao avanço do conhecimento e de um ambiente acolhedor. Buscaremos (eu e minha equipe) as melhores estratégias para proporcionar a eles um ambiente saudável, criativo e produtivo. Esperamos que a Unioeste seja o lugar onde possam desenvolver suas ideias, estabelecer laços de amizade com colegas e professores, e que mantenham o orgulho de ser Unioeste.

Currículo:

O professor Dirceu Baumgarnter é o novo diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste – campus de Toledo). O professor é formado em Engenharia Agrícola pela Unioeste, tem mestrado em Engenharia Agrícola pela Unioeste e doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Baumgartner também foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unioeste na gestão 2015-2017.

Daniel Schneider