Unioeste: Estudantes do curso de Ciência da Computação do campus de Foz do Iguaçu participam do HackaTruck MakerSpace

Na última semana, ocorreu o encerramento do HackaTruck, um evento de destaque na área de tecnologia e inovação. Entre os participantes estavam os estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu.

O HackaTruck é uma iniciativa itinerante que percorre diversas cidades do Brasil, oferecendo workshops e desafios relacionados a programação e desenvolvimento de soluções tecnológicas. O evento que aconteceu no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) busca fomentar o interesse dos jovens na área da tecnologia, estimulando o aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades.

Os estudantes do curso de Ciência da Computação da Unioeste tiveram a oportunidade de participar de intensas atividades, que envolveram desde a criação de projetos até a resolução de problemas complexos. Eles foram desafiados a desenvolver soluções inovadoras, utilizando conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Os trabalhos apresentados pelos estudantes no último dia das atividades abordaram desde a criação de aplicativos voltadas para a área de esporte até questões de melhoria educacional. Para o estudante Matheus Rezende Figueiredo, foi uma excelente oportunidade para expandir os conhecimentos em assuntos mais gerais de desenvolvimento como internet of things, orientação a objeto e criação de um front end. “Foi muito bom, adicionou a linguagem Swift em meu currículo o que é importante para programação em IOS”, diz.

Para o estudante do primeiro ano do curso, Gabriel Hochmann, a experiência de participar do projeto foi incrível. “Nosso grupo, por exemplo, criou o aplicativo ‘Tendeu’ que serve para integrar estudos e tecnologias, melhorando o aprendizado dentro de sala de aula através de metodologia ativa. Nosso aplicativo foi pensado com base em estudos científicos que visam a melhora da retenção do conteúdo visto em aula, além de tornar as aulas mais dinâmicas e menos maçantes. Estou saindo do projeto com uma ótima bagagem de conhecimento e pretendo continuar me desenvolvendo nessa área”, finaliza.

Além das apresentações, o encerramento do HackaTruck também foi marcado pela entrega de certificado aos estudantes participantes. A cerimônia reconheceu o empenho e a capacidade dos alunos, que se destacaram no evento e contribuíram para o seu sucesso.

Texto: Assessoria de Comunicação – Campus Foz do Iguaçu