Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Unioeste realiza XXXV Semana Acadêmica

O curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, está com inscrições abertas para a XXXV Semana Acadêmica de Secretariado Executivo. O evento acontece de 02 a 04 de abril, em conjunto com o XXIV Encontro Regional de Secretariado.

O tema deste ano é ‘ESG – Cenários e Perspectivas para o Campo Empresarial’ (Governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês). O evento está organizado em palestras, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e mesa de debates.

A palestra de abertura será no Teatro A4 com o tema ‘ESG: o que muda nos negócios?’, ministrada por Fabiano Stocker, no dia 2 de abril. Os minicursos serão realizados no dia 3 de abril, com os temas: ‘Cidades Inteligentes: o programa Itaipu Vila e as oportunidades de inovação em escala urbana’, por representantes do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) no miniauditório do PGDRA (bloco E2, último piso); ‘Práticas sustentáveis no dia a dia do profissional de secretariado, com Fernanda Cristina Sanches Canevesi, na sala da Agricultura Familiar (bloco D3); e ‘Pequenas empresas, grandes impactos: uma jornada dos ODS ao ESG, com Fabiano Stocker no Auditório A3. Todos os minicursos têm início às 19h10.

No dia 4 de abril, haverá a mesa de debates ‘ESG: impactos no desenvolvimento regional e nas organizações) com Lucir Reinaldo Alves (Unioeste), Aline Calefi Lima (Centro de Inovação Sesi) e Franciele Cristina Mendonça (Sicredi Progresso) no Teatro A4 às 19h30.

A coordenadora da Semana Acadêmica e do Encontro Regional de Secretariado, professora Doris Mariani Junges, afirma que este evento traz aos estudantes e demais participantes a oportunidade de discutir e refletir acerca de temas, desafios e perspectivas profissionais da atualidade e de publicizar os trabalhos científicos. “De maneira específica, o evento objetiva: propiciar a interação entre os acadêmicos do curso e profissionais atuantes na área e estimula a reflexão sobre as temáticas abordadas em suas diferentes edições; fomentar a reflexão crítica sobre o desenvolvimento sustentável e suas implicações sociais, econômicas e ambientais, principalmente no papel que as organizações exercem nesse tripé da sustentabilidade; refletir como o profissional de secretariado pode estar envolvido no contexto ESG nas organizações; engajar a comunidade em atividades práticas que promovam a conscientização e a participação ativa na busca por soluções em ESG; integrar estudantes, professores e profissionais da área; contribuir para a formação cidadã dos acadêmicos, estimulando o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a responsabilidade socioambiental; e fortalecer a relação entre a instituição de ensino e a comunidade, estabelecendo um diálogo colaborativo e promovendo a troca de conhecimentos e experiências”, disse.

Daniel Schneider