Professora da Unioeste é jurada em concurso de queijo do sudoeste do Paraná

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) teve importante participação na primeira edição do Primeiro Prêmio Expobel de Queijos Coloniais do Sudoeste, realizado nos 9 a 17 de março em Francisco Beltrão, com a presença professora Luciana Fariña, do curso de Farmácia do Campus de Cascavel, que atuou como jurada. O prêmio tem como objetivo exaltar a qualidade dos produtos produzidos no sudoeste do Paraná.

Foram quatro mesas avaliadoras com três jurados cada uma no total de 12 jurados.  Cada mesa tinha um jurado técnico expert, onde estava Luciana, e mais dois leigos que receberam treinamento, sendo um do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR).

Fazendo parte da cultura local da região, o queijo colonial é um produto tradicional nas comunidades rurais e concursos como esse, incentivam a agroindustrialização do leite, preservando essa forma de renda familiar e o conhecimento tradicional da fabricação do queijo. A produtora Eliane Mergener da Silva, responsável pela agroindústria Produtos Eliane, foi a vencedora da premiação.

Essa não é a primeira vez que a professora Luciana participa como jurada em concursos de queijo. No ano de 2023, a professora foi jurada juntamente com a professora Luciana Bill do prêmio Queijos do Paraná, realizado em Curitiba. Em abril as duas serão juradas no Mundial de Queijos etapa Brasil em São Paulo, e em julho para o Prêmio Brasileiro em Blumenau.