PPG de Letras Cascavel promove Curso De Inverno Do Signwriting

logotipo Relacoes internacionais

No mês de julho do corrente ano, o Programa de Mestrado e Doutorado em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus Cascavel, através da Coordenação, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas PORLIBRAS, coordenado pelo Prof. Dr. Jorge Bidarra, promoverá um Curso de Inverno (o primeiro de uma série), tendo por tema o Sistema de Escrita de Línguas de Sinais, também conhecido por SignWriting.

SignWriting é definido como um sistema de escrita composto por sinais gráficos para expressar não apenas as configurações de mãos, mas também os movimentos, expressões faciais e pontos de articulação das línguas de sinais. Embora para alguns possa ser um sistema ainda desconhecido, muitos países já o vêm adotando como forma de escrita de suas respectivas línguas de sinais (o sistema tem sido bastante usado, por exemplo, em escolas, universidades, associações e, também, pelas comunidades surdas dos países usuários). O padrão de escrita é universal e, portanto, moldada para registrar qualquer língua de sinais, sem que para isso seja necessário submetê-la ao processo intermediário de tradução para uma língua oral.

O curso será ministrado pelo Prof. americano Adam Frost (Professor de ASL e Línguas de Sinais na Universidade Estadual de San Diego – SDSU/Califórnia), sob a coordenação do Prof. Bidarra, com o acompanhamento das Professoras Kaminski e Valerie Sutton (criadora do SignWriting e fundadora do Center for Sutton Movement Writing, patrocinador do Sutton SignWriting e Sutton DanceWriting), e do Prof. Stephen E. Slevinski Jr (projetista e desenvolvedor dos aplicativos: SignWriting, SignPuddle e SignMaker e codificador do International SignWriting Alphabet - ISWA).

O curso resulta de intensas conversações entre membros do grupo de estudos e pesquisas (PORLIBRAS) com a Profa. Valerie Sutton, das quais também tomaram parte os Professores Adam Frost e Stephen E. Slevinski Jr, ambos da equipe de trabalho de Sutton, bem como a Profa. Kaminski, responsável pelos encaminhamentos administrativos exigidos pela Unioeste e CAPES e pelo Prof. Jorge Bidarra, coordenador do PORLIBRAS, com assessoria da Assistente do Programa de Pós-graduação em Letras da Unioeste, Tatiana de Oliveira Borges, responsável pelos encaminhamentos técnicos junto aos setores da instituição.

O curso será gratuito e presencial, voltado para pesquisadores, professores, alunos e outros interessados, surdos ou ouvintes, “falantes” de Libras. Será composto por três Módulos (I, II e III), cujos conteúdos programáticos encontram-se aqui especificados.

As aulas acontecerão no mês de julho, com início no dia 16 e término no dia 27. Dada a limitação do laboratório de informática, onde as aulas serão ministradas, serão apenas 20 vagas ofertadas.

Para se inscrever, o interessado precisa ter uma conta validada pela Unioeste. Para tanto, para aqueles que ainda não têm essa conta, o primeiro passo é acessar o link: https://midas.unioeste.br/login/#/. Na janela aberta, clicar no botão “Criar conta”, preenchendo os dados solicitados. Criada a conta e senha, o próximo passo é, a partir desse mesmo link, fornecer a conta e a senha que foram criadas e clicar no botão “Entrar”. Na nova janela aberta, clicar em “Eventos”  ®  “Participante” ® “+ Nova Inscrição” ® “Curso de Inverno - SignWriting” ® “Tipo de Participação” ® Ouvinte.

Texto: Prof. Dr. Jorge Bidarra.