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Campus de Toledo - Cursos

Ciências Sociais

Campus: Campus de Toledo Centro: Centro de Ciências Humanas e Sociais Turno: Noturno Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 7 anos Formação: Licenciado em Ciências Sociais Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1998. O acadêmico que concluir integralmente o curso no grau de Licenciatura, imediatamente após a conclusão desse poderá optar por cursar mais um ano e obter o grau de Bacharelado.
Perfil do Profissional Docência no Ensino Médio. - Docentes que dominem os conteúdos básicos das Ciências Sociais nas suas três áreas (antropologia, sociologia e política) e que consigam integrá-los e transmiti-los de forma crítica e criativa aos estudantes do Ensino Médio. - Docentes investigadores munidos das habilidades e competências necessárias para bem lidar com a sala de aula e capazes de integrar-se em processos de educação permanente, contínua e autônoma. BACHARELADO (OBTIDO CURSANDO UM ANO A MAIS) - Profissionais que dominem os métodos e instrumentos utilizados na pesquisa em Ciências Sociais e que sejam capazes de elaborar projetos de investigação e intervenção. - Profissionais comprometidos com a construção de soluções para os problemas sociais, econômicos, culturais e políticos, capazes de discernir no mundo contemporâneo, os princípios formadores da cidadania plena e superadora das desigualdades e contradições presentes em todas as esferas sociais. Campo de Atuação LICENCIATURA - Instituições formais de ensino médio ou nas modalidades de educação de jovens e adultos, educação profissional, educação especial das redes pública e privada. - Organizações da sociedade civil que não sejam de ensino e formação regular nas quais sejam ministrados cursos com conteúdo de Ciências Sociais. BACHARELADO (OBTIDO CURSANDO UM ANO A MAIS) Entidades: órgãos públicos federais, estaduais e municipais, tais como ministérios e secretarias. Empresas públicas, fundações, agências reguladoras, sociedades de economia mista. Agências de fomento e financiamento de projetos, nacionais e internacionais. Empresas de pesquisa sobre opinião pública, organizações não governamentais (ONGs), organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cooperativas. Atividades: Elaboração de planos, programas e projetos sociais e políticas públicas, bem como a análise dos resultados daquelas iniciativas. Exemplos: formulação de planos diretores, produção de laudos antropológicos, pareceres sobre diversos impactos de obras públicas e privadas. Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 121 Diário Oficial do Estado - 07/07/2023

Coordenação
Marco Antonio Arantes
Email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 33797139


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
45523

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 009/2023-CEPE de 28/02/2023

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Epistemologia das Ciências Sociais68Semestral1° ano 1º semestreEpistemologia e a relação sujeito X objeto do conhecimento. O problema da possibilidade do conhecimento. A perspectiva empirista (objetivista) de ciência e o conhecimento como constatação da realidade (O objeto/realidade como fundamento da verdade). A perspectiva racionalista (idealista) de ciência e o conhecimento como invenção/criação do sujeito (O sujeito como fundamento da verdade). A perspectiva Bachelardiana do racionalismo aplicado e o conhecimento como construção (Conhecimento como construção provisória - fundamento está na relação entre sujeito X objeto). A noção de ordem na origem das Ciências Sociais. Perspectivas contemporâneas: Bourdieu (O ofício de Sociólogo), Boaventura de Souza Santos (um discurso sobre a ciência) e Edgar Morin (O método). 
Iniciação à Antropologia68Semestral1° ano 1º semestreDefinição da área, introdução a conceitos e temas fundamentais da área, tais como cultura, relativismo, etnocentrismo, observação participante, etnografia, representações coletivas, descrição do campo de atuação, ética profissional, e estado da arte das pesquisas antropológicas no Brasil contemporâneo, Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Iniciação à Ciência Política68Semestral1° ano 1º semestreDefinição da área, introdução a conceitos fundamentais da área, descrição do campo de atuação, ética profissional, e estado da arte das pesquisas em Ciência Política no Brasil contemporâneo. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Iniciação à Sociologia68Semestral1° ano 1º semestrePerspectiva histórica do desenvolvimento da sociologia. Apresentação das categorias fundamentais do raciocínio sociológico. Ação, interação e relações sociais; estrutura e instituições sociais; socialização; mudança, conflito e luta; Papéis sociais. Descrição do campo de atuação, ética profissional e o estado da arte das pesquisas no Brasil contemporâneo. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Leitura e Escrita de Textos Científicos68Semestral1° ano 1º semestreLeitura e escrita na era da informática. Tipos de leitura. A leitura do texto acadêmico. Leitura e análise de texto. Registros de leitura (fichamento, resumo e resenha). Características da escrita acadêmica. Estrutura e redação de resenhas, resumos, fichamentos e artigos científicos. A intertextualidade como recurso de escrita. Paráfrase, citação textual e sínteses. O planejamento da escrita. Organização e constituição das ideias do texto. Estrutura, ordenação e desenvolvimento do parágrafo. Argumentação e ritmo nas escritas acadêmicas. 
Antropologia I68Semestral1° ano 2º semestreAbordar as correntes fundadoras do pensamento antropológico entre o final do século XIX e início do século XX, com ênfase na antropologia evolucionista e na antropologia cultural norte americana enfatizando as contribuições teóricas e metodológicas destas vertentes e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Metodologia I68Semestral1° ano 2º semestrePesquisa Qualitativa: conceitos e especificidades. Métodos qualitativos (o estudo de caso, a história de vida, a etnografia). O trabalho de campo.Instrumentos de pesquisa (entrevistas, observação, documentos). Análise e interpretação de dados em pesquisa qualitativa. 
Política I68Semestral1° ano 2º semestreEstado e Soberania: Os fundamentos do Estado moderno: territorialidade, soberania e expansão capitalista. Estado, nação, nacionalismo e a constituição da cidadania. A formação do Estado no Brasil. O conteúdo será abordado através da utilização de autores clássicos como Maquiavel, Hobbes, Weber, Marx e Poulantzas; e Raymundo Faoro e Caio Prado Júnior para o estudo do caso brasileiro. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Sociologia I68Semestral1° ano 2º semestreO materialismo histórico dialético de Karl Marx: modelo teórico e principais categorias analíticas. A teoria crítica da Escola de Frankfurt; marxismo ocidental, e neomarxismo; desdobramentos contemporâneos. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Teorias de Ensino-Aprendizagem68Semestral1° ano 2º semestreA educação como uma prática histórica e social. A pedagogia da essência e a pedagogia da existência, abordagens clássicas e contemporâneas. O pensamento pedagógico brasileiro com ênfase na Pedagogia da Libertação e na Pedagogia Histórico Crítica. 
Antropologia II68Semestral2° ano 1º semestreAs correntes teóricas da Antropologia que emergiram na primeira metade do século XX dentro da chamada antropologia social britânica. Enfatizar as contribuições teóricas e metodológicas desta matriz disciplinar - tais como a noção de estrutura e função, os estudos de parentesco, de rituais, de sistemas políticos e de representações, dentre outros - e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Metodologia II68Semestral2° ano 1º semestrePesquisa e mensuração em Ciências Sociais; a especificidade da produção e análise de dados em Ciências Sociais. Metodologia da pesquisa de survey; conceituação e desenho dos instrumentos; A coleta de informações e a construção do dado. Estatística descritiva. Abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. Triangulação de métodos e dados. 
Oficinas de Ensino em Ciências Sociais I68Semestral2° ano 1º semestreEm conformidade com a ética profissional e para o atendimento da e com a legislação vigente, com ênfase na Resolução nº02/2012 do CNE, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e demais legislações específicas, serão realizadas oficinas específicas para o desenvolvimento de recursos de apoio ao planejamento e a efetivação do ensino de Sociologia, pela análise e experimentação de recursos didático-pedagógicos tradicionais e inovadores. 
Política II68Semestral2° ano 1º semestreSociedade Civil, Movimentos Sociais e Cidadania no Brasil. Perspectivas a respeito da relação entre Estado e Sociedade: Sujeitos, práticas e instituições abrangidas pelos conceitos de sociedade civil, movimentos sociais e cidadania. O moderno conceito de sociedade civil (Hegel, Marx e Gramsci) e o novo modelo de sociedade civil (Habermas). O movimento anarquista e a sociedade contra o Estado. As lutas pela conquista e ampliação de direitos: civis, políticos, sociais (Marshall) e os novos direitos. A globalização da cidadania: as tentativas de ampliação da participação nas deliberações públicas ou políticas locais, nacionais e globais; conselhos, orçamento participativo e organizações internacionais (Evelina Dagnino e Sérgio Costa). Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Sociologia II68Semestral2° ano 1º semestreA sociologia de Emile Durkheim: modelo teórico e principais categorias analíticas. O desenvolvimento da Sociologia empírica americana. A Escola de Chicago e seus principais autores. O neo-funcionalismo de Robert Merton; o estrutural-funcionalismo de Talcott Parsons. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Antropologia III68Semestral2° ano 2º semestreA antropologia na França. Escola Sociológica francesa: Durkheim, Lévi-Bruhl e Mauss: troca, reciprocidade, fato social, fato social total. A antropologia estrutural de Claude Lévi-Strauss: modelo e estrutura, reciprocidade, parentesco, mito e pensamento simbólico. Desdobramentos do estruturalismo: Louis Dumont (hierarquia, individualismo, ideologias). Enfatizar as contribuições teóricas e metodológicas desta matriz disciplinar e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Laboratório de Pesquisa I68Semestral2° ano 2º semestreIntrodução à prática da pesquisa em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia).  
Oficinas de Ensino em Ciências Sociais II68Semestral2° ano 2º semestreEm conformidade com a ética profissional e para o atendimento da e com a legislação vigente, com ênfase na Resolução nº02/2012 do CNE, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e demais legislações específicas, serão realizadas oficinas específicas para o desenvolvimento de recursos de apoio ao planejamento e a efetivação do ensino de Sociologia, pela análise e experimentação de recursos didático-pedagógicos tradicionais e inovadores. 
Política III68Semestral2° ano 2º semestrePolítica Brasileira: A relação Estado e Sociedade no Brasil: Origens e configuração dos diferentes padrões da relação Estado e Sociedade no Brasil (mandonismo local, coronelismo, clientelismo, corporativismo, populismo e insulamento burocrático) e suas implicações nos processos de elaboração e operacionalização das políticas públicas (Edson Nunes, José Murilo de Carvalho, Francisco Weffort). A ditadura militar e a conformação do Estado brasileiro pós Constituição Federal de 1988: a reforma neoliberal, a presença de novos agentes no cenário político (movimentos sociais e ONGs) e a dinâmica das instituições participativas (Marco Aurélio Nogueira, e Leonardo Avritzer). Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Sociologia III68Semestral2° ano 2º semestreA sociologia da ação social em Max Weber: modelo teórico e principais categorias analíticas. O Interacionismo Simbólico; as tradições fenomenológicas de Schultz e Garfinkel; o individualismo metodológico de Jon Elster; desdobramentos contemporâneos. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado I240Anual3° ano Proporcionar aos alunos os conhecimentos práticos necessários à produção do conhecimento relacionado às atividades práticas da docência, bem como à compreensão da prática profissional propriamente dita do licenciado em Ciências Sociais através da problematização do espaço escolar enquanto objeto de investigação das Ciências Sociais. Trata-se de uma primeira aproximação com o ambiente escolar, seja em instituição de ensino formal ou informal, através da observação e visa proporcionar ao aluno a percepção de que a formação do futuro professor se realiza através de uma articulação entre Ensino Superior e Ensino Básico. Nesse sentido, observar pressupõe reconhecer-se como sujeito que se constitui enquanto participa da constituição do espaço da escola e da educação. 
Antropologia IV68Semestral3° ano 1º semestreA Antropologia pós-1970: hermenêutica e antropologia interpretativa; antropologias do simbolismo; estruturas e mitopráxis; antropologia pós-colonial, antropologia pós-moderna e antropologia simétrica – inclusive com análise de alguns binômios controversos tais como indivíduo e sociedade; natureza e cultura; local e global; estrutura e agência; universalismo e relativismo, entre outros. Enfatizar as contribuições teóricas e metodológicas e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico 
Laboratório de Pesquisa II68Semestral3° ano 1º semestreIntrodução à prática da pesquisa em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia). 
Política IV68Semestral3° ano 1º semestreLiberalismo, Democracia e Socialismo: O liberalismo e o socialismo como as duas matrizes de pensamento sobre a realidade europeia em processo de transformação no século 19 e sua influência na definição dos contornos dos regimes democráticos modernos em seu aspecto formal e seu conteúdo social (Tocqueville, Marx e Bakunin). As teorias democráticas procedimental e pluralista (Schumpeter e Dahl); a democracia participativa (Pateman). A “democracia direta das massas” e o “socialismo real” (Bahro e Martorano). Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Sociologia IV68Semestral3° ano 1º semestreEstudo das principais abordagens da Teoria Sociológica Contemporânea que propõem a síntese de distintas tradições e visam a superação de dicotomias clássicas das Ciências Sociais tais como objetivo e subjetivo, indivíduo e sociedade, ação e estrutura. Norbert Elias, Pierre Bourdieu, Michel Foucault. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Antropologia V68Semestral3° ano 2º semestreA Antropologia pós-1970: hermenêutica e antropologia interpretativa; antropologias do simbolismo; estruturas e mitopráxis; antropologia pós-colonial, antropologia pós-moderna e antropologia simétrica – inclusive com análise de alguns binômios controversos tais como indivíduo e sociedade; natureza e cultura; local e global; estrutura e agência; universalismo e relativismo, entre outros. Enfatizar as contribuições teóricas e metodológicas e suas influências na Antropologia contemporânea. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Laboratórios de Pesquisa III68Semestral3° ano 2º semestrePráticas avançadas na pesquisa em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia). 
Política V68Semestral3° ano 2º semestreDemocracia, Partido e sistema representativo: A constituição dos regimes democráticos e os princípios do sistema representativo. O desenvolvimento do partido político moderno (partido de notáveis, partido de massas, partido eleitoral de massas, etc.). Partidos e sistema representativo no Brasil. O conteúdo será abordado através da utilização de autores clássicos e contemporâneos como Stuart Mill, Robert Michels, Maurice Duverger e Otto Kirchheimer e, para o caso brasileiro, Maria do Carmo C. de Souza, Rogério Schmitt e Daniel A. Reis &> Marcelo Ridenti. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Precursores das Ciências Socias no Brasil68Semestral3° ano 2º semestrePensadores sociais/ensaístas que fomentaram as discussões sobre a sociedade brasileira: Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha, Alberto Torres, Sílvio Romero, Arthur Ramos, Oliveira Vianna, Nina Rodrigues, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Educação e Diversidade68Anual4° ano Princípios da educação inclusiva. A relação da escola com os grupos socialmente marginalizados. A diversidade escolar e a garantia do direito à igualdade. Gênero e diversidade cultural nas escolas. Educação ambiental, Educação das relações étnicos raciais, História e Cultura Africana e Afro-brasileira (Lei 10.939). Educação Escolar Indígena e Educação para a sustentabilidade.  
Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado II240Anual4° ano Proporcionar aos alunos os conhecimentos necessários às atividades práticas da docência enfatizando o planejamento e regência de aulas. Discussão em torno dos desafios postos ao planejamento das aulas de Ciências Sociais. Articulação entre material didático e os planos de ensino. Observação do planejamento de um professor de Ciências Sociais e sua execução. Desenvolvimento e execução de um primeiro plano de aula e regências de aulas a serem realizadas junto às instituições de ensino formais ou informais. 
Trabalho de Conclusão de Curso240Anual4° ano Trata-se de um exercício acadêmico e científico que articula a teoria e a prática no processo de conhecimento. Visa o desenvolvimento da capacidade de discutir temas através da formulação de um problema de pesquisa, da construção de um objeto e da sua apresentação de maneira clara e sistematizada. 
Educação e Sociedade68Semestral4° ano 1º semestreAnálise dos aspectos históricos do desenvolvimento da sociologia da educação. Os estudos clássicos (Durkheim, Gramsci, Althusser, Bourdieu) e contemporâneos da sociologia da educação. A educação na produção e reprodução das relações sociais. As contribuições de Michael Young, Basil Bernstein, Henri Giroux e Michael Apple. 
Optativa I68Semestral4° ano 1º semestre ...
Sociologia V68Semestral4° ano 1º semestreA institucionalização da Sociologia no Brasil. Os estudos de comunidade e a Escola Livre de Sociologia. A passagem da sociedade rural para a industrial e a revolução burguesa no Brasil. Vida Rural, Modernização e Mudança Social. Perspectiva sobre o desenvolvimento e a dependência brasileira. Estratificação e desigualdade social. Crise e diversificação da Sociologia no Brasil. Formas didáticas apropriadas para ensinar estes conteúdos no ensino básico. 
Juventude e Educação68Semestral4° ano 2º semestreEstudos multidisciplinares (Ciências Sociais e Psicologia Social) sobre educação, juventude e culturas juvenis. 
Libras68Semestral4° ano 2º semestreConcepção do sujeito surdo, da surdez, da educação, da cultura e as identidades surdas com base nos aspectos históricos e sócio antropológicos. Legislação e políticas públicas do Brasil para a educação de surdos. Conceitos, habilidades e conteúdos necessários para a aquisição e comunicação básica para a comunicação visual, baseada em regras gramaticais Língua Brasileira de Sinais - Libras. Estudos para encaminhamentos teórico e metodológico de estudantes surdos na perspectiva da educação bilíngue. 
Optativa II68Semestral4° ano 2º semestre ...

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Ana Karine Braggio FranzDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/1712426299672608
Andre Peralta GrilloDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Antônio Pimentel Pontes FilhoDoutorado55 45 33797000Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/6674879871891243
Beatriz Salgado Cardoso de OliveiraDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Carlos Eduardo BaoDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/8263078982636237
Cristina Maria Quintão CarneiroDoutorado55 45 33797056Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/1433356214417365
Eric Gustavo CardinDoutorado55 45 33797070Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/5348563297433682
Francy Rodrigues da Guia NyamienDoutorado55 45 33797000Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Geraldo Magella NeresDoutorado55 45 33797139Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/6745243361035856
Marco Antonio ArantesDoutorado55 45 33797139Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/0856092788190593
Mariana Medina MartinezDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/9126534946585241
Osmir DombrowskiDoutorado55 45 33797056Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Paulo Henrique Barbosa DiasDoutorado55 45 33797139Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/6808317110749573
Paulo Roberto AzevedoPós-Doutorado55 45 33797056Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/5078621200157941
Roberto BiscoliDoutorado55 45 33797071Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/5261023761943052
Silvio Antonio CologneseDoutorado55 45 33797054Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/9046298781277994
Tania Aparecida MartinsDoutorado55 45 33797000Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/9163959056977778
Vania Sandeléia Vaz da SilvaDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/9741432210045008
Yonissa Marmitt WadiDoutorado55 45 33797019Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/8470729900371454

Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio - Prática de Ensino10/09/2002Resolução 122/2002-CEPE
Regulamento de Estágio27/03/2008Resolução 102/2008-CEPE
Regulamento de TCC27/03/2008Resolução 101/2008-CEPE
Regulamento de Estágio20/05/2021Resolução 05/2021-CEPE

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso TOO0006 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024


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