Image

Campus de Marechal Cândido Rondon - Cursos

 

Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas e Língua Alemã

Campus: Campus de Marechal Cândido Rondon Centro: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras Turno: Noturno Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 8 anos Formação: Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas e Língua Alemã Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
A habilitação em Língua Alemã foi implantado no ano de 2003.
Perfil do Profissional O graduado em Letras, além de professor e educador, é um especialista da linguagem. Campo de Atuação Os principais campos de trabalho são: a docência em letras (línguas e literaturas) no ensino fundamental (5º a 8ª série) e no ensino médio; a docência em escolas de línguas estrangeiras e, como tradutor, revisor ou redator em instituições de representação profissional administrativas em órgãos públicos (inclusive em secretarias de escolas, colégios e universidades) ou em variadas empresas ou instituições de caráter social, como sindicatos, cooperativas, ONGs, órgãos de imprensa escrita e mídia em geral. Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 219 Diário Oficial do Estado - 02/12/2020

Coordenação
Paulo Cezar Konzen
Email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 32847845


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005200820112014
3452

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 085/2023-CEPE de 29/06/2023

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Fonética e Fonologia68Semestral1º ano Modelos teóricos e os conceitos referentes à fonética e à fonologia da Língua Portuguesa, em consideração aos aspectos sócio-políticos afetos à ordem étnico-racial do sistema linguístico, e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem de escrita alfabética da língua. 
História da Língua Portuguesa68Semestral1º ano Variação e mudança linguística, linguística histórica e constituição do léxico da língua portuguesa, relacionadas à diversidade étnico-racial, às culturas indígenas e afro-brasileiras, às políticas linguísticas de países lusófonos e a tópicos da história do Paraná. 
Introdução aos Estudos Literários136Anual1º ano Os elementos do discurso literário (estrutura e efeitos estéticos) em romances, poemas, contos e peças de teatro, considerando os seus fundamentos e metodologias, com destaque para o contexto histórico-social e para o seu caráter interdisciplinar. 
Leitura e Produção Textual68Anual1º ano As concepções de leitura e de texto e a prática escolar e acadêmica relativa a ele, bem como as especificidades linguísticas e organizacionais do discurso científico, abordando temas transversais como diversidade de faixa geracional e sociocultural. 
Literatura Infantojuvenil136Anual1º ano As origens da literatura infantil e Infantojuvenil brasileira e a sua manifestação como linguagem literária e como produção estética relativa ao contexto histórico-social, observando a diversidade étnico-racial e de gênero e as práticas de leitura no universo escolar. 
Língua Alemã I136Anual1º ano A história da língua alemã, tópicos de sua fonética/morfologia/sintaxe/gramática e expressões, enunciados e textos do cotidiano, abordando gêneros textuais e discursivos diversos e temas transversais como meio ambiente. 
Psicologia da Educação68Anual1º ano A psicologia científica e os seus pressupostos históricos, teorias e fundamentos, os seus conceitos sobre o desenvolvimento, a aprendizagem e a ação docente, o desenvolvimento e a aprendizagem como temas da Psicologia e a epistemologia genética e o sociointeracionismo e suas contribuições para o planejamento, para a organização e para a execução da prática pedagógica. 
Argumentação e Retórica68Semestral2° ano A atividade de argumentação como persuasão e convencimento por meio da proferição, avaliação e produção de textos/discursos argumentativos sobre temas como direitos humanos, diversidade, gênero e religião. 
Didática I68Anual2° ano A didática como ciência, seus fundamentos e múltiplas dimensões, a constituição de seu objeto de estudo, a relação entre a teoria e a prática e professor-aluno, a educação inclusiva e a igualdade de direitos frente à diversidade sociocultural, étnico-racial, de gênero e afetivo-sexual. 
Estudos Sociolinguísticos68Semestral2° ano A variabilidade, a regularidade e a mutabilidade das línguas naturais, considerando a articulação das dimensões políticas, culturais e sociais, conforme diferentes teorias linguísticas, aplicadas à descrição científica e ao ensino considerando-se as relações étnico-culturais e os direitos humanos. 
Linguística Textual68Semestral2° ano A coesão e a coerência textuais como fatores constituintes da textualidade e o estudo do texto nos eixos: leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica), oralidade e análise linguística/semiótica em consideração às práticas políticas afetas às relações étnico-raciais que permeiam o processo de escritura. 
Literatura Brasileira I136Anual2° ano As primeiras manifestações literárias do Período Colonial até à literatura do Realismo, relacionando suas especificidades étnico-raciais, de gênero e de religião ao contexto histórico-social brasileiro. 
Língua Alemã II136Anual2° ano A gramática/sintaxe/morfologia da língua alemã e os enunciados/textos de maior elaboração gramatical/lexical/fonológica, observando temas como relações étnico-raciais. 
Morfossintaxe68Semestral2° ano Os processos de formação de palavras, as suas diferentes classes e as relações de coordenação e subordinação da língua portuguesa, contemplando temas transversais como a diversidade de gênero e racial. 
Teoria da Literatura68Anual2° ano Os pressupostos teóricos dos estudos literários, os seus fundamentos e as suas metodologias e as relações entre a Literatura e as outras artes, destacando, de acordo com o contexto histórico-social, as relações étnico-raciais e o seu caráter interdisciplinar e consideração à história e cultura afro-brasileiras e africanas. 
Didática II68Anual3° ano A função social da escola, pressupostos teórico-metodológicos da ação docente e da práxis pedagógica, o projeto pedagógico do curso, o currículo escolar e o planejamento didático-pedagógico, o plano de ensino, a aprendizagem significativa e a avaliação da aprendizagem. 
Gêneros Discursivos68Semestral3° ano Perspectivas epistemológicas e metodológicas relativas aos gêneros discursivos e a relação entre gêneros e ensino de língua em face da conexão entre as práticas de linguagem (leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica); da mobilização de diferentes saberes e da contextualização das diferentes práticas. Reflexão sobre aspectos concernentes aos direitos humanos, e aspectos sócio-políticos implicados na docência. 
Literatura Brasileira II136Anual3° ano O Pré-modernismo e o Modernismo brasileiros e os seus grupos e tendências, com vistas à releitura do cânone literário e da identidade cultural brasileira, levando em conta a diversidade étnico-racial e de gênero, a sua inserção no contexto histórico-social e tópicos da história do Estado do Paraná. 
Língua Alemã III136Anual3° ano Estruturas gramaticais/sintáticas/lexicais de maior complexidade da língua alemã e noções de linguística textual e de variação linguística, observando temas transversais como relações étnico-raciais e direitos humanos. 
Prática de Ensino/Estágio Supervisionado em Língua Alemã I115Anual3° ano As teorias de aquisição e de aprendizagem de língua estrangeira, as correntes linguísticas subjacentes e as abordagens e/ou métodos de ensino para a realização do estágio supervisionado e para a abordagem de temas como orientação sexual e pluralidade cultural. 
Prática de Ensino/Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I230Anual3° ano A prática docente de língua portuguesa e de literatura nas séries finais do ensino fundamental, considerando a temática dos direitos humanos, diversidade e meio ambiente, e a realização do estágio supervisionado no ensino fundamental (séries finais). 
Teorias Linguísticas68Semestral3° ano A língua/linguagem e os métodos de sua investigação científica, o processo de constituição da linguística moderna e as perspectivas descritivistas e funcionalistas, bem como a relação destas com o ensino e temas afetos aos direitos humanos. 
Análise do Discurso68Semestral4° ano Os princípios da Análise de Discurso de Linha Francesa na formação docente e os processos de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na escola em observação à análise dos discursos relativos à diversidade social e educacional, étnico e raciais sob a égide dos discursos de direitos humanos. 
Filosofia da Linguagem68Semestral4° ano As concepções de linguagem idealista, estruturalista e interacionista e a reflexão sobre as suas consequências pedagógicas para o estudo da língua/linguagem, em face dos temas relativos aos direitos humanos e à diversidade social. 
Libras68Semestral4° ano O processo educacional do surdo no Brasil e a trajetória da Libras, os conceitos de “sujeito surdo”, “identidade”, “cultura”, “educação bilíngue” e “língua(gem)”, a linguística da Libras e sua especificidade gramatical e de estrutura espaço-visual, enfocando o tema transversal dos direitos humanos com ênfase sobre as pessoas com deficiência. 
Literaturas Portuguesa e Afro-Portuguesa68Anual4° ano Autores e obras representativos das literaturas de Portugal, Angola, Cabo-Verde, Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, considerando as particularidades étnico-raciais, de gênero, religião e direitos humanos na relação colonizador-colonizado. 
Literaturas de Língua Alemã68Semestral4° ano A literatura alemã, as principais correntes literárias, os autores representativos e as obras importantes, observando os temas da pluralidade cultural, do trabalho e do consumo. 
Léxico-Semântica68Semestral4° ano Sócio-história do léxico relacionada à diversidade étnico-racial e à história do Paraná. Estrangeirismo, preconceito linguístico e políticas linguísticas. A seleção lexical nos gêneros discursivos e na avaliação de textos escolares e o ensino interdisciplinar. 
Língua Alemã IV68Semestral4° ano As competências linguísticas/comunicativas/discursivas em grau mais complexo, centradas em temas da cultura alemã, da orientação sexual e da pluralidade cultural. 
Prática de Ensino/Estágio Supervisionado em Língua Alemã II115Anual4° ano As novas tecnologias, metodologias e abordagens de ensino de língua e a prática docente em língua alemã, as políticas linguísticas e os documentos oficiais de ensino de língua estrangeira, considerando temas transversais como relações étnico-raciais. 
Prática de Ensino/Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II230Anual4° ano : A prática docente de língua portuguesa e de literatura no ensino médio, focando o tema dos direitos humanos, da diversidade social e do meio ambiente, e a realização do estágio supervisionado no ensino médio. 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Clarice Cristina CorbariDoutorado55 45 32847845Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Cristiane StrenskeEspecializaçãoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Juliana de Sá FrançaDoutorado55 45 32847845Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Lara Frutos GonzálezDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/7733453338039721
Luciane Thomé SchröderDoutorado55 45 32847845Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Madalena Benazzi MeottiDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/0271209792055564
Miria Gundt PappEspecializaçãoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/5341869980016666
Mirian SchröderDoutorado55 45 32847845Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/2511492778822888
Márcia Sipavicius SeideDoutorado55 45 32847845Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/4504090079299411
Osnir Pereira BarbosaDoutorado55 45 32847845Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/4785512949296700
Paulo Cezar KonzenDoutorado55 45 32847845Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/3484946334408428
Rafael de Souza Bento FernandesDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/9990747028801215
Rodrigo Smaha LopesDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tatiane Lima de PaivaDoutoradoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Valdenir de Souza PinheiroMestrado55 45 32847845Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Verônica Pereira Coitinho ConstantyDoutorado55 45 32847928Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.lattes.cnpq.br/5146669341913330

Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio30/06/2005Resolução 227/2005-CEPE
Regulamento de estágio27/07/2017Resolução 184/2017-CEPE

Projetos de Ensino
Titulo Tipo Início Coordenador
Observatório pedagógico do Curso de Letras/2023Projetos de Ensino - 20.359.126-8/202301/06/2023 - Atividade em AndamentoMárcia Sipavicius Seide


Fonte: Academus; Curso MCR0034 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024


Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.