Referência na Macrorregião Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Faciais do HUOP realiza Simpósio de Capacitação para profissionais

Nos dias 10 e 11 de junho acontece o III Simpósio Interdisciplinar sobre a reabilitação de Pacientes com Fissura Labiopalatina

Ao longo dos últimos 11 anos o CEAPAC (Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Faciais) mudou, de alguma forma, a vida de milhares de pessoas.
Os números oficiais divulgados, que contabilizam pelo menos 24 mil atendimentos, somente em 2023, não expressam a realidade, afinal, ao redor do indivíduo atendido existem famílias que também sonham com uma vida melhor, sem dificuldades e preconceitos.

Pacientes acompanhados por anos, e durante esse período encontram profissionais preparados e dispostos a realmente fazer a diferença na vida de cada um que chega no Centro em busca de tratamento “é um trabalho contínuo: tem o período ambulatorial, o momento cirúrgico, que acontece em épocas específicas, por exemplo, o paciente com fissura de lábio, quando está mais ou menos com seis meses e está clinicamente bem para fazer a cirurgia precisa passar por uma preparação adequada. Existem pacientes de fissura palatal que precisam fazer cirurgias, duas, três vezes, fora isso existem outros procedimentos, como tubulação, desvio de septo, plásticas, os enxertos ósseos, são vários momentos ao longo de todo tratamento”, explica Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo Matos, enfermeira do CEAPAC, que é doutora em Ciências e docente da Unioeste

.
Todos esses pacientes compreendem a importância e principalmente a necessidade de profissionais preparados para o serviço oferecido que é referência no estado e mais do que isso, essencial para as 2 milhões de pessoas que compõem a macrorregião atendida pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

É o caso da Raquel Cristina Manjabosco, mais conhecida como mãe do Rafael, de São Miguel do Iguaçu que aos 5 meses fez cirurgia no lábio e há poucos dias no céu da boca “A gente vem no CEAPAC desde quando ele tinha 15 dias, hoje ele tem 1 ano e 2 meses, vínhamos toda semana, até que com 5 meses fez a cirurgia no lábio, fizemos todo acompanhamento e há 1 mês ele fez a cirurgia do palato. O CEAPAC é muito importante, somos muito bem atendidos, tem tudo: Fonoaudiologia, nutricionista, fisioterapeuta, somos muito bem atendidos por todos e é tudo gratuito, não tiramos nada do bolso”.

Para ser referência é preciso capacitação

É para seguir atendendo, mas principalmente, com referência no que se propõe a fazer que o CEAPAC realiza nos dias 10 e 11 de junho o III Simpósio Interdisciplinar sobre a reabilitação de Pacientes com Fissura Lábiopalatina voltado à capacitação de profissionais da saúde diretamente presentes na vida, durante anos, desses pacientes em busca de reabilitação “Temos como referência o Centro de Bauru (SP), que é o tratamento mais antigo de reabilitação de paciente com fissura. Traremos palestrantes do Rio Grande do Sul, e de Curitiba. No total serão 12 profissionais de fora, e todos com auto gabarito na área”, conta dra. Fabiana.

Luciana Paula Gregio D”Darce Rodrigues é dra em Ciências e Bióloga Geneticista do Ceapac e afirma que a capacitação desses profissionais é primordial para a elevação do trabalho desempenhado no HUOP “É muita gente em prol de cada pacientes, são: nutricionistas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, enfermeiras, psicólogas, extensionistas, dentistas, médicos, geneticistas. enfim, profissionais para cada momento de tratamento que o paciente enfrenta”.

O Simpósio chega com a proposta de somar no trabalho desses profissionais, nesses dois dias eles poderão acompanhar inclusive duas cirurgias em tempo real “Nos dois dias serão realizados procedimentos ao vivo. São cirurgias completas, transmitidas do HUOP para o auditório da reitoria, local onde acontecerá o evento”, conta Fabiana. Na programação ainda acontecerão: mesas redondas, bate-papos e palestras.

Como participar

A expectativa é de participação de 170 pessoas, o Simpósio é presencial e acontecerá no Auditório da Reitoria da Unioeste, todos os profissionais interessados podem conferir a programação completa e realizar a inscrição, totalmente gratuita, no link presenta na Bio do instagram oficial do Ceapac: ceapac_huop.

Texto: Thiago Leandro