Este manual tem o objetivo de servir de apoio ao candidato que pretende concorrer a uma das vagas nos cursos de graduação da Unioeste.
Diferente do Edital, a intenção aqui é conversar de forma menos burocrática, a fim de estabelecer uma interação mais próxima e eficaz com o candidato.
Mas atenção!
A leitura deste manual não dispensa a necessidade de leitura do Edital de Abertura das Inscrições para o Concurso Vestibular 2026 da Unioeste. O Edital é a norma que regulamenta todo o Vestibular.
Então, pretende ingressar na Unioeste pelo Vestibular?
Leia este manual com atenção e, na dúvida, não hesite em perguntar.
Estaremos à disposição pelos nossos canais de atendimento:
- Disque Vestibular: (45) 3220 4224
- E-mail:
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - Site: www.unioeste.br/vestibular
Para realizar sua inscrição, siga estes passos:
- Acesse unioeste.br/vestibular e clique em INSCREVA-SE.
- Será carregada uma nova página. Informe seu CPF e clique em CONTINUAR.
- Será carregado o termo de ciência quanto ao uso dos dados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e às determinações sobre o processo. Após a leitura, clique em ACEITAR.
- Preencha seus dados pessoais, endereço e telefones para contato. Em seguida, crie uma senha para acesso a sua conta. A senha deve conter, no mínimo, 10 caracteres. Não é permitida a utilização de partes dos dados pessoais.
- Após criar a senha, clique em CONTINUAR. Se os campos obrigatórios não forem preenchidos, ao tentar avançar, o sistema destacará os campos na cor VERMELHA.
- No caso de pessoa com deficiência, transtorno ou condição especial, a próxima etapa da inscrição será para esse registro. Clique em ADICIONAR, selecione a deficiência/condição, faça as observações caso sejam necessárias e clique em SALVAR.
- Na próxima etapa, selecione a modalidade de participação e conclua o preenchimento dos dados do participante, incluindo aqueles referentes à conclusão do Ensino Médio e às solicitações de Atenção Personalizada à Saúde, Banca Especial e solicitação de isenção.
- Após concluir o preenchimento, será disponibilizado o download da Ficha de Inscrição e, quando for o caso, as opções pelas formas de pagamento.
- Caso seja necessário alterar seus dados, basta clicar no ícone da etapa de inscrição na qual deseja realizar a alteração OU acessar o endereço informado no passo 1 e clicar em “JÁ SOU INSCRITO”.
Abaixo, detalharemos sobre o preenchimento de alguns campos específicos:
- Nome e Sobrenome:
Esses campos devem ser preenchidos separadamente. No campo NOME COMPLETO você observará como ficou seu nome. Para utilização de nome social, após registrar sua inscrição, siga essa sequência: no menu superior direito, clique sobre seu nome > DADOS PESSOAIS > NOVO NOME SOCIAL > Aceite dos termos de uso > preencher o “Nome Social” > SALVAR.
- Pessoa com Deficiência, Transtorno ou Condição Especial:
Esse campo é utilizado para que a pessoa com deficiência ou necessidade educacional especial, nos termos da legislação em vigor, possa concorrer às vagas para a pessoa com deficiência (vaga PcD), além de solicitar banca especial para obtenção de tempo adicional para a realização da prova.
O envio de laudo médico é obrigatório para concorrer às vagas PCD e para a concessão de atendimento em Banca Especial. Neste último, além do laudo, quando necessário, deve ser enviado também parecer técnico complementar (pedagógico, psicológico ou psicopedagógico).
Conforme Edital, a documentação deve ser anexada dentro do prazo pelo sistema de inscrição.
Para os casos de solicitação de Atenção Personalizada à Saúde (APS), também é necessário o registro dessa condição e enviar atestado médico que demonstre essa necessidade. Esse campo é destinado a casos específicos como gestantes, acidentados, lactantes, diabéticos com quadro complicador, dentre outros. Não confundir com banca especial. Preencher respectivo campo a necessidade em questão.
- Deficiências, transtornos e condições cadastradas:
Essa seção fica disponível e obrigatória quando o campo mendigaria anteriormente é selecionado, sendo necessário clicar em ADICIONAR para realizar o cadastro.
- Endereços:
É obrigatório o preenchimento de um endereço válido. Ao informar o CEP, o sistema carregará os dados registrados na base dos correios, sendo necessário preencher os campos adicionais.
- Telefones:
É obrigatório o preenchimento de, pelo menos, um telefone válido.
- Opções:
Escolha a modalidade, câmpus e curso desejado, quando aplicável.
- Modalidade VESTIBULAR PADRÃO:
Voltada apenas para candidatos que já concluíram ou que estiverem no último ano do Ensino Médio. O conteúdo da prova é referente a todas as séries do Ensino Médio.
- Modalidade SERIADO:
Dividida em 3 fases, cada uma é voltada apenas para candidatos na respectiva série do Ensino Médio. Na Fase 1, o conteúdo da prova é referente à primeira série do Ensino Médio; Fase 2, referente à segunda série e, na Fase 3, a prova será sobre o conteúdo da última série do Ensino Médio. Apenas na última fase dessa modalidade, o candidato escolhe o curso e cotas às quais deseja concorrer.
- Modalidade TREINEIRO:
Direcionada para candidatos que não podem participar do Seriado e que não terão concluído o Ensino Médio até a matrícula. Assim como no Seriado, o candidato não escolhe o curso que deseja, porém, após a divulgação do resultado do Vestibular, é divulgada a simulação da classificação do candidato para todas as opções disponíveis, comparando ao resultado do Vestibular.
- Modalidade VAGAS REMANESCENTES:
Vagas Remanescentes são aquelas não ocupadas após a convocação de todos os classificados nos peixeira seletivos de ingresso nas séries iniciais dos cursos da Unioeste ou decorrentes de cancelamentos, abandono ou transferência nas séries posteriores dos cursos da Unioeste.
Por meio de Edital próprio, a seleção é realizada nos termos de Resolução específica, ambos disponíveis em www.unioeste.br/uniomais,
No ato da inscrição no Vestibular, não há seleção de opção de curso e sua participação não desobriga o candidato de inscrever-se na seleção destinada para ocupação das vagas remanescentes, momento em que registrará a opção desejada, devendo submeter-se ao respectivo normativo.
- Inscrição gratuita:
A gratuidade da inscrição é por curso e por renda (via CadÚnico). A gratuidade por curso é automática e não precisa ser solicitada.
Para solicitação de gratuidade da inscrição por renda é obrigatória a seleção em campo específico no ato da inscrição.
Para se cadastrar ou atualizar as informações no CadÚnico é necessário procurar o órgão de Assistência Social do seu município, como o CRAS (Centro de Referência à Assistência Social).
- Vaga para Escola Pública (vaga EP):
O candidato que optar por concorrer à vaga EP, deve estar ciente que, em caso de convocação para matrícula, deverá comprovar que cursou todo o Ensino Médio em Escola Pública e que não possui curso de graduação concluído.
- Vagas para pretos e pardos (vaga PP):
Apenas a pessoa que se autodeclare preta ou parda, pode concorrer à vaga PP, desde que tenha cursado o Ensino Médio, inteiro e exclusivamente, em escola pública do Brasil, e que não tenha concluído curso de graduação.
Considera-se preto ou pardo o candidato que se autodeclarar de etnia negra e que possa ser identificado por ser possuidor de cor de pele preta ou parda, e que tenha outros traços fenotípicos que o identifiquem como pertencente ao grupo racial negro. A ascendência não é considerada.
A validação da autodeclaração é realizada por comissão ou banca própria instituída para este fim, sendo penalizada com a inaptidão à vaga no caso de não aprovação ou o não comparecimento quando convocado.
- Vaga para a Pessoa com Deficiência (vaga PCD):
Apenas a pessoa com deficiência, nos termos da legislação em vigor, pode concorrer à vaga PcD.
Para validar essa condição é necessária a comprovação prevista em Edital.
- Aparelho para surdez:
Caso utilize aparelho para surdez, será necessária a apresentação de laudo médico para comprovar essa necessidade.
- Candidato armado:
O candidato armado que por necessidade profissional portar arma, deve registrar essa informação no ato da inscrição, comprovando-a nos termos do Edital, e no dia da prova, comparecer à Coordenação para identificar-se e retirar o porta-objeto para guarda da arma, a qual deve ser desmuniciada e mantida consigo nessa condição até a saída do local de prova.
- Valor renda familiar:
Conforme Lei nº 13.184, de 04 de novembro de 2015, "No caso de empate no processo seletivo, as instituições públicas de ensino superior darão prioridade de matrícula ao candidato que comprove ter renda familiar inferior a dez salários-mínimos, ou ao de menor renda familiar, quando mais de um candidato preencher o critério inicial".
Para atendimento desta Lei, o candidato deve declarar sua renda familiar neste campo, devendo ser inferior a dez salários-mínimos e, se convocado, apresentar toda a documentação comprobatória constante do Edital.
Uma vez realizada a inscrição, o candidato deve observar o seguinte:
Ficha de Inscrição
- Não há a necessidade de apresentar a Ficha de Inscrição no dia de prova.
- Para acesso à sala de prova, o candidato deve apresentar apenas seu documento de identificação oficial, original e com foto e, preferencialmente, aquele que foi informado no preenchimento de sua inscrição.
- Errou alguma coisa durante o preenchimento do formulário? Não se preocupe: basta acessar a inscrição novamente e corrigir a informação. Mas atenção! Isso só é possível durante o período de inscrição.
Pagamento da taxa de inscrição
- O valor para PAGAMENTO PADRÃO da taxa de inscrição é de R$ 199,00 (cento e noventa e nove reais), e deve ser realizado até a data de vencimento que consta no documento com o código disponibilizado ao término da inscrição, o qual deverá ser realizado em instituição credenciada, atentando-se às observações e instruções disponíveis.
- Também é possível o PAGAMENTO COM CARTÃO DE CRÉDITO. Para essa modalidade o valor é de R$ 199,00 (cento e noventa e nove reais), sendo obrigatório seguir os procedimentos específicos indicados ao término do preenchimento do formulário de inscrição, além de ser possível o parcelamento em duas vezes.
- Para as modalidades SERIADO, TREINEIRO e VAGAS REMANESCENTES, é cobrada uma taxa especial no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais).
- Após três dias da data do pagamento da taxa de inscrição, consulte a situação de inscrição na Área do Candidato.
- Caso sua inscrição ainda não conste como válida, digitalize seu comprovante de pagamento e envie-o para
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , informando seu nome completo, anexando, também, o PDF de sua ficha de inscrição.
Inscrição Gratuita
- A gratuidade da taxa de inscrição é concedida por curso e pelo CadÚnico.
- Por curso, conforme decisão do Conselho Universitário, os cursos a seguir tem inscrição gratuita:
- Câmpus Cascavel: Ciências Biológicas (Licenciatura); Enfermagem; Engenharia Agrícola; Geografia (Licenciatura); História; Letras (Português/Espanhol, Português/Inglês e Português/Italiano); Matemática; Pedagogia/Matutino e Pedagogia/ Noturno;
- Câmpus Foz do Iguaçu: Enfermagem; Hotelaria; Letras (Português/Espanhol e Português/Inglês); Matemática; Pedagogia e Turismo;
- Câmpus Francisco Beltrão: Geografia (Bacharelado e Licenciatura); Nutrição; Pedagogia (Matutino e Noturno) e Serviço Social;
- Câmpus Marechal Cândido Rondon: Educação Física; História; Letras (Português/Espanhol e Português/Inglês);
- Câmpus Toledo: Aquicultura/Engenharia de Pesca; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Engenharia Química; Filosofia (Matutino e Noturno); Química (Bacharelado e Licenciatura); Secretariado Executivo Trilíngue e Serviço Social.
- Pelo CadÚnico, a gratuidade é concedida aos candidatos que estiverem inscritos e enquadrados nas regras do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
- A informação sobre a concessão da gratuidade é atualizada, em até 48 horas, no campo “Situação da Inscrição” do sistema de inscrição disponível em unioeste.br/vestibular.
- Conseguiu a gratuidade? Não precisa fazer mais nada, nem enviar qualquer documento adicional. Apenas aguarde a publicação do ensalamento para verificar seu local de prova.
- Não conseguiu? Reimprima sua inscrição e um novo código será gerado para pagamento. Cuidado com a data limite prevista em Edital.
Envio de Arquivos
Conforme Edital, em algumas situações é necessário o envio de arquivos.
Observe os prazos definidos. Cada situação tem prazo definido e o envio deve respeitar esse prazo.
Para envio de arquivo, acesse o sistema de inscrição, identifique sua inscrição e siga esses passos: AÇÃO > ENVIAR ARQUIVO > ABRIR > TIPO DE ARQUIVO > ESCOLHER ARQUIVO > SALVAR.
Após o envio, o arquivo estará relacionado em ARQUIVOS ENVIADOS e, para conferir se está tudo certo com o arquivo, você pode baixá-lo. Se identificar algum problema, é possível remover o arquivo.
Não é possível enviar mais de um arquivo para um mesmo tipo, sendo que, a cada novo envio, o arquivo anterior será substituído.
Caso esteja enviando documentos com frente e verso ou com mais de uma página, você deve digitalizá-los, unindo-os num mesmo arquivo para envio.
Não são considerados documentos que impossibilitem a legibilidade de seu conteúdo.
Gabarito Provisório – Nota da Redação – Recursos
Fique atento às datas definidas em edital para verificar as publicações disponibilizadas e não perder os prazos para recurso referente aos gabaritos provisórios ou nota de redação.
Resultado do Concurso Vestibular
O resultado será divulgado conforme previsto em edital e será publicado em listas impressas disponibilizadas nos câmpus da Unioeste, pela imprensa e na página do Vestibular.
É possível que seja programado um evento público para divulgação do resultado. Fique atento às publicações em nosso site.
Ensalamento do candidato
A partir da data prevista em edital, o candidato deve verificar o local onde fará as provas (cidade, instituição e sala). Para isso, acesse www.unioeste.br/vestibular.
Data e Horário das provas
As provas serão realizadas em fase única, no dia 7 de dezembro de 2025, divididas em duas etapas: manhã e tarde, cuja participação é obrigatória EM AMBAS. Atenção para os horários de abertura e fechamento dos portões!
PRIMEIRA ETAPA – MANHÃ
Abertura dos Portões: 7:30 horas
Fechamento dos Portões: 8 horas
Tempo de Prova: 3 horas
SEGUNDA ETAPA – TARDE
Abertura dos Portões: 13:30 horas
Fechamento dos Portões: 14:00 horas
Tempo de Prova: 4 horas
Lembretes para o dia de prova!
- Não esqueça de levar sua caneta esferográfica na cor azul escura ou preta. Ela deve ter o tubo plástico, transparente e sem nada que impeça de ver seu interior, nem possuir qualquer mecanismo adicional. A tampa deve ser retirada.
- Precisa se alimentar durante a prova? Tudo bem, mas o alimento deve estar desembalado e acondicionado em recipiente translúcido, fechado, permitindo a visualização de seu conteúdo. Atenção! O candidato deve se retirar da sala para se alimentar e o alimento não pode produzir ruído ou cheiro no ambiente de prova.
- Quer levar sua garrafinha de água? Sem problemas! Mas ela também deve ser transparente, incolor, sem rótulo, desenho ou adesivos e seu conteúdo deve estar visível.
- Se precisar sair da sala, manifeste sua intenção levantando a mão e aguarde a autorização sentado em seu lugar. Alguém da fiscalização lhe conduzirá e acompanhará até seu retorno.
- Cuidado com o preenchimento do cartão-resposta! Cada questão tem apenas uma alternativa correta e o quadrículo da questão deve ser totalmente preenchido. Não faça apenas um X.
Para acessar o conteúdo programático das provas acesse o seguinte link:
https://www.unioeste.br/portal/publicacoes-do-ingresso/publicacoes-vestibular-2026/77473-vestibular-unioeste-2026-conteudo-programatico-atualizado
Na área do candidato será possível:
- Consultar a situação da inscrição;
- Visualizar e imprimir sua ficha de inscrição;
- Alterar dados da sua inscrição (durante o período de inscrições);
- Enviar arquivos solicitados em edital;
- Outras consultas e ações disponibilizadas ao longo do processo.
No dia das provas, é possível levar consigo seu caderno de provas. Dessa forma, você poderá conferir suas respostas com o gabarito definitivo e a planilha abaixo pode ser preenchida para cálculo manual do desempenho no Vestibular:
| CÁLCULO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS | ||||
| Matéria | Quantidade de Questões | Quantidade de Acertos | Valor da Questão | Pontuação na Matéria |
| Biologia | 9 | |||
| Filsofia | 9 | |||
| Física | 9 | |||
| Geografia | 9 | |||
| História | 9 | |||
| Língua Estrangeira | 9 | |||
| Língua Portuguesa | 9 | |||
| Matemática | 9 | |||
| Química | 9 | |||
| Sociologia | 9 | |||
| Total de pontos na Prova de Conhecimentos Gerais | ||||
| CÁLCULO DA PONTUAÇÃO FINAL | |
| Pontuação obtida na Prova de Conhecimentos Gerais | |
| Pontuação obtida na Prova de Redação (Nota de Redação x 9 pontos) |
|
| TOTAL FINAL | |
Para preencher a planilha acima e realizar o cálculo de sua pontuação, lembre-se:
- O valor padrão de cada questão é 20 pontos, porém, nas matérias específicas do curso, a questão vale 50 pontos.
- Verifique quais matérias são consideradas específicas para o seu curso, na tabela disponível no link: https://www.unioeste.br/portal/vestibular-2026/cursos.
- A nota da redação varia de zero a 100, e sobre ela é aplicado um peso de 9 pontos, podendo totalizar até 900 pontos.
As convocações para a matrícula dos candidatos classificados no limite das vagas e dos candidatos subsequentes serão, exclusivamente, referentes à classificação do Concurso Vestibular 2026; realizadas nas datas constantes do calendário de matrícula para o ano letivo de 2026, que será publicado em www.unioeste.br/matriculas.
Perderá o direito à vaga o candidato que, convocado para a matrícula,
deixar de efetuá-la no prazo estabelecido
Após a efetivação da matrícula, os alunos deverão, obrigatoriamente, confirmar sua matrícula nos prazos previstos em calendário ou em edital.
O aluno que não confirmar sua matrícula
perderá o direito à vaga.
A Unioeste convoca automaticamente todos os candidatos classificados na 1ª Chamada e Lista de Espera em cada edital, para o envio da documentação necessária para a matrícula (respeitando-se o limite de vagas). O envio da documentação indica o interesse na vaga, independentemente da posição do candidato na classificação.
- Classificados(as) em 1ª Chamada: Aqueles que obtiverem o status de "Documentação Deferida" e estiverem dentro do limite de vagas terão sua matrícula efetivada automaticamente, com o status de "Matrícula Concluída".
- Classificados(as) em Lista de Espera: Aqueles que obtiverem o status de "Documentação Deferida" serão matriculados automaticamente, apenas se houver vagas não preenchidas, respeitando a ordem de classificação e as demais regras disponibilizadas em edital ou manual próprio quando da convocação.
Outras informações referentes à matrícula
Esclarecimentos também poderão ser obtidos junto à Coordenação Acadêmica do Câmpus, pessoalmente, ou pelos telefones:
Câmpus de Cascavel: (45) 3220-7241, 3220-3203, 3220-3204
Câmpus de Foz do Iguaçu: (45) 3576-8150, 3576-8103 e 3576-8108
PTI: 3576-8146
Câmpus de Francisco Beltrão: (46) 3520-4804 e 3520-4805
Câmpus de Marechal Cândido Rondon: (45) 3284-7829
Câmpus de Toledo: (45) 3379-7018 e 3379-7102