Image

Campus de Marechal Cândido Rondon - Cursos

 

Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas e Língua Alemã

Campus: Campus de Marechal Cândido Rondon Centro: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras Turno: Noturno Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 8 anos Formação: Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas e Língua Alemã Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
A habilitação em Língua Alemã foi implantado no ano de 2003.
Perfil do Profissional O graduado em Letras, além de professor e educador, é um especialista da linguagem. Campo de Atuação Os principais campos de trabalho são: a docência em letras (línguas e literaturas) no ensino fundamental (5º a 8ª série) e no ensino médio; a docência em escolas de línguas estrangeiras e, como tradutor, revisor ou redator em instituições de representação profissional administrativas em órgãos públicos (inclusive em secretarias de escolas, colégios e universidades) ou em variadas empresas ou instituições de caráter social, como sindicatos, cooperativas, ONGs, órgãos de imprensa escrita e mídia em geral. Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 219 Diário Oficial do Estado - 02/12/2020

Coordenação
Paulo Cezar Konzen
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 45 32847845


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005200820112014
3452

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 085/2023-CEPE de 29/06/2023

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Fonética e Fonologia68Semestral1º ano Modelos teóricos e os conceitos referentes à fonética e à fonologia da Língua Portuguesa, em consideração aos aspectos sócio-políticos afetos à ordem étnico-racial do sistema linguístico, e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem de escrita alfabética da língua. 
História da Língua Portuguesa68Semestral1º ano Variação e mudança linguística, linguística histórica e constituição do léxico da língua portuguesa, relacionadas à diversidade étnico-racial, às culturas indígenas e afro-brasileiras, às políticas linguísticas de países lusófonos e a tópicos da história do Paraná. 
Introdução aos Estudos Literários136Anual1º ano Os elementos do discurso literário (estrutura e efeitos estéticos) em romances, poemas, contos e peças de teatro, considerando os seus fundamentos e metodologias, com destaque para o contexto histórico-social e para o seu caráter interdisciplinar. 
Leitura e Produção Textual68Anual1º ano As concepções de leitura e de texto e a prática escolar e acadêmica relativa a ele, bem como as especificidades linguísticas e organizacionais do discurso científico, abordando temas transversais como diversidade de faixa geracional e sociocultural. 
Literatura Infantojuvenil136Anual1º ano As origens da literatura infantil e Infantojuvenil brasileira e a sua manifestação como linguagem literária e como produção estética relativa ao contexto histórico-social, observando a diversidade étnico-racial e de gênero e as práticas de leitura no universo escolar. 
Língua Alemã I136Anual1º ano A história da língua alemã, tópicos de sua fonética/morfologia/sintaxe/gramática e expressões, enunciados e textos do cotidiano, abordando gêneros textuais e discursivos diversos e temas transversais como meio ambiente. 
Psicologia da Educação68Anual1º ano A psicologia científica e os seus pressupostos históricos, teorias e fundamentos, os seus conceitos sobre o desenvolvimento, a aprendizagem e a ação docente, o desenvolvimento e a aprendizagem como temas da Psicologia e a epistemologia genética e o sociointeracionismo e suas contribuições para o planejamento, para a organização e para a execução da prática pedagógica. 
Argumentação e Retórica68Semestral2° ano A atividade de argumentação como persuasão e convencimento por meio da proferição, avaliação e produção de textos/discursos argumentativos sobre temas como direitos humanos, diversidade, gênero e religião. 
Didática I68Anual2° ano A didática como ciência, seus fundamentos e múltiplas dimensões, a constituição de seu objeto de estudo, a relação entre a teoria e a prática e professor-aluno, a educação inclusiva e a igualdade de direitos frente à diversidade sociocultural, étnico-racial, de gênero e afetivo-sexual. 
Estudos Sociolinguísticos68Semestral2° ano A variabilidade, a regularidade e a mutabilidade das línguas naturais, considerando a articulação das dimensões políticas, culturais e sociais, conforme diferentes teorias linguísticas, aplicadas à descrição científica e ao ensino considerando-se as relações étnico-culturais e os direitos humanos. 
Linguística Textual68Semestral2° ano A coesão e a coerência textuais como fatores constituintes da textualidade e o estudo do texto nos eixos: leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica), oralidade e análise linguística/semiótica em consideração às práticas políticas afetas às relações étnico-raciais que permeiam o processo de escritura. 
Literatura Brasileira I136Anual2° ano As primeiras manifestações literárias do Período Colonial até à literatura do Realismo, relacionando suas especificidades étnico-raciais, de gênero e de religião ao contexto histórico-social brasileiro. 
Língua Alemã II136Anual2° ano A gramática/sintaxe/morfologia da língua alemã e os enunciados/textos de maior elaboração gramatical/lexical/fonológica, observando temas como relações étnico-raciais. 
Morfossintaxe68Semestral2° ano Os processos de formação de palavras, as suas diferentes classes e as relações de coordenação e subordinação da língua portuguesa, contemplando temas transversais como a diversidade de gênero e racial. 
Teoria da Literatura68Anual2° ano Os pressupostos teóricos dos estudos literários, os seus fundamentos e as suas metodologias e as relações entre a Literatura e as outras artes, destacando, de acordo com o contexto histórico-social, as relações étnico-raciais e o seu caráter interdisciplinar e consideração à história e cultura afro-brasileiras e africanas. 
Didática II68Anual3° ano A função social da escola, pressupostos teórico-metodológicos da ação docente e da práxis pedagógica, o projeto pedagógico do curso, o currículo escolar e o planejamento didático-pedagógico, o plano de ensino, a aprendizagem significativa e a avaliação da aprendizagem. 
Gêneros Discursivos68Semestral3° ano Perspectivas epistemológicas e metodológicas relativas aos gêneros discursivos e a relação entre gêneros e ensino de língua em face da conexão entre as práticas de linguagem (leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica); da mobilização de diferentes saberes e da contextualização das diferentes práticas. Reflexão sobre aspectos concernentes aos direitos humanos, e aspectos sócio-políticos implicados na docência. 
Literatura Brasileira II136Anual3° ano O Pré-modernismo e o Modernismo brasileiros e os seus grupos e tendências, com vistas à releitura do cânone literário e da identidade cultural brasileira, levando em conta a diversidade étnico-racial e de gênero, a sua inserção no contexto histórico-social e tópicos da história do Estado do Paraná. 
Língua Alemã III136Anual3° ano Estruturas gramaticais/sintáticas/lexicais de maior complexidade da língua alemã e noções de linguística textual e de variação linguística, observando temas transversais como relações étnico-raciais e direitos humanos. 
Prática de Ensino/Estágio Supervisionado em Língua Alemã I115Anual3° ano As teorias de aquisição e de aprendizagem de língua estrangeira, as correntes linguísticas subjacentes e as abordagens e/ou métodos de ensino para a realização do estágio supervisionado e para a abordagem de temas como orientação sexual e pluralidade cultural. 
Prática de Ensino/Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I230Anual3° ano A prática docente de língua portuguesa e de literatura nas séries finais do ensino fundamental, considerando a temática dos direitos humanos, diversidade e meio ambiente, e a realização do estágio supervisionado no ensino fundamental (séries finais). 
Teorias Linguísticas68Semestral3° ano A língua/linguagem e os métodos de sua investigação científica, o processo de constituição da linguística moderna e as perspectivas descritivistas e funcionalistas, bem como a relação destas com o ensino e temas afetos aos direitos humanos. 
Análise do Discurso68Semestral4° ano Os princípios da Análise de Discurso de Linha Francesa na formação docente e os processos de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na escola em observação à análise dos discursos relativos à diversidade social e educacional, étnico e raciais sob a égide dos discursos de direitos humanos. 
Filosofia da Linguagem68Semestral4° ano As concepções de linguagem idealista, estruturalista e interacionista e a reflexão sobre as suas consequências pedagógicas para o estudo da língua/linguagem, em face dos temas relativos aos direitos humanos e à diversidade social. 
Libras68Semestral4° ano O processo educacional do surdo no Brasil e a trajetória da Libras, os conceitos de “sujeito surdo”, “identidade”, “cultura”, “educação bilíngue” e “língua(gem)”, a linguística da Libras e sua especificidade gramatical e de estrutura espaço-visual, enfocando o tema transversal dos direitos humanos com ênfase sobre as pessoas com deficiência. 
Literaturas Portuguesa e Afro-Portuguesa68Anual4° ano Autores e obras representativos das literaturas de Portugal, Angola, Cabo-Verde, Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, considerando as particularidades étnico-raciais, de gênero, religião e direitos humanos na relação colonizador-colonizado. 
Literaturas de Língua Alemã68Semestral4° ano A literatura alemã, as principais correntes literárias, os autores representativos e as obras importantes, observando os temas da pluralidade cultural, do trabalho e do consumo. 
Léxico-Semântica68Semestral4° ano Sócio-história do léxico relacionada à diversidade étnico-racial e à história do Paraná. Estrangeirismo, preconceito linguístico e políticas linguísticas. A seleção lexical nos gêneros discursivos e na avaliação de textos escolares e o ensino interdisciplinar. 
Língua Alemã IV68Semestral4° ano As competências linguísticas/comunicativas/discursivas em grau mais complexo, centradas em temas da cultura alemã, da orientação sexual e da pluralidade cultural. 
Prática de Ensino/Estágio Supervisionado em Língua Alemã II115Anual4° ano As novas tecnologias, metodologias e abordagens de ensino de língua e a prática docente em língua alemã, as políticas linguísticas e os documentos oficiais de ensino de língua estrangeira, considerando temas transversais como relações étnico-raciais. 
Prática de Ensino/Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II230Anual4° ano : A prática docente de língua portuguesa e de literatura no ensino médio, focando o tema dos direitos humanos, da diversidade social e do meio ambiente, e a realização do estágio supervisionado no ensino médio. 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Clarice Cristina CorbariDoutorado55 45 32847845Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Elisângela RedelDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2326208559545945
Juliana de Sá FrançaDoutorado55 45 32847845Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lara Frutos GonzálezDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/7733453338039721
Luciane Thomé SchröderDoutorado55 45 32847845Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Miria Gundt PappEspecializaçãoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5341869980016666
Mirian SchröderDoutorado55 45 32847845Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2511492778822888
Márcia Sipavicius SeideDoutorado55 45 32847845Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/4504090079299411
Osnir Pereira BarbosaDoutorado55 45 32847845Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/4785512949296700
Paulo Cezar KonzenDoutorado55 45 32847845Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/3484946334408428
Rafael de Souza Bento FernandesDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9990747028801215
Rodrigo Smaha LopesDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Valdenir de Souza PinheiroMestrado55 45 32847845Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Verônica Pereira Coitinho ConstantyDoutorado55 45 32847928Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5146669341913330

Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio30/06/2005Resolução 227/2005-CEPE
Regulamento de estágio27/07/2017Resolução 184/2017-CEPE

Projetos de Ensino
Titulo Tipo Início Coordenador
Observatório pedagógico do Curso de Letras/2023Projetos de Ensino - 20.359.126-8/202301/06/2023 - Atividade em AndamentoMárcia Sipavicius Seide


Fonte: Academus; Curso MCR0034 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024


Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.