Educação Física
Campus: Campus de Marechal Cândido Rondon
Centro: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Licenciado em Educação Física
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1984.
Perfil do Profissional O egresso do curso de Educação Física licenciatura corresponde a um profissional educador com forte caráter humanista e reflexivo, integrado à educação. Campo de Atuação O campo de trabalho do licenciado é o ambiente escolar, nos níveis de ensino fundamental e médio. Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 185 Diário Oficial do Estado - 20/12/2022
O Curso
Implantado no ano de 1984.
Perfil do Profissional O egresso do curso de Educação Física licenciatura corresponde a um profissional educador com forte caráter humanista e reflexivo, integrado à educação. Campo de Atuação O campo de trabalho do licenciado é o ambiente escolar, nos níveis de ensino fundamental e médio. Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 185 Diário Oficial do Estado - 20/12/2022
Coordenação
Gustavo André Borges
Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 45 32847858
Gustavo André Borges
Email:
Telefone: 45 32847858
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2004 | 2011 | 2014 | 3 | 4 | 3 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 244/2018-CEPE de 06/12/2018
Projeto Político-Pedagógico Resolução 244/2018-CEPE de 06/12/2018
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Atletismo | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudo da evolução histórica do atletismo e suas relações educacionais. Práticas pedagógicas para o ensino de seus elementos fundamentais técnicos e táticos, como prática escolar e de iniciação. Estudo da estrutura funcional da modalidade relacionado às regras e regulamentações, a arbitragem e a organização de eventos. |
Bases Biológicas da Atividade Física | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudo da estrutura e propriedades das biomoléculas: Modelos celulares. Estruturas e função das membranas celulares, citoesqueleto e Organelas celulares. Bioenergético celular em aerobiose e anaerobiose. Análise dos aspectos básicos de histologia. Tendências genéticas. Entendimento das modificações estruturais e funcionais sofridas pelos diferentes tecidos em diferentes níveis de atividades físicas e esportivas. |
História e Teoria da Educação Física | 102 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudo da Educação Física a partir de referenciais da História e da Filosofia. História e historiografia da Educação Física e do esporte. Jogos Olímpicos antigos e modernos. Movimentos ginásticos no mundo e no Brasil. Epistemologia e Educação Física. Concepções do humano e de corpo em relação à Educação Física. Concepções de ética e em relação ao esporte e à atuação profissional em Educação Física. |
Recreação e Lazer | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudo e reflexão das distintas concepções sócio culturais de lazer e recreação, alicerçada na discussão de distintos aspectos conceituais do lazer e da recreação enquanto campos de estudos. Análise de suas implicações no âmbito educativo e sua relação com as diversas manifestações da cultura corporal de movimento. Aproximação as diferentes experiências vinculadas às atividades recreativas e de lazer na educação e na Educação Física escolar. |
Ritmos e Danças | 102 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Estudos relativos aos diferentes conhecimentos da rítmica a partir de abordagens históricas, sociais e culturais, buscando entendimento interdisciplinar e enfatizando as relações étnico-raciais. Abordagem sobre a estrutura do elemento ritmo em relação ao movimento e a música, e suas diferentes formas de manifestações na vida do ser humano. Construção de vivências ritmo-motoras relacionadas à cultura folclórica, popular, erudita e de massa, utilizando diferentes processos de ensino-aprendizagem. A educação rítmica relacionada a educação musical para promover o desenvolvimento e a educação integral do ser humano. A dança no contexto cultural internacional, brasileiro e paranaense. |
Anatomia Humana Aplicada a Atividade Física | 102 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Estudo das estruturas e funções dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo humano. Estudo do aparelho locomotor, cardiovascular, respiratório, digestório e nervoso. Análise da estrutura anatômica e sua relação com o movimento humano. |
Ginásticas | 102 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Abordagem histórica e contemporânea das diversas manifestações e formas de ginásticas. Estudo das capacidades físicas e habilidades motoras presentes nas atividades ginásticas. Classificação, conceituação, descrição e produção de atividades e exercícios ginásticos. Práticas pedagógicas para o ensino das Ginásticas no contexto escolar e na iniciação. |
Pedagogia do Esporte | 34 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Compreensão geral sobre esporte e categorias de modalidades esportivas. Estudo da estruturação do processo de ensino-aprendizagem da iniciação esportiva universal e das diferentes modalidades esportivas e práticas corporais em geral, no que diz respeito a conteúdos, etapas, abordagens metodológicas e procedimentos pedagógicos. |
Práticas Corporais de Aventura | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Estudo dos aspectos históricos e conceituais das práticas corporais de aventura. Discussões sobre as possibilidades de realização das práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, pautadas nos princípios da educação ambiental. Análise e reflexão das práticas pedagógicas para inserção das práticas corporais de aventura no ambiente escolar. |
Sociologia da Educação Física | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | História do Paraná e da região Oeste desse Estado. Estudo da educação física a partir dos referenciais da antropologia e da sociologia: concepções de ciência social, de cultura, de sociedade e de ideologia. Estudo do corpo humano como construção social: concepções e manifestações da corporeidade na sociedade atual. Estudo do esporte e de práticas corporais na sociedade contemporânea em relação ao lazer e à saúde: gênero, etnia, política, educação, história e cultura afro-brasileira, meio ambiente, direitos humanos e assédio sexual. Estudo da Educação Física contemplando a Educação Ambiental. |
Crescimento e Desenvolvimento Humano | 102 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estudo das bases teóricas do desenvolvimento humano. Estudo do crescimento físico e do desenvolvimento motor enquanto um processo multidimensional que envolve os aspectos biológicos, cognitivos, afetivos e ambientais. Conhecimento e compreensão das fases e estágios do desenvolvimento e seus fatores influentes. Avaliação do processo de crescimento, desenvolvimento e maturação do ser humano. |
Didática da Educação Física | 102 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estudo da relação Educação/ |
Libras | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Concepção da Língua Brasileira de Sinais e sua contribuição na sociedade inclusiva. Conceitos e habilidades necessárias para a aquisição da LIBRAS. Conteúdos gerais para comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. Estudo para encaminhamentos teórico e metodológico de estudantes surdos inclusos na educação básica. |
Primeiros Socorros | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estudo do processo saúde com função educadora e profilática através da higiene pessoal, social e geral. Análise e prática dos conhecimentos básicos em socorros de urgência através de estudos sobre temas da medicina preventiva em situações de acidentes escolares e domiciliares. |
Voleibol | 68 | Semestral | 2º ano 1º semestre | Estudo da estrutura formal e, sobretudo, da dinâmica funcional do voleibol, englobando aprendizagem e vivência de regras, técnicas, táticas e estratégias básicas. Conhecimento de propostas e adaptações pedagógico-metodológicas voltadas às diferentes faixas etárias (anos escolares e formação esportiva de contraturno em longo prazo). |
Controle e Aprendizagem Motora | 102 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudo de teorias sobre a aquisição de habilidades motoras. Compreensão das funções neuromotoras e alterações subjacentes aos processos de controle e coordenação dos movimentos. Estágios de aprendizagem e de controle motor. Formas de organização, instrução, acompanhamento e avaliação das práticas nos processos de ensino-aprendizagem de habilidades motoras. |
Fisiologia Humana | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudo das funções dos sistemas orgânicos, fontes energéticas e metabolismo celular. Estudo do funcionamento dos sistemas biológicos. Introdução a fisiologia do exercício. Análise das adaptações crônicas e agudas decorrentes do exercício e as adaptações termo regulatórias em crianças, jovens e adultos durante o esforço físico. Exercício e populações especiais. Avaliação e interpretação das respostas fisiológica ao esforço físico em crianças, jovens e adultos. Análise dos agentes estressores na atividade física de crianças, adolescentes e adultos. |
Handebol | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudo da evolução histórica da modalidade e sua relação educacional. Práticas pedagógicas para o conhecimento e ensino de seus elementos fundamentais técnicos e táticos, no contexto escolar e na iniciação. Estudo da estrutura funcional da modalidade relacionado às regras e regulamentações, à arbitragem e à organização protocolar. |
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras | 102 | Semestral | 2º ano 2º semestre | História e Cultura dos Jogos, Brinquedos e Brincadeiras e seus conceitos e concepções. Estudo e análise das relações entre o lúdico e a escola no contexto da Educação Física e sua Prática Pedagógica no ambiente Escolar. As relações étnico-raciais no ensino e na cultura dos jogos, brinquedos e brincadeiras. |
Legislação, Ética e Políticas Educacionais | 68 | Semestral | 2º ano 2º semestre | Estudo da constituição e consolidação do modo de produção capitalista nos seus imbricamentos com a instituição sistemática e orgânica da escola no Brasil e seus desdobramentos político-pedagógicos a partir dos anos trinta. Estudo da organização escolar nos níveis Fundamental e Médio e da eticidade da educação nos contextos da Educação Física. Estudo dos direitos humanos. |
Prática de Ensino na Educação Infantil | 104 | Anual | 3º ano | Prática de docência orientada da educação física na educação infantil. Reflexão e análise do cotidiano escolar e sua articulação com a realidade cultural e social. Planejamento e atuação docente na forma de estágio supervisionado em unidades escolares. |
Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 104 | Anual | 3º ano | Prática de docência orientada da educação física no ensino fundamental dos anos iniciais (1º ao 5º). Reflexão e análise do cotidiano escolar e sua articulação com a realidade cultural e social. Planejamento e atuação docente na forma de estágio supervisionado em unidades escolares. |
Atividade Física e Pessoas com Deficiência | 102 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Compreender a conceituação, integração e a inclusão das pessoas com deficiência. Considerações históricas e sociais. Fundamentos das características das deficiências físicas, sensoriais e cognitivas. Estudo das relações da educação física e deficiência com à intimidação sistemática (bullying). Âmbitos de atuação (escolar, esportivo e recreacional). Discussão da prática pedagógica em Educação Física envolvendo pessoas com deficiência. |
Educação Física e Saúde | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Estudo das abordagens epistemológicas sobre Saúde e Educação Física. Estudo, análise e aplicação dos aspectos relacionados com a qualidade de vida e saúde na Educação Física Escolar. Conhecimento das questões sociais, culturais, ambientais e éticas da Educação Física e da Saúde. Estudo das relações da educação física e saúde com à intimidação sistemática (bullying). Discute as tendências e programas de Educação Física Escolar na promoção da saúde. |
Futsal e Futebol | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Estudo da estrutura formal e, sobretudo, da dinâmica funcional do futsal e futebol, englobando aprendizagem e vivência de regras, técnicas, táticas e estratégias básicas. Conhecimento de propostas e adaptações pedagógico-metodológicas voltadas às diferentes faixas etárias (anos escolares e formação esportiva de contraturno em longo prazo). |
Lutas | 68 | Semestral | 3º ano 1º semestre | Estudo dos aspectos históricos e conceituais das lutas nas diversas culturas. Estudo, análise e reflexão sobre as práticas pedagógicas para a inserção das lutas nas aulas de Educação Física em contexto escolar. Discussão das questões étnico-raciais que envolvem o contexto das diferentes lutas. |
Basquetebol | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Estudo da estrutura formal e, sobretudo, da dinâmica funcional do basquetebol, englobando aprendizagem e vivência de regras, técnicas, táticas e estratégias básicas. Conhecimento de propostas e adaptações pedagógico-metodológicas voltadas às diferentes faixas etárias (anos escolares e formação esportiva de contraturno em longo prazo). |
Métodos de Pesquisa em Educação Física | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Apresenta os paradigmas da pesquisa científica. Discute as tendências e abordagens da pesquisa qualitativa e quantitativa em Educação Física e Esportes. Apresenta os métodos e procedimentos de pesquisa na Educação Física e Esportes. Fomenta a formação de uma atitude investigadora no campo do ensino-aprendizagem no ambiente escolar e não escolar. Diretrizes e normas de pesquisas envolvendo seres humanos. |
Optativa I | 68 | Semestral | 3º ano 2º semestre | ... |
Psicologia da Educação | 102 | Semestral | 3º ano 2º semestre | Estudo da psicologia do desenvolvimento e da psicologia da educação e suas relações com a prática pedagógica; das teorias de aprendizagem e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem e dos princípios da psicologia do esporte e do exercício. Estudo das relações da educação física e psicologia com à intimidação sistemática (bullying). Estudo da educação em direitos humanos. |
Prática de Ensino no Ensino Médio | 104 | Anual | 4º ano | Prática de docência orientada da educação física no ensino médio. Reflexão e análise do cotidiano escolar e sua articulação com a realidade cultural e social. Planejamento e atuação docente na forma de estágio supervisionado em unidades escolares. |
Prática de Ensino nos Anos Finais do Ensino Fundamental | 104 | Anual | 4º ano | Prática de docência orientada da educação física no ensino fundamental dos anos finais (6º ao 9º). Reflexão e análise do cotidiano escolar e sua articulação com a realidade cultural e social. Planejamento e atuação docente na forma de estágio supervisionado em unidades escolares. |
Seminário de Monografia | 68 | Anual | 4º ano | Elaboração e apresentação dos trabalhos monográficos de conclusão de curso. |
Esportes não Tradicionais | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | Estudo de modalidades esportivas não tradicionais, englobando conhecimento e vivência de regras, técnicas e táticas básicas, além de possíveis adaptações pedagógico-metodológicas que possam fornecer contributos para uma educação física mais ampla e democrática e para o fortalecimento da cultura e formação esportiva da sociedade. |
Optativa II | 68 | Semestral | 4º ano 1º semestre | ... |
Avaliação e Orientação do Treinamento Físico | 102 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Estudo dos princípios científicos do treinamento físico e dos procedimentos de avaliação física e motora para a orientação e prescrição da atividade física no ambiente escolar. |
Organização e Marketing da Educação Física | 68 | Semestral | 4º ano 2º semestre | Estudo dos conceitos de organização e marketing e suas diferentes formas de aplicação. Aprofundamento dos sistemas e formas de organização prática de eventos e competições esportivas, no contexto da Educação Física Escolar. Elaboração de projetos, busca de patrocínios e efetivação de incentivos para a escola. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Alberto Saturno Madureira | Pós-Doutorado | 55 45 32845030 | lattes.cnpq.br/4387065706686402 | |
Alvori Ahlert | Doutorado | 55 45 32847855 | ||
Arestides Pereira da Silva Júnior | Doutorado | 55 45 32847855 | lattes.cnpq.br/2172035925617965 | |
Dartel Ferrari de Lima | Doutorado | 55 45 32847855 | lattes.cnpq.br/3599842765051671 | |
Dayane Cristina de Souza | Doutorado | 55 45 32847855 | ||
Douglas Roberto Borella | Doutorado | 55 45 32847864 | lattes.cnpq.br/1797219491713504 | |
Evandra Hein Mendes | Doutorado | 55 45 32847855 | lattes.cnpq.br/9716570679234268 | |
Fernanda de Oliveira Michelan | Mestrado | lattes.cnpq.br/8971315373502170 | ||
Gabriela Simone Harnisch | Doutorado | 55 45 32847864 | lattes.cnpq.br/7118053149693982 | |
Gustavo André Borges | Doutorado | 55 45 32847858 | lattes.cnpq.br/8450697161244021 | |
Jorge Both | Doutorado | 55 45 32847940 | lattes.cnpq.br/9513144319502175 | |
José Carlos Mendes | Doutorado | 55 45 32847940 | lattes.cnpq.br/9934939158281294 | |
João Fernando Christofoletti | Doutorado | 55 45 32847841 | lattes.cnpq.br/5740674244821811 | |
Larissa Rosa da Silva | Doutorado | |||
Letícia Cristina Lima Moraes | Mestrado | lattes.cnpq.br/0972293569203588 | ||
Lilian Keila Barazetti | Doutorado | 55 45 32845030 | lattes.cnpq.br/0723806592364667 | |
Lucinar Jupir Forner Flores | Doutorado | 55 45 32847857 | lattes.cnpq.br/9155115767080843 | |
Maria Das Graças Anguera | Doutorado | 55 45 32847855 | lattes.cnpq.br/4494467297136936 | |
Oldemar Mazzardo Junior | Doutorado | 55 45 32847858 | lattes.cnpq.br/3389143585242443 | |
Ricardo Brandt | Doutorado | 55 45 32847940 | lattes.cnpq.br/0444897614413339 | |
Veronica Gabriela Silva Piovani | Doutorado | 55 45 32845030 | lattes.cnpq.br/8398891204906056 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Estágio | 24/09/2015 | Resolução 137/2015-CEPE |
Regulamento do Seminário de Monografia | 19/11/2015 | Resolução 193/2015-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso MCR0026 ; Grade 2019/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2023
Acessos: 453201