Image

Campus de Foz do Iguaçu - Cursos

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas

Campus: Campus de Foz do Iguaçu Centro: Centro de Educação, Letras e Saúde Turno: Matutino Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 7 anos Formação: Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
O curso de Letras - habilitação em Português foi implantado no no ano de1985 e a habilitação em Inglês no ano de 2003.
Perfil do Profissional O graduado em Letras, além de professor e educador, é um especialista da linguagem. Campo de Atuação Os principais campos de trabalho são: a docência em letras (línguas e literaturas) no ensino fundamental (5º a 8ª série), ensino médio; docência em escolas de línguas estrangeiras e como tradutor, revisor ou redator em instituições de representação profissional, administrativas em órgãos públicos (inclusive em secretarias de escolas, colégios e universidades) e em variadas empresas ou instituições de caráter social, como: sindicatos, cooperativas, ONGs, órgãos de imprensa escrita e mídia em geral. Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 123 Diário Oficial do Estado - 09/09/2021

Coordenação
Maridelma Laperuta Martins
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 45 35768128


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
44435

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 286/2016-CEPE de 08/12/2016

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Estudos Linguísticos I68Semestral1º ano 1º semestreHistória das ideias linguística: a linguagem como objeto da ciência. Os troncos linguísticos ameríndios. Os estudos pré-saussurianos: linguística histórica e comparada. Os estudos saussurianos e o Estruturalismo. O Funcionalismo e seus principais nomes. Chomsky e o Gerativismo. A Linguística textual. Campos da linguística. Articulação das práticas linguagem aos campos de atuação. 
Gramática da Língua Portuguesa I68Semestral1º ano 1º semestreGramática e língua: diferenciações. Os tipos de gramática: gramática normativa, histórica, internalizada, descritiva: postulados e justificativas. A fonética e a produção dos sons. A fonologia e o estudo dos fonemas. A morfologia e o estudo dos morfemas. Processos de formação de palavras (etimologia, neologia, empréstimo, derivação, composição). O estudo das classes de palavras: palavras lexicais e palavras gramaticais. Fonética, fonologia, morfologia e suas relações com o ensino de língua portuguesa e os campos de atuação. 
Leitura, Escrita e Oralidade I68Semestral1º ano 1º semestreConceitos de texto. Gênero discursivo. Produção de texto acadêmico no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa: leitura, escrita, oralidade, análise linguística/semiótica. Gêneros acadêmicos: resumo, resenha, fichamento, diário de leitura, exposição oral e seminário. 
Pluralidade Linguístico-Cultural, Política Linguística e Ensino68Semestral1º ano 1º semestreO panorama sociolinguístico brasileiro, as políticas linguísticas e sua relação com a formação do professor e o ensino-aprendizagem em contexto de diversidade, como o de fronteiras. 
Teoria Literária68Semestral1º ano 1º semestreApresentação de aspectos essenciais da teoria, análise e crítica literária. Estudo do texto poético, narrativo e dramático e as múltiplas camadas de sentido. 
História da Língua Portuguesa68Semestral1º ano 2º semestreA língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. Língua e mudança. Formação sócio-histórica da língua portuguesa. A língua latina clássica e vulgar: características linguístico-gramaticais. Metaplasmos. História da ortografia portuguesa – os acordos ortográficos. A língua portuguesa no mundo: as diversidades étnico-raciais envolvidas nas relações culturais e linguísticas da Língua Portuguesa. O português e as línguas indígenas – aspectos sociais e culturais. O português e as línguas africanas – aspectos sociais e culturais. O português brasileiro: aspectos sócio-históricos e linguísticos. A língua portuguesa e a História do Paraná: contrastes e variações socioculturais e linguísticas. 
História e Cultura de Língua Inglesa68Semestral1º ano 2º semestreA relação língua, cultura(s) e sociedade, com ênfase em cultura(s) de língua inglesa. A história da formação, difusão e mudança da língua inglesa (e cultura(s)) desde a Idade Média aos dias atuais, perpassando período colonial e pós-colonial em diversos países, como os do continente africano de herança colonial inglesa. O status da língua inglesa em diferentes países e culturas (língua nacional, língua oficial, língua franca, língua de instrução, língua de difusão científica, etc.), bem como língua de trocas internacionais em diversas partes do globo. O ensino de língua inglesa e cultura(s) de língua inglesa no Brasil, sua relevância no contexto mundial contemporâneo e em contexto de diversidade linguístico-cultural. 
Laboratório de Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa I68Semestral1º ano 2º semestrePrática de compreensão e produção oral em língua inglesa. Pronúncia, ritmo e entonação. Introdução à fonética e fonologia da língua inglesa: teoria e prática.  
Literatura de Língua Portuguesa I68Semestral1º ano 2º semestreEstudo de obras e autores significativos da literatura brasileira e portuguesa, bem como das diversas manifestações artísticas e culturais, das origens ao fim do século XIX. 
Língua Inglesa I68Semestral1º ano 2º semestreDesenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Gramática da língua inglesa. Introdução ao ensino e aprendizagem da língua inglesa: reflexão e prática. 
Didática34Semestral2° ano 1º semestreDidática e sua relação com as teorias pedagógicas. Didáticas de línguas: contexto sócio-histórico, teorias e ensino de línguas. Processo de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas e suas manifestações na pedagogia tradicional, pedagogia da escola nova, pedagogia tecnicista, pedagogia da qualidade total, pedagogia histórico-crítica. BNCC e a pedagogia das competências: uma análise crítica. 
Estudos Linguísticos II68Semestral2° ano 1º semestreTeorias enunciativas: os pressupostos das teorias enunciativas de Benveniste. A Sociolinguística (variação e contexto social). A língua e a relação com a história, sociedade, cultura e ideologia. Os estudos materialistas da linguagem: estudos soviéticos sobre a língua (Volochinov e o Círculo de Bakhtin), análise de discurso francesa; a questão da subjetividade a partir das relações históricas; a língua como materialidade das relações sociais. As práticas de linguagem e as relações com os campos de atuação. 
Literatura de Língua Inglesa I68Semestral2° ano 1º semestreA produção literária em língua inglesa desde a Idade Média até o início do século XIX. O estudo de textos literários de diversos gêneros em língua inglesa e seu contexto histórico, social, político e cultural de produção. Oficina de produção de textos literários em língua inglesa. 
Literatura de Língua Portuguesa II68Semestral2° ano 1º semestreLiteratura brasileira e portuguesa do início do século XX até 1945. Estudos de obras e autores representativos e relações com os campos de atuação. 
Políticas Educacionais34Semestral2° ano 1º semestreDeterminações socioeconômicas, políticas e culturais do sistema educacional brasileiro. Educação Brasileira - Legislação: princípios, organização, gestão e estrutura (Constituição Federal 1988 – Capítulo da Educação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1996; Plano Nacional de Educação em vigor). Análise da organização escolar do Sistema Estadual de Educação do Paraná. Direitos Humanos. Direitos Educacionais de Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas (ECA). Análise do processo histórico de elaboração e da implementação da BNCC (2017, 2018) e da participação da iniciativa privada nas definições do processo de formação humana na educação pública. 
Sociologia da Educação68Semestral2° ano 1º semestrePressupostos teóricos da Sociologia para a educação. Abordagens clássicas: ideologia e instituição social. Abordagens recentes: Disciplina, saber/poder. (Re)produção social e (re)produção cultural: desigualdade x diversidades - de gênero, de religião, geracional, cultural,etc). Educação e direitos humanos (educação especial e direitos de jovens e adolescentes). 
Gramática da Língua Portuguesa II68Semestral2° ano 2º semestreEstudo da sintaxe dentro da gramática descritiva. Sintaxe da oração: noção de sintagma; tipos de sintagma; funções sintáticas. Sintaxe do período: encaixamento; hipotaxe; parataxe. Reflexões sobre a oração e o período como unidades básicas da organização sintática do texto e seu papel na (re)construção dos sentidos do texto. As relações da linguagem com os campos de atuação. 
Laboratório de Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa II68Semestral2° ano 2º semestreContinuação da prática de compreensão e produção oral em língua inglesa. Pronúncia, ritmo e entonação. Fonética e fonologia da língua inglesa: teoria e prática.  
Leitura, Escrita e Oralidade II68Semestral2° ano 2º semestreProdução de texto acadêmico no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa: leitura, escrita, oralidade, análise linguística/semiótica. Gêneros acadêmicos: relatório, resumo expandido, ensaio, artigo científico. Gêneros acadêmicos do/no ambiente virtual. 
Língua Inglesa II68Semestral2° ano 2º semestreContinuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Gramática da língua inglesa. Ensino e aprendizagem da língua inglesa: reflexão e prática. 
Psicologia da Educação68Semestral2° ano 2º semestreAnálise da complexidade do objeto de estudo da Psicologia. Evolução histórica. Fundamentos da abordagem da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem como subsídio para o conhecimento teórico-metodológico na área educacional, possibilitando cuidar da saúde física e emocional de si e dos alunos, compreendendo a diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. Atividade de observação ou práticas experimentais sobre a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem com crianças e adolescentes matriculados ou não em escolas públicas ou privadas. Tópico em Educação Especial. 
Fundamentos de Ensino de Língua Inglesa68Semestral3° ano 1º semestreDomínios da Linguística Aplicada. Questões históricas, políticas, teóricas e práticas que envolvem o ensino da Língua Inglesa. Abordagens, métodos e técnicas para o ensino de Língua Inglesa. A aprendizagem de línguas adicionais. Políticas públicas para o ensino e aprendizagem da Língua Inglesa e formação de professores (PCN, DCE, entre outros). Fundamentos didáticos para a elaboração de planos de ensino, plano de trabalho docente e plano de aula. 
Fundamentos de Ensino de Língua Portuguesa68Semestral3° ano 1º semestreProfissão de professor de Língua Portuguesa no Brasil: percurso sócio-histórico e formação docente. Linguística Aplicada e ensino de Língua Portuguesa. Propostas curriculares de Língua Portuguesa: teorias subjacentes e saberes pedagógicos. Aula de Língua Portuguesa. Abordagens didático-metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa. Materiais didáticos de Língua Portuguesa. 
Leitura, Escrita e Oralidade III68Semestral3° ano 1º semestreTexto como unidade de trabalho/ensino. Gênero discursivo e ensino de língua portuguesa. Integração das práticas de linguagem aos campos de atuação social: leitura, produção de textos, oralidade/escuta e análise linguística/semiótica. Interfaces análise linguística, produção textual e revisão/reescrita. Propostas de didatização: gêneros discursivos e práticas de linguagem. 
Literatura Infantojuvenil68Semestral3° ano 1º semestreNoções introdutórias sobre as origens e gêneros tradicionais da literatura infantil. A literatura infantil e juvenil brasileira até a contemporaneidade e relações com os campos de atuação. Abordagens para o texto literário em sala de aula. 
Literatura de Língua Inglesa II68Semestral3° ano 1º semestreA produção literária em língua inglesa a partir do século XIX. O estudo de textos literários de diversos gêneros em língua inglesa e do contexto histórico, social, político e cultural de produção. Oficina de produção de textos literários em língua inglesa. 
Gramática da Língua Portuguesa III68Semestral3° ano 2º semestreA semântica e semantização: conceitos. Categorias semânticas: dêixis, referenciação, predicação, verificação, inferência, pressuposição, metáfora, metonímia, polissemia, conectividade, hipônimo, hiperônimo, campos lexicais e semânticos. Pragmática: a construção dos sentidos implícitos na interlocução. Performatividade e atos da fala. As práticas de linguagem e as relações com os campos de atuação. 
Iniciação à Pesquisa Científica68Semestral3° ano 2º semestreEtapas do projeto de iniciação científica em Letras: estabelecimento do objeto de pesquisa e delineamento do problema; referencial teórico; formulação de objetivos; procedimentos de coleta e análise de dados. Orientação para elaboração de um projeto de pesquisa com destaque para a formulação do objeto e construção de referencial teórico a partir de uma temática relacionada ao campo do curso. Redação de projeto de pesquisa. 
Laboratório de Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa68Semestral3° ano 2º semestrePrática de compreensão e produção escrita dos diferentes gêneros em língua inglesa. Estrutura textual e análise linguística. Gramática e texto. 
Literatura de Língua Portuguesa III68Semestral3° ano 2º semestreEstudo da literatura brasileira a partir de 1945 à atualidade. O projeto estético e identitário das literaturas africanas de Língua Portuguesa. Estudo de obras e autores representativos. 
Língua Inglesa III68Semestral3° ano 2º semestreContinuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Gramática da língua inglesa. Ensino e aprendizagem da língua inglesa: reflexão e prática. 
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa268Anual4° ano Domínios da Linguística Aplicada. Abordagens, métodos e técnicas para o ensino de Língua Inglesa. Análise e Elaboração de material didático. Planos de ensino, plano de trabalho docente, planos de aula. Estágio Supervisionado: propósitos, modalidades, campos de atuação, etc. Aspectos técnicos e textuais e elaboração do Relatório Final. 
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa268Anual4° ano Estágio: conceito, tipos e campos. Planos de trabalho e planos de aula. Articulação dos objetos de ensino. Materiais e recursos didáticos. Avaliação. Ciclo docente no processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa: estágio supervisionado nos ensinos Fundamental e Médio, de acordo com o Regulamento Geral do Estágio de Letras. Reflexão sobre a prática de sala de aula. Elaboração do relatório final. 
Trabalho de Conclusão de Curso136Anual4° ano Acompanhamento das etapas de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação de professores. Orientação da escrita de acordo com as normas de trabalhos acadêmicos. Apresentação dos Seminários de Pesquisa. Organização da apresentação pública oral do TCC. 
Literatura de Língua Inglesa III68Semestral4° ano 1º semestreA literatura de língua inglesa na contemporaneidade e a literatura pós-colonial: múltiplas vozes. O estudo de textos literários de diversos gêneros em língua inglesa e do contexto histórico, social, político e cultural de produção. Oficina de produção de textos literários em língua inglesa. 
Língua Inglesa IV68Semestral4° ano 1º semestreContinuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Gramática da língua inglesa. Ensino e aprendizagem da língua inglesa: reflexão e prática. Exames internacionais. Produção de textos acadêmicos (orais e escritos) de gêneros diversos. 
Optativa I68Semestral4° ano 1º semestre ...
Libras68Semestral4° ano 2º semestreIntrodução à história do sujeito surdo no Brasil e no mundo (educação, cultura e identidade surda). Introdução aos aspectos teóricos da Língua Brasileira de Sinais e os parâmetros linguísticos e gramaticais da modalidade visual-espacial. Movimentos políticos da comunidade surda, suas conquistas e modelos educacionais para a educação de surdos. Iniciação a prática de sinalização aplicada ao contexto escolar. 
Optativa II68Semestral4° ano 2º semestre ...

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Adilson Francelino AlvesDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ana Maria KaustMestrado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5947816124254635
Cleiser Schenatto LangaroDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2455961417762465
Cristiane Ferraro Gilaberte da SilvaDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Filipe Augusto da VeigaEspecializaçãoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Flavio PereiraDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8622335523438194
Isis Ribeiro BergerDoutorado55 45 35768112Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Josiele Kaminski Corso OzelameDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8181629756218639
Lorivaldo do NascimentoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Luciana VedovatoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mariana Girata FrancisDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1636942300806851
Mariangela Garcia LunardelliDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Maridelma Laperuta MartinsDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mirna Fernanda de OliveiraDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1384636665520964
Olga Viviana FloresDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Polyana ZwirtesMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Thiago Benitez de MeloDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vilma Lucia de Oliveira BarreiraDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5447343334529178

Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio28/11/2019Resolução 220/2019-CEPE
Regulamento de TCC12/04/2018Resolução 092/2018-CEPE

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso FOZ0038 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024



Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.