Image

Campus de Foz do Iguaçu - Cursos

Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Respectivas Literaturas

Campus: Campus de Foz do Iguaçu Centro: Centro de Educação, Letras e Saúde Turno: Matutino Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 7 anos Formação: Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Respectivas Literaturas Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
O curso de Letras - habilitação em Português foi implantado no no ano de1985 e a habilitação em espanhol em 1997.
Perfil do Profissional O graduado em Letras, além de professor e educador, é um especialista da linguagem. Campo de Atuação Os principais campos de trabalho são: a docência em letras (línguas e literaturas) no ensino fundamental (5º a 8ª série), ensino médio; docência em escolas de línguas estrangeiras e como tradutor, revisor ou redator em instituições de representação profissional, administrativas em órgãos públicos (inclusive em secretarias de escolas, colégios e universidades) e em variadas empresas ou instituições de caráter social, como: sindicatos, cooperativas, ONGs, órgãos de imprensa escrita e mídia em geral. Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 109 Diário Oficial do Estado - 05/08/2021

Coordenação
Maridelma Laperuta Martins
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 45 35768128


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
44433

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 286/2016-CEPE de 08/12/2016

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Estudos Linguísticos I68Semestral1º ano 1º semestreHistória das ideias linguística: a linguagem como objeto da ciência. Os troncos linguísticos ameríndios. Os estudos pré-saussurianos: linguística histórica e comparada. Os estudos saussurianos e o Estruturalismo. O Funcionalismo e seus principais nomes. Chomsky e o Gerativismo. A Linguística textual. Campos da linguística. Articulação das práticas linguagem aos campos de atuação. 
Gramática da Língua Portuguesa I68Semestral1º ano 1º semestreGramática e língua: diferenciações. Os tipos de gramática: gramática normativa, histórica, internalizada, descritiva: postulados e justificativas. A fonética e a produção dos sons. A fonologia e o estudo dos fonemas. A morfologia e o estudo dos morfemas. Processos de formação de palavras (etimologia, neologia, empréstimo, derivação, composição). O estudo das classes de palavras: palavras lexicais e palavras gramaticais. Fonética, fonologia, morfologia e suas relações com o ensino de língua portuguesa e os campos de atuação. 
Leitura, Escrita e Oralidade I68Semestral1º ano 1º semestreConceitos de texto. Gênero discursivo. Produção de texto acadêmico no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa: leitura, escrita, oralidade, análise linguística/semiótica. Gêneros acadêmicos: resumo, resenha, fichamento, diário de leitura, exposição oral e seminário. 
Pluralidade Linguístico-Cultural, Política Linguística e Ensino68Semestral1º ano 1º semestreO panorama sociolinguístico brasileiro, as políticas linguísticas e sua relação com a formação do professor e o ensino-aprendizagem em contexto de diversidade, como o de fronteiras. 
Teoria Literária68Semestral1º ano 1º semestreApresentação de aspectos essenciais da teoria, análise e crítica literária. Estudo do texto poético, narrativo e dramático e as múltiplas camadas de sentido. 
História da Língua Portuguesa68Semestral1º ano 2º semestreA língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. Língua e mudança. Formação sócio-histórica da língua portuguesa. A língua latina clássica e vulgar: características linguístico-gramaticais. Metaplasmos. História da ortografia portuguesa – os acordos ortográficos. A língua portuguesa no mundo: as diversidades étnico-raciais envolvidas nas relações culturais e linguísticas da Língua Portuguesa. O português e as línguas indígenas – aspectos sociais e culturais. O português e as línguas africanas – aspectos sociais e culturais. O português brasileiro: aspectos sócio-históricos e linguísticos. A língua portuguesa e a História do Paraná: contrastes e variações socioculturais e linguísticas. 
História e Cultura de Língua Espanhola68Semestral1º ano 2º semestreHistória da formação, difusão e pluralidade das línguas e das culturas hispânicas. Relação entre língua(s) cultura(s) e identidade(s) na esfera das culturas de língua espanhola. Abrangência da língua e das culturas de língua espanhola na atualidade: difusão e internacionalização do idioma espanhol. As culturas da Espanha e da América no ensino de espanhol para brasileiros. Relações interlinguísticas e interculturais com países hispano-falantes em âmbitos de fronteira. 
Laboratório de Compreensão e Produção Oral em Língua Espanhola I68Semestral1º ano 2º semestrePrática de compreensão e produção oral em Língua Espanhola. Pronúncia, ritmo e entonação. Introdução à fonética e fonologia da língua espanhola: a pronúncia de vogais e consoantes. Aspectos lexicais, fenômenos fonéticos e morfossintáticos do espanhol coloquial: a linguagem dos jovens no mundo hispânico. 
Literatura de Língua Portuguesa I68Semestral1º ano 2º semestreEstudo de obras e autores significativos da literatura brasileira e portuguesa, bem como das diversas manifestações artísticas e culturais, das origens ao fim do século XIX. 
Língua Espanhola I68Semestral1º ano 2º semestreDesenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua espanhola como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Introdução à fonética e fonologia da língua espanhola: pronúncia, ritmo e entonação. Introdução ao estudo da gramática da língua espanhola a partir de uma perspectiva contrastiva com a língua portuguesa de norma brasileira.  
Didática34Semestral2° ano 1º semestreDidática e sua relação com as teorias pedagógicas. Didáticas de línguas: contexto sócio-histórico, teorias e ensino de línguas. Processo de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas e suas manifestações na pedagogia tradicional, pedagogia da escola nova, pedagogia tecnicista, pedagogia da qualidade total, pedagogia histórico-crítica. BNCC e a pedagogia das competências: uma análise crítica. 
Estudos Linguísticos II68Semestral2° ano 1º semestreTeorias enunciativas: os pressupostos das teorias enunciativas de Benveniste. A Sociolinguística (variação e contexto social). A língua e a relação com a história, sociedade, cultura e ideologia. Os estudos materialistas da linguagem: estudos soviéticos sobre a língua (Volochinov e o Círculo de Bakhtin), análise de discurso francesa; a questão da subjetividade a partir das relações históricas; a língua como materialidade das relações sociais. As práticas de linguagem e as relações com os campos de atuação. 
Leitura, Escrita e Oralidade II68Semestral2° ano 1º semestreProdução de texto acadêmico no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa: leitura, escrita, oralidade, análise linguística/semiótica. Gêneros acadêmicos: relatório, resumo expandido, ensaio, artigo científico. Gêneros acadêmicos do/no ambiente virtual. 
Literatura de Língua Espanhola desde o Modernismo68Semestral2° ano 1º semestreA literatura espanhola e a literatura hispano-americana desde o Modernismo: o processo de descolonização literária e cultural e a emergência das correntes literárias hispano-americanas: do realismo maravilhoso, realismo mágico, indigenismo e costumbrismo até o pós-modernismo literário. As correntes literárias na Espanha a partir da Geração de 1898 até a pós-Transição. As relações étnico-raciais e as tensões multiculturais na literatura hispano-americana. 
Políticas Educacionais34Semestral2° ano 1º semestreDeterminações socioeconômicas, políticas e culturais do sistema educacional brasileiro. Educação Brasileira - Legislação: princípios, organização, gestão e estrutura (Constituição Federal 1988 – Capítulo da Educação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1996; Plano Nacional de Educação em vigor). Análise da organização escolar do Sistema Estadual de Educação do Paraná. Direitos Humanos. Direitos Educacionais de Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas (ECA). Análise do processo histórico de elaboração e da implementação da BNCC (2017, 2018) e da participação da iniciativa privada nas definições do processo de formação humana na educação pública. 
Sociologia da Educação68Semestral2° ano 1º semestrePressupostos teóricos da Sociologia para a educação. Abordagens clássicas: ideologia e instituição social. Abordagens recentes: Disciplina, saber/poder. (Re)produção social e (re)produção cultural: desigualdade x diversidades - de gênero, de religião, geracional, cultural,etc). Educação e direitos humanos (educação especial e direitos de jovens e adolescentes). 
Gramática da Língua Portuguesa II68Semestral2° ano 2º semestreEstudo da sintaxe dentro da gramática descritiva. Sintaxe da oração: noção de sintagma; tipos de sintagma; funções sintáticas. Sintaxe do período: encaixamento; hipotaxe; parataxe. Reflexões sobre a oração e o período como unidades básicas da organização sintática do texto e seu papel na (re)construção dos sentidos do texto. As relações da linguagem com os campos de atuação. 
Laboratório de Compreensão e Produção Oral em Língua Espanhola II68Semestral2° ano 2º semestreContinuação da prática de compreensão e produção oral em língua Espanhola. Pronúncia, ritmo e entonação. Tópicos de dialetologia hispânica em contexto ibérico e americano e fenômenos do contato do espanhol com outras línguas, segundo os contextos linguísticos e geográficos: portunhol, yopara e spanglish. 
Literatura de Língua Portuguesa II68Semestral2° ano 2º semestreLiteratura brasileira e portuguesa do início do século XX até 1945. Estudos de obras e autores representativos e relações com os campos de atuação. 
Língua Espanhola II68Semestral2° ano 2º semestreContinuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua espanhola como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Práticas de compreensão e produção oral em língua Espanhola. Estudo da gramática da língua espanhola a partir de uma perspectiva contrastiva com a língua portuguesa de norma brasileira: reflexão e prática. 
Psicologia da Educação68Semestral2° ano 2º semestreAnálise da complexidade do objeto de estudo da Psicologia. Evolução histórica. Fundamentos da abordagem da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem como subsídio para o conhecimento teórico-metodológico na área educacional, possibilitando cuidar da saúde física e emocional de si e dos alunos, compreendendo a diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. Atividade de observação ou práticas experimentais sobre a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem com crianças e adolescentes matriculados ou não em escolas públicas ou privadas. Tópico em Educação Especial. 
Formação da Literatura Espanhola68Semestral3° ano 1º semestreA lírica popular e os cantares de gesta: as jarchas e o Cantar de Mio Cid; o Mester de Juglaría e o Mester de Clerecía; séculos XIII e XIV: as obras de Alfonso X el Sabio, Don Juan Manuel (El conde Lucanor) e Arcipreste de Hita (Libro de Buen Amor); O Romancero Viejo e o Romancero Nuevo; O Pré-Renascimento: obras do Marquês de Santillana, Juan de Mena e Jorge Manrique; La Celestina, de Fernando de Rojas; os conceitos de Siglo de Oro e Renacimiento; A poesia renascentista de Garcilaso de la Vega, Fray Luis de León e San Juan de la Cruz; As origens do teatro espanhol: Juan del Encina, Lope de Rueda e a criação dos corrales de comedias; o romance picaresco do Lazarillo de Tormes ao Buscón de Francisco de Quevedo; o teatro barroco: Lope de Vega, Tirso de Molina, Calderón de La Barca e Sor Juana Inés de La Cruz; a obra de Miguel de Cervantes e os aspectos estéticos de El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha. 
Fundamentos de Ensino de Língua Espanhola68Semestral3° ano 1º semestreA didática e metodologia do ensino da língua espanhola. História do ensino de idiomas e ensino do Espanhol no Brasil. Métodos e enfoques no ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Abordagens da Linguística Aplicada ao ensino da língua espanhola e a formação de professores. Documentos Oficiais do Ensino da língua espanhola no estado do Paraná e no Brasil. Relação entre conteúdos acadêmicos e a prática do professor em sala de aula. 
Fundamentos de Ensino de Língua Portuguesa68Semestral3° ano 1º semestreProfissão de professor de Língua Portuguesa no Brasil: percurso sócio-histórico e formação docente. Linguística Aplicada e ensino de Língua Portuguesa. Propostas curriculares de Língua Portuguesa: teorias subjacentes e saberes pedagógicos. Aula de Língua Portuguesa. Abordagens didático-metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa. Materiais didáticos de Língua Portuguesa. 
Leitura, Escrita e Oralidade III68Semestral3° ano 1º semestreTexto como unidade de trabalho/ensino. Gênero discursivo e ensino de língua portuguesa. Integração das práticas de linguagem aos campos de atuação social: leitura, produção de textos, oralidade/escuta e análise linguística/semiótica. Interfaces análise linguística, produção textual e revisão/reescrita. Propostas de didatização: gêneros discursivos e práticas de linguagem. 
Literatura Infantojuvenil68Semestral3° ano 1º semestreNoções introdutórias sobre as origens e gêneros tradicionais da literatura infantil. A literatura infantil e juvenil brasileira até a contemporaneidade e relações com os campos de atuação. Abordagens para o texto literário em sala de aula. 
Gramática da Língua Portuguesa III68Semestral3° ano 2º semestreA semântica e semantização: conceitos. Categorias semânticas: dêixis, referenciação, predicação, verificação, inferência, pressuposição, metáfora, metonímia, polissemia, conectividade, hipônimo, hiperônimo, campos lexicais e semânticos. Pragmática: a construção dos sentidos implícitos na interlocução. Performatividade e atos da fala. As práticas de linguagem e as relações com os campos de atuação. 
Iniciação à Pesquisa Científica68Semestral3° ano 2º semestreEtapas do projeto de iniciação científica em Letras: estabelecimento do objeto de pesquisa e delineamento do problema; referencial teórico; formulação de objetivos; procedimentos de coleta e análise de dados. Orientação para elaboração de um projeto de pesquisa com destaque para a formulação do objeto e construção de referencial teórico a partir de uma temática relacionada ao campo do curso. Redação de projeto de pesquisa. 
Laboratório de Compreensão e Produção Escrita em Língua Espanhola68Semestral3° ano 2º semestrePrática de compreensão e produção escrita dos diferentes gêneros em língua espanhola. Estrutura textual e análise linguística. Gramática e texto. 
Literatura de Língua Portuguesa III68Semestral3° ano 2º semestreEstudo da literatura brasileira a partir de 1945 à atualidade. O projeto estético e identitário das literaturas africanas de Língua Portuguesa. Estudo de obras e autores representativos. 
Língua Espanhola III68Semestral3° ano 2º semestreContinuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua espanhola como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Práticas de compreensão e produção oral em língua Espanhola. Estudo da gramática da língua espanhola a partir de uma perspectiva contrastiva com a língua portuguesa de norma brasileira: reflexão e prática. Tópicos de dialetologia hispânica em contexto ibérico e americano e fenômenos do contato do espanhol com outras línguas, segundo os âmbitos linguísticos e geográficos: portunhol, yopara e spanglish. 
Estágio Supervisionado de Língua Espanhola268Anual4° ano A relação teoria-prática no ensino de língua espanhola e respectivas literaturas. O ensino de Espanhol - língua estrangeira em âmbito de fronteira no Brasil. Fundamentos didáticos para a elaboração de Planos de Aula e Planos de Ensino. Estágio Supervisionado: propósito, modalidade, aspectos técnicos, textuais e elaboração do relatório final. 
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa268Anual4° ano Estágio: conceito, tipos e campos. Planos de trabalho e planos de aula. Articulação dos objetos de ensino. Materiais e recursos didáticos. Avaliação. Ciclo docente no processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa: estágio supervisionado nos ensinos Fundamental e Médio, de acordo com o Regulamento Geral do Estágio de Letras. Reflexão sobre a prática de sala de aula. Elaboração do relatório final. 
Trabalho de Conclusão de Curso136Anual4° ano Acompanhamento das etapas de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação de professores. Orientação da escrita de acordo com as normas de trabalhos acadêmicos. Apresentação dos Seminários de Pesquisa. Organização da apresentação pública oral do TCC. 
Formação da Literatura Hispano-Americana68Semestral4° ano 1º semestreO processo de formação da literatura hispano-americana, desde a conquista até o Realismo-Naturalismo. As crônicas da conquista e a visão dos vencidos. A obra de Sóror Juana Inés de La Cruz e o universo barroco hispano-americano. El Periquillo Sarniento e a crítica à sociedade colonial. O Romantismo no ensaio, poesia e narrativa: Facundo: Civilización y Barbarie, El gaucho Martín Fierro e o romance romântico. O Naturalismo de Eugenio Cambaceres. 
Língua Espanhola IV68Semestral4° ano 1º semestreContinuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua espanhola como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Prática de compreensão e produção escrita dos diferentes gêneros em língua espanhola: da palavra à frase e ao texto. Estudo do léxico e da gramática da língua espanhola: aplicabilidade ao ensino do espanhol para brasileiros. Ensino e aprendizagem da língua espanhola: reflexão e prática. 
Optativa I68Semestral4° ano 1º semestre ...
Libras68Semestral4° ano 2º semestreIntrodução à história do sujeito surdo no Brasil e no mundo (educação, cultura e identidade surda). Introdução aos aspectos teóricos da Língua Brasileira de Sinais e os parâmetros linguísticos e gramaticais da modalidade visual-espacial. Movimentos políticos da comunidade surda, suas conquistas e modelos educacionais para a educação de surdos. Iniciação a prática de sinalização aplicada ao contexto escolar. 
Optativa II68Semestral4° ano 2º semestre ...

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Adilson Francelino AlvesDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ana Maria KaustMestrado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5947816124254635
Cleiser Schenatto LangaroDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2455961417762465
Cristiane Ferraro Gilaberte da SilvaDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Filipe Augusto da VeigaEspecializaçãoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Flavio PereiraDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8622335523438194
Isis Ribeiro BergerDoutorado55 45 35768112Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Josiele Kaminski Corso OzelameDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8181629756218639
Lorivaldo do NascimentoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Luciana VedovatoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mariana Girata FrancisDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1636942300806851
Mariangela Garcia LunardelliDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Maridelma Laperuta MartinsDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mirna Fernanda de OliveiraDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1384636665520964
Olga Viviana FloresDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Polyana ZwirtesMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Thiago Benitez de MeloDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vilma Lucia de Oliveira BarreiraDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5447343334529178

Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio28/11/2019Resolução 220/2019-CEPE
Regulamento de TCC12/04/2018Resolução 092/2018-CEPE

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso FOZ0037 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024



Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.