Image

Campus de Foz do Iguaçu - Cursos

Pedagogia

Campus: Campus de Foz do Iguaçu Centro: Centro de Educação, Letras e Saúde Turno: Noturno Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 7 anos Formação: Licenciado em Pedagogia Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1999.
Perfil do Profissional O curso une o ensino e a pesquisa, como elementos articuladores e norteadores da prática pedagógica. Campo de Atuação Atua no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação. O pedagogo pode ainda lecionar na educação infantil e séries iniciais (1ª a 4ª) do ensino fundamental e articular o trabalho pedagógico numa dimensão interdisciplinar, habilitado para atuar na administração escolar, na orientação educacional, na supervisão e na coordenação pedagógica. Situação Legal Reconhecimento renovado - Decreto - 1685 Diário Oficial do Estado - 13/06/2019

Coordenação
Joceli de Fatima Arruda Sousa
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 45 35768128


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
45444

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 224/2022-CEPE de 13/12/2022

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares100Anual- ...
Extensão Universitária Curricular - Disciplinas325Anual- ...
Didática I68Semestral1° ano 1º semestrePressupostos epistemológicos do pensamento didático: Correntes e pensadores clássicos da didática. O materialismo histórico-dialético e sua contribuição para a Didática. Interdisciplinaridade, Teorias Educacional e Didática: discussões contemporâneas. A Pedagogia das Competências e a BNCC. 
Filosofia I68Semestral1° ano 1º semestreHistórica da Filosofia. Filosofia antiga: pré-socrática e a filosofia clássica greco-romana; filosofia medieval; Moderna e contemporânea. Correntes filosóficas; filosofia da ciência e teoria do conhecimento; Direitos Humanos. 
Fundamentos da Educação Especial68Semestral1° ano 1º semestreA educação especial e educação inclusiva. Direitos humanos e a pessoa com deficiência. Os sujeitos do processo educacional especializado na perspectiva Histórico-Cultural. Adaptações, acessibilidades e tecnologias assistivas. 
História da Educação I68Semestral1° ano 1º semestreDiscussão de perspectivas teóricas do estudo da história da educação. Estudo analítico do processo educacional na antiguidade clássica e na idade média, com ênfase às organizações educacionais, às visões pedagógicas e às práticas educacionais, explicitando-as em relação aos diferentes contextos históricos. 
Psicologia da Educação I68Semestral1° ano 1º semestrePrincipais correntes teóricas presentes no campo da Psicologia: inatismo, behaviorismo, epistemologia genética e a psicologia analítica.  
Filosofia II68Semestral1° ano 2º semestreÉtica e política; filosofia da linguagem; estética; lógica formal e dialética; Problemas metafísicos e ontológicos; Teoria do contratualismo no pensamento moderno e contemporâneo. Estado de natureza, Estado teológico, estado de organização política, estado de organização social. 
Fundamentos Teóricos Metodológicos da História e Geografia68Semestral1° ano 2º semestreA constituição da História como disciplina escolar. O ensino do tempo histórico: diacronia, sincronia e crítica à metodologia dos círculos concêntricos. Relações entre métodos historiográficos e concepções de história e metodologia de ensino. Contradições entre Materialismo Histórico-Dialético e Nova História. Estudo da História Local e o estabelecimento de relações com a história do mundo e com o presente. História dos Afro-descendentes. Processo de formação histórica do Paraná: o local, o regional e o nacional. Uso de fontes históricas como mediadores culturais: iconográficas, objetos da cultura material, fontes escritas e orais. Propostas curriculares e livros didáticos. História da Geografia como disciplina escolar. Bases para o ensino de Geografia Física e Geografia Humana: construção da linguagem. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial/inclusiva. Questões relacionadas a religiosidade na perspectiva histórico-cultural. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial/inclusiva. As disciplinas de História e Geografia na BNCC e o trabalho com as competências. 
História da Educação II68Semestral1° ano 2º semestreEstudo analítico do processo educacional nas fases moderna e contemporânea, com ênfase às organizações educacionais, às visões pedagógicas e às práticas educacionais, explicitando-as em relação aos diferentes contextos históricos. Nesse contexto focalizar os afrodescendentes e indígenas articulados aos Direitos humanos. 
Organização do Trabalho Pedagógico I68Semestral1° ano 2º semestreA Economia Política e as implicações para o sistema educacional. O Trabalho como categoria central para a produção da existência humana. O processo de produção capitalista. As mudanças de organização do processo de produção e trabalho na sociedade capitalista e as implicações para os sistemas educacionais (Taylorismo, Fordismo e Toyotismo). A natureza e a especificidade do processo de trabalho pedagógico. Questões relacionadas aos Direitos humanos. 
Psicologia da Educação II68Semestral1° ano 2º semestreFundamentos teóricos e implicações pedagógicas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem numa perspectiva histórico-cultural. 
Didática II68Anual2° ano Fundamentos filosófico-metodológicos do currículo dos primeiros anos do ensino fundamental nas Diretrizes Curriculares Nacionais e documentos oficiais da Secretaria da Educação do Estado do Paraná e do MEC e suas incidências na prática educativa. Estudo da BNCC para os Anos Iniciais e o trabalho com a Pedagogia das Competências.  
Prática de Ensino I sob forma de Estágio Supervisionado136Anual2° ano Desenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório junto às escolas da Educação Básica, suas modalidades (EJA) e demais espaços educativos, orientado na organização do trabalho pedagógico educacional e escolar, numa perspectiva de investigação-ação que fundamenta a práxis. A práxis na escola e nas instâncias colegiadas. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial. 
Filosofia III68Semestral2° ano 1º semestreFundamentos do conhecimento, teorias da educação, necessidades naturais, necessidades históricas, necessidades sociais. Educação formal, educação informal. Teorias da educação que orientam os sistemas educacionais. Principais correntes da filosofia da educação; formas de organização política de cada momento histórico; Fundamentos do materialismo histórico; dialética materialista e idealista. 
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Infantil I68Semestral2° ano 1º semestreA constituição da História como disciplina escolar. O ensino do tempo histórico: diacronia, sincronia e crítica à metodologia dos círculos concêntricos. Relações entre métodos historiográficos e concepções de história e metodologia de ensino. Contradições entre Materialismo Histórico-Dialético e Nova História. Estudo da História Local e o estabelecimento de relações com a história do mundo e com o presente. História dos Afro-descendentes. Processo de formação histórica do Paraná: o local, o regional e o nacional. Uso de fontes históricas como mediadores culturais: iconográficas, objetos da cultura material, fontes escritas e orais. Propostas curriculares e livros didáticos. História da Geografia como disciplina escolar. Bases para o ensino de Geografia Física e Geografia Humana: construção da linguagem. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial/inclusiva. Questões relacionadas a religiosidade na perspectiva histórico-cultural. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial/inclusiva. As disciplinas de História e Geografia na BNCC e o trabalho com as competências. 
História da Educação III68Semestral2° ano 1º semestreDiscussão de perspectivas teóricas do estudo analítico da história da educação brasileira e o processo educacional com destaque nos períodos Colonial, Imperial; Primeira República e Estado Novo da República Populista, ao final do século XX. Ênfase às organizações educacionais, às visões pedagógicas e às práticas educacionais, explicitando-as em relação aos diferentes contextos sócio históricos. Destaque para as relações étnico raciais, educação contemporânea e indígenas no Brasil articulados aos Direitos humanos. 
Optativa68Semestral2° ano 1º semestre ...
Sociologia I68Semestral2° ano 1º semestreO desenvolvimento do capitalismo e do industrialismo, como pré-requisitos para o nascimento do pensamento sociológico. Estudo dos diferentes pensamentos sociológicos clássicos, abordando contribuições e limites para análise desvelada do real: socialistas utópicos, positivistas e funcionalistas, o pensamento materialista histórico e dialético e a sociologia compreensiva. 
Alfabetização I68Semestral2° ano 2º semestreAs concepções de alfabetização, letramento, escolarização e linguagem. Relações entre linguagem e escola. Fundamentos linguísticos do ensino da Língua: concepções de língua, linguagem, discurso, texto. Relações entre oralidade e escrita. Conhecimentos da ordem da escrita, seus usos e objetos, funções, discursos e lugares de produção, circulação, divulgação. Dimensão sócio-histórica da escrita, do alfabeto, da alfabetização, dos métodos de alfabetização, do letramento. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. 
Metodologia da Pesquisa em Educação68Semestral2° ano 2º semestreA inter-relação sujeito e objeto no processo ontológico e gnosiológico; ideologia e ciência na constituição da subjetividade; história da ciência e métodos de pesquisa; visão crítica sobre as epistemologias idealistas e positivistas; a dialética materialista e a totalidade social na pesquisa educacional. 
Organização do Trabalho Pedagógico II68Semestral2° ano 2º semestreA especificidade da gestão escolar frente à administração em geral e adm. Capitalista. A escola enquanto espaço de contradição da luta de classes. O caráter necessariamente democrático da educação que se propõe emancipadora. A organização da Escola de Educação Básica no Brasil e as instâncias de tomada de decisão coletiva (PPP, APMF, Conselho Escolar, Conselho de Classe e Grêmio Estudantil). 
Sociologia II68Semestral2° ano 2º semestreA concepção crítica da sociologia: Marx e a dialética histórico-social. A gênese das instituições: família, Estado, direito etc. A sociedade de classes e sua perpetuação nas diferentes etapas históricas e a consciência como produto social deste movimento. Os pensadores críticos da educação classista e reprodutivista: Althusser, Bourdieu e Passeron, Enguitta. Questões relacionadas aos Direitos humanos. 
Prática de Ensino II sob forma de Estágio Supervisionado248Anual3° ano Desenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório fundamentado na Docência da Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. 
Alfabetização II68Semestral3° ano 1º semestreTeorias do ensino-aprendizado da língua escrita: diferentes matrizes teóricas e suas implicações pedagógicas. Os componentes linguísticos do ensino da língua: oralidade, leitura, escrita e produção de textos escritos, análise linguística. Análise linguística: apropriação do Sistema Alfabético-Ortográfico. Ensino das relações entre letras e sons e variedade linguística. Condições escolares de ensino aprendizado da língua: Diversidade de formas de operacionalização pedagógica dos conhecimentos. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. 
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Infantil II68Semestral3° ano 1º semestreO educar e o cuidar na Pré-Escola e na Educação Infantil. A ação docente na educação de crianças de 4 a 6 anos e na Pré-escola frente às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. As áreas de ensino aprendizagem que compõem a elaboração do conhecimento: a arte, o jogo simbólico, o conhecimento lógico-matemático, as ciências naturais, os movimentos, as noções de história, espaço e tempo, as linguagens e suas literaturas. Análise, intervenção e coordenação dos processos de Educação Infantil em espaços educativos. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. 
Política Educacional I68Semestral3° ano 1º semestreOrganização da política educacional no contexto imperial e republicano e a proposição de reformas, culminando com a ideia de sistema articulado nas Leis 4.024/61 e 5.692/71. Atuação dos organismos internacionais na elaboração de documentos conformadores à lógica capitalista neoliberal. A Lei 9.394/96 como marco referencial da ingerência internacional e dos consensos e pactos nacionais, e os planos e programas produzidos a partir deste contexto. Os conceitos fundamentais que balizam a reflexão é a ideia de política pública, política de estado e política de governo marcado pelo personalismo e descontinuidade das ações, e dos binômios em conflito histórico centralização/descentralização, qualidade/quantidade, público/privado, igualdade/equidade. 
Sociologia III68Semestral3° ano 1º semestreAs transformações ocorridas na sociedade no século XX, no âmbito econômico, político e social e os imbricamentos deste processo para o setor educativo. Os acordos macroeconômicos, o Neoliberalismo e a educação. Estudo da articulação entre os movimentos sociais e a educação. Questões relacionadas aos Direitos humanos. 
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Língua Portuguesa68Semestral3° ano 2º semestreFundamentos teórico-metodológicos do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Concepções de língua, linguagem, texto e ensino da língua padrão em contexto de fronteira. Os eixos norteadores do ensino da língua portuguesa: oralidade, leitura e escrita. A função da escrita e condições de produção de texto em sala de aula considerando a perspectiva Histórico-Cultural. A literatura Infantil clássica e moderna. O trabalho com os gêneros discursivos e sua função social. A formação do leitor e formas de operacionalização pedagógica - análise linguística (discursividade, textualidade e normatividade). Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. A disciplina de Língua Portuguesa na BNCC e o trabalho com as Competências. 
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Matemática68Semestral3° ano 2º semestreTendências em Educação Matemática: História da Matemática; Etnomatemática; Resolução de Problemas; Jogos; Informática; Modelagem matemática. Perspectivas psicológicas do ensino de matemática: a construção do conceito de número pela criança na perspectiva de Piaget; a passagem do perceptivo para o cultural na compreensão da matemática segundo Vigotsky. Relações dos conteúdos de matemática com as teorias de ensino e aprendizagem na educação infantil nos anos iniciais do ensino fundamental. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. A disciplina de Matemática na BNCC e o trabalho com as Competências. 
Fundamentos Teóricos Metodológicos das Ciências Naturais68Semestral3° ano 2º semestreA importância da terminologia científica no ensino de ciências. Diferenças entre conhecimento científico e senso comum. Cotidiano e ciência. Projetos de Ciências. O ensino de astronomia. Diferenças entre Ecologia e Educação Ambiental. Educação ambiental: História da Educação Ambiental no Brasil. Concepções de Educação ambiental: Conservadora, Pragmática, Crítica, Ecopedagogia, Marxista. A abordagem interdisciplinar no ensino de ciências. Diferenças entre interdisciplinaridade e transversalidade. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial/inclusiva. A disciplina de Ciências na BNCC e o trabalho com as Competências. 
Organização do Trabalho Pedagógico III68Semestral3° ano 2º semestreAs diferentes concepções de planejamento, currículo e avaliação e suas implicações na organização do trabalho pedagógico. Cultura, currículo e conhecimento na perspectiva marxista. Políticas públicas nacionais e estaduais sobre currículo, planejamento e avaliação para a educação básica. Questões relacionadas a Gênero e Sexualidade e religiosidade. Estudo da Pedagogia das Competências e da BNCC. 
Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS68Anual4° ano Retrospectiva histórica sobre os Surdos e sobre as conquistas Surdas: cultura Surda, identidade, conquistas legais em âmbito internacional e nacional; Legitimação da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) como língua oficial dos Surdos no Brasil. Movimentos Surdos e Acessibilidade; O papel do Tradutor e Intérprete da Língua de Sinais (TILS); A comunicação e inter-relação do surdo com a sociedade. 
Prática de Ensino III sob forma de estágio supervisionado248Anual4° ano Desenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório na Educação Básica fundamentado na práxis do/a Pedagogo/a como articulador/a do trabalho pedagógico, com enfoque no Projeto Político Pedagógico, na Gestão Escolar, nas Instâncias Colegiadas e na prática de Docência das disciplinas pedagógicas. 
Trabalho de Conclusão de Curso136Anual4° ano Elementos constitutivos para elaboração do projeto de pesquisa monográfica; sistematização de conhecimentos relacionados às questões educacionais e apresentação pública. 
Fundamentos Teóricos Metodológicos de Arte e Movimento68Semestral4° ano 1º semestreFundamentos e métodos da arte e do movimento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A imaginação e a criação na idade infantil. Apreciação estética, produção artística, construção da arte como conhecimento cultural e social. Materialização Cotidiana: linguagens plásticas, corporais, musicais, literárias e cênicas. A Linguagem corporal: movimento, percepção, criatividade, expressão, imaginação e improvisação; O Movimento: identidade, autonomia, pluralidade. Articulação de trabalho em grupo: a recreação, a brincadeira, a arte e aos jogos. Manutenção e mudança nas práticas de socialização: o desenvolvimento da motricidade e artístico. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial/inclusiva. As disciplinas de Arte e Educação Física na BNCC e o trabalho com as Competências. 
Organização do Trabalho Pedagógico IV68Semestral4° ano 1º semestreO pedagogo unitário e a articulação do trabalho pedagógico da escola superando a fragmentação das especialidades. Dimensão histórica da formação do pedagogo no Brasil – da origem às formulações atuais. Concepções e tendências da formação e da atuação do pedagogo em face da estrutura contemporânea brasileira: A legislação brasileira concernente aos Cursos de Pedagogia. 
Política Educacional II68Semestral4° ano 1º semestreContexto histórico da construção e organização do sistema educacional de ensino paranaense. Criação e atuação dos Núcleos Regionais de Educação como articuladores da política oficial. A concepção de Estado, de governo e seus desdobramentos nas políticas educacionais nas últimas quatro décadas. Legislação, planos e programas da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu e os movimentos de resistência e de proposição dos trabalhadores da educação. Política pública para Educação no Campo e Direitos Humanos. 
Educação de Jovens e Adultos68Semestral4° ano 2º semestreA Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; os movimentos sociais, Educação Profissional e a Educação Tecnológica: Alfabetização; Políticas; história, epistemologia e possibilidades de práxis. Questões relacionadas a faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade. Adaptações curriculares para o público alvo da educação especial, Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e Direitos humanos. 
Psicologia da Educação III68Semestral4° ano 2º semestrePressupostos teóricos do desenvolvimento psicossexual. Sexualidade e gênero na contemporaneidade. Estudo das psicopatologias no âmbito escolar. 
Trabalho e Educação68Semestral4° ano 2º semestreTrabalho e reprodução na perspectiva da ontologia do ser social de Gyorgy Lukács. As transformações do trabalho na história do século XIX, XX e XXI e as propostas socialistas de educação: politecnismo, escola unitária e trabalho como princípio educativo. A Educação entre os modelos de mercado, a emancipação humana e a educação inclusiva. 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Ana Carolina Cruz AcomDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Berenice Borssoi JuraszekDoutorado55 45 35768142Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2956288429037300
Filipe Augusto da VeigaEspecializaçãoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Flávia Anastácio de PaulaDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/4680587764863167
Joceli de Fatima Arruda SousaDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/4461788798381505
João Jorge CorreaPós-Doutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/0759673500851824
Julia MalanchenPós-Doutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2966476119132597
Kelly Weires Rodrigues Soares AvelinoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lorivaldo do NascimentoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Luciana Del Castanhel Peron da SilvaDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5380611529070405
Marcelo GomesDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1765128528172775
Milena Costa MascarenhasDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rafaela Cristina JohannMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rosane Wandscheer BortoliniMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/3321718489697475
Samuel KlauckDoutorado55 45 35768112Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tamara Cardoso AndréDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vanessa Batista de AndradeDoutorado55 45 35768128Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8266708796400867

Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso16/09/2021Resolução 189/2021-CEPE
Regulamento de Estágio18/07/2019Resolução 134/2019-CEPE

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso FOZ0032 ; Grade 2023/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2025



Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.