Image

Campus Cascavel - Cursos

Pedagogia

Campus: Campus de Cascavel Centro: Centro de Educação, Comunicação e Artes Turno: Matutino Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 7 anos Formação: Licenciado em Pedagogia Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1972.
Perfil do Profissional O graduado em Pedagogia une o ensino e a pesquisa, como elementos articuladores e norteadores da prática pedagógica. Campo de Atuação Este profissional pode atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação. O pedagogo pode ainda lecionar na educação infantil e séries iniciais (1ª a 4ª) do ensino fundamental e articular o trabalho pedagógico numa dimensão interdisciplinar, habilitado para atuar na administração escolar, na orientação educacional, na supervisão e na coordenação pedagógica. Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 220 Diário Oficial do Estado - 02/12/2020

Coordenação
Marco Antonio Batista Carvalho
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 45 32203171


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
44443

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 068/2023-CEPE de 30/03/2023

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Filosofia68Anual1º ano Estudo dos grandes blocos de pensamento produzidos pela humanidade ao longo da história da sociedade e como este pensamento, agrupado em linhas epistemológicas, constitui as modernas correntes filosóficas que fornecem, na atualidade, o respaldo teórico-metodológico para produzir o novo conhecimento, tais como: empirismo, racionalismo, idealismo, fenomenologia, estruturalismo e o materialismo histórico. 
Fundamentos Didáticos Pedagógicos I68Anual1º ano A didática no contexto histórico-social: suas determinações e condicionantes. A didática das diferentes Teorias Pedagógicas e suas decorrências sócio-educacionais. 
História da Educação I136Anual1º ano Correlação das idéias educacionais à produção da vida humana, analisando o processo de transformação social e educacional desde a passagem da sociedade gentílica para a escravista até a consolidação da sociedade capitalista, situando neste, o debate acerca da criação da escola pública. 
Metodologia da Pesquisa68Anual1º ano A apropriação, a reprodução, a reelaboração e a produção do conhecimento no âmbito das ciências humanas, face às diferentes concepções de realidade e correntes de pensamento das classes sociais, na perspectiva do enfoque histórico das ciências. Superação do conceito de conhecimento em nível de senso comum pelo conceito de conhecimento científico/filosófico. A teoria e as categorias de análise na construção do objeto de pesquisa educacional.  
Psicologia da Educação I136Anual1º ano Analisar o desenvolvimento do(s) objeto(s) de estudo da(s) psicologia(s), da sua história e consolidação como área de conhecimento, conceitos básicos de aprendizagem e desenvolvimento humanos e diferentes teorias atuais na área educacional, com privilégio para a Psicanálise, Gestalt e o Behaviorismo Radical, em consonância com as necessidades do futuro pedagogo.  
Sociologia68Anual1º ano Estudo das teorias gerais da Sociologia enquanto instrumentos teórico-metodológicos para a análise e compreensão dos problemas sociais: direitos humanos e educação. 
Teoria das Organizações e Gestão Escolar136Anual1º ano Teorias que embasam as organizações e suas implicações para a organização administrativa e pedagógica da escola. 
Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino I136Anual2º ano Desenvolvimento e estágio junto às instituições de Educação Básica da Rede Estadual, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, direcionado ao trabalho do pedagogo articulador do processo pedagógico e de gestão escolar.  
Filosofia da Educação136Anual2º ano A partir dos condicionantes econômicos, objetiva a conceituação e interpretação dos fundamentos desta área de conhecimento, buscando suscitar análises e reflexões sobre a realidade educativa e as lutas de classes, relacionando aspectos teóricos e metodológicos da ação pedagógica. 
Fundamentos Didáticos Pedagógicos II102Anual2º ano A didática e seus elementos metodológicos: suas determinações filosóficas, epistemológicas e psicológicas. O exercício da prática em didática: planejamento e sistematizações e organização do ensino. 
História da Educação II136Anual2º ano Concepções e objetivos da história da Educação Brasileira, suas inter-relações na importância para a compreensão da realidade educacional. Desenvolvimento do processo educacional nos períodos colonial, imperial e republicano. O tratamento das relações étnico-raciais, afro-brasileira e indígena e a diversidade religiosa na escola brasileira. 
Organização do Trabalho Pedagógico68Anual2º ano Compreensão das concepções teórico-metodológicas que fundamentam a atuação do pedagogo na organização do trabalho administrativo e pedagógico da escola.  
Psicologia da Educação II102Anual2º ano Análise dos conceitos básicos de diferentes teorias atuais na área, com privilégio para o construtivismo piagetiano e para a teoria histórico-cultural de Vygotsky, articulando o material estudado à ação do futuro educador. 
Sociologia da Educação136Anual2º ano Estudo da relação educação e sociedade como processo dinâmico, tanto de transformação como de reprodução das relações sociais, culturais, políticas e econômicas na sociedade capitalista. Análises das relações entre educação e movimentos sociais: movimentos sociais negro; movimentos sociais indígena; movimentos sociais do meio ambiente; movimentos sociais do campo; movimentos sociais de gênero e sexual. 
Alfabetização e Letramento136Anual3º ano Conceitos histórico-sociais de alfabetização e letramento. A oralidade, a leitura e a escrita no processo de alfabetização. Apropriação da língua oral e aprendizado da língua escrita. As matrizes teóricas do aprendizado do código escrito: base alfabética, ortografia, leitura e sua articulação com a produção textual e o processo de letramento. Interação na sala de aula. Aprendizado das convenções, dos usos e das funções da escrita. 
Estado e Organização Escolar68Anual3º ano A concepção de Estado em autores liberais e marxistas e sua relação com a organização da escola pública estatal. 
Estágio Supevisionado sob a forma de Prática de Ensino II136Anual3º ano Estágio direcionado ao trabalho do Pedagogo articulador do trabalho pedagógico e docência nas áreas do conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 
Literatura Infantil68Anual3º ano Estudos dos conceitos de literatura, literatura infantil e leitura. A formação do leitor de literatura infantil. A literatura infantil brasileira. Encaminhamentos metodológicos de leitura da literatura para educação infantil e séries iniciais no Ensino Fundamental. 
Pesquisa Educacional68Anual3º ano Discussão sobre as correntes teórico-metodológicas. A pesquisa em educação e suas diferentes modalidades. Definição do objeto de estudo. Discussão e planejamento da pesquisa a ser realizada. Revisão bibliográfica. Elaboração do pré-projeto. 
Política Educacional Brasileira I136Anual3º ano Identificação dos nexos entre o modo de produção capitalista, o Estado e a instituição das leis e reformas educacionais da Educação Escolar no Brasil a partir do Império, e os desdobramentos político-pedagógicos.  
Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática102Anual3º ano Os fundamentos teórico-metodológicos da educação matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. A articulação entre os conteúdos matemáticos: história e contextualização. Situações problema enquanto norteadoras do encaminhamento metodológico. Oralidade e texto matemático. O desenvolvimento do raciocínio lógico e a superação do ensino mecanizado. A etnomatemática. 
Teoria e Prática do Ensino de História e Geografia102Anual3º ano Os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de história e geografia na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Análise histórica das relações entre o homem e a sociedade no espaço e no tempo. Concepções do ensino de geografia e história. Implicações curriculares e pedagógicas: objetivos, conteúdos, metodologias, linguagens e processos de apropriação. 
Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III136Anual4º ano Estágio direcionado ao trabalho do Pedagogo articulador do trabalho pedagógico e docência na Educação Infantil. 
Fundamentos da Educação Especial136Anual4º ano Compreensão do desenvolvimento histórico da educação especial: concepção, necessidade e sua articulação com os processos de integração e inclusão; conhecimento das características e potencialidades das pessoas com necessidades educacionais especiais na perspectiva histórico-social; desenvolvimento do processo educativo e sua contribuição na constituição do educador e do educando como sujeitos sociais. 
Fundamentos da Educação Infantil136Anual4º ano História das concepções ocidentais de Infância Os atendimentos e a constituição do direito à educação da criança pequena no Brasil. A mediação pedagógica no cuidar e educar nas creches e pré-escolas. O conhecimento de mundo e a dimensão simbólica: Brinquedo, arte e movimento na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. 
Libras68Anual4º ano Conhecimento e desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para aquisição da Libras- a Língua de modalidade visual e gestual das pessoas surdas. Abrange os conhecimentos gerais de comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. 
Política Educacional Brasileira II68Anual4º ano Exame da formulação da política educacional brasileira contemporânea – legislação, projetos e programas – como resultado das disputas entre os projetos educacionais dos diferentes grupos sociais.  
Teoria e Prática do Ensino de Ciências Naturais68Anual4º ano Estudo das relações entre homem e natureza mediadas pelo trabalho como origem da ciência, da tecnologia e da sociedade. As concepções do Ensino de Ciências Naturais e Educação Ambiental e suas implicações curriculares e pedagógicas: objetivos, conteúdos, metodologias, linguagens e processos de apropriação. 
Teoria e Prática do Ensino de Língua Portuguesa68Anual4º ano Concepções de língua, linguagem e texto, diversidade lingüística e ensino da língua padrão. Os eixos norteadores do ensino da língua portuguesa: oralidade e escrita, leitura e produção de textos. Funções da escrita e as condições de produção de texto escrito na escola, avaliação do texto escrito. Leitura, condições escolares de formação do leitor e formas de operacionalização pedagógica dos conhecimentos, habilidade e estratégias envolvidas no processamento da leitura. Conhecimentos lingüísticos e letramento. 
Trabalho de Conclusão de Curso68Anual4º ano Desenvolvimento da pesquisa. Trabalho de orientação da pesquisa. Elaboração e redação científica do trabalho. Apresentação do trabalho de Conclusão de Curso. 
Trabalho e Educação68Anual4º ano A compreensão do processo de transformação dos modos de produção e leitura crítica do papel da educação na sociedade contemporânea, marcada por profundas mudanças nos modelos de produção e organização do trabalho. 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Ana Maria Marques PalagiDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Andreia Piechontcoski Uribe OpazoMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Andréa Cristina MartelliDoutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Aparecida FavoretoDoutorado55 45 32207421Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Claudia BarbosaDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1191713026861699
Cléria Maria WendlingDoutorado55 45 32203000Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/7699362201253843
Elvenice Tatiana ZóiaDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9333984865024976
Heloir Aparecido MontanherEspecializaçãoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/7571302111287854
Ireni Marilene Zago FigueiredoDoutorado55 45 32207263Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Isabel Cristina Correa RoeschDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Isaura Monica Souza ZanardiniPós-Doutorado55 45 32207263Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6456334067333175
Jane Peruzo IaconoDoutorado55 45 32207370Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Jose Luis DerissoDoutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1138645518550648
José Carlos dos SantosDoutorado55 45 32205713Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
João Batista ZanardiniDoutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
João Carlos da SilvaDoutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Laysmara Carneiro EdoardoDoutorado55 45 32203000Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/4645981847408509
Marciana Pelin KliemannDoutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/7810310797222928
Marco Antonio Batista CarvalhoDoutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Maria Ester RodriguesDoutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5988082469441642
Marijane ZanottoPós-Doutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/7584098428056651
Márcia Regina RistowDoutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Neide da Silveira Duarte de MatosDoutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6501371935947033
Neiva Gallina MazzucoDoutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/7964164411349818
Paulino José OrsoDoutorado55 45 32203172Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Silvana de Araujo VaillõesDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Simone SandriDoutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/3367117319415296
Tania Maria Rechia SchroederDoutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Valdecir SoligoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vilmar MalacarneDoutorado55 45 32203277Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2174433445359774

Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de TCC02/06/2013Resolução 092/2013-CEPE
Regulamento de TCC23/05/2019Resolução 087/2019-CEPE
Regulamento de Estágio18/10/2018Resolução 206/2018-CEPE

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso CSC0046 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024



Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.