Campus Cascavel

Matemática

Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Turno: Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Matemática
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Implantando no ano de 1987.



Perfil do Profissional
Deve desenvolver em seus alunos a capacidade social de comunicar-se matematicamente, favorecendo a utilização dos conhecimentos matemáticos para a compreensão consciente do mundo circundante, para que eles percebam que esta é uma ciência resultante de uma ação social, que é dinâmica e criativa.

Campo de Atuação
O licenciado em Matemática é autônomo, reflexivo, crítico, colaborador, investigador, enfim, possui múltiplas facetas e potencialidades e, ao final do curso, o graduado tem plenas condições de realizar um aprofundamento de seus conhecimentos por meio de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado).

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Decreto - 1687 Diário Oficial do Estado - 13/06/2019

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 256/2016-CEPE de 07/10/2008

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
55455
Coordenação
Fabiana Magda Garcia Papani
Email: fabiana.papani@unioeste.br
Telefone: 45 32203164

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Complementos de Matematica136Anual1º ano Conjuntos numéricos. Funções reais de variável real. Progressões. Razões trigonométricas. Polinômios. Análise combinatória. Binômio de Newton. 
Cálculo Diferencial e Integral I136Anual1º ano Limites. Continuidade. Derivadas com uma variável real. Integrais com uma variável real. 
Desenho Geométrico68Anual1º ano Lugares geométricos. Operações e construções com ângulos. Construções com segmentos. Aplicações do teorema de Pitágoras. Segmento Áureo. Triângulos. Quadriláteros. Translação. Simetria. Homotetia. Equivalência. Retificação da circunferência e de arcos de circunferência. Divisão da circunferência. 
Fundamentos da Matemática102Anual1º ano Lógica simbólica. Teoria dos conjuntos. Métodos de demonstração. Álgebra dos inteiros. 
Geometria Analítica e Vetorial102Anual1º ano Vetores no plano e no espaço tridimensional, retas, planos, cônicas e quádricas. 
Geometria Euclidiana I68Anual1º ano Axiomas. Congruências. Polígonos. Semelhança de triângulos. Circunferência e círculo. Áreas. 
Laboratório de Ensino de Matemática68Anual1º ano Discussão de possibilidades de encaminhamentos metodológicos para o ensino de conteúdos abordados na disciplina de Complementos de Matemática, entre outras. Análise e confecção de materiais didáticos. 
Cálculo Diferencial e Integral II136Anual2º ano Sequências. Séries numéricas. Séries de potências. Funções reais de várias variáveis reais. Limites. Continuidade. Derivadas. Integrais múltiplas. Teorema de Green. Equações Diferenciais Ordinárias. 
Didática Aplicada ao Ensino da Matemática102Anual2º ano Estudo de linhas teóricas da Didática da Matemática. Estudo dos elementos constitutivos da prática pedagógica. Opções metodológicas para conteúdos estruturantes da Matemática da Educação Básica. Organização e condução das ações educativas sobre aspectos étnico-raciais. 
Física I68Anual2º ano Sistemas métricos. Movimento em duas e três dimensões. Leis de Newton. Trabalho e Energia. Calorimetria. Termometria. Primeira Lei da Termodinâmica. 
Geometria Euclidiana II68Anual2º ano Ponto, reta e plano no espaço. Intersecção de retas e planos. Paralelismo e perpendicularismo entre retas e planos. Diedros. Triedros. Poliedros. Esfera. Cilindro e cones. 
Optativa I68Semestral2º ano ...
Psicologia da Educação Aplicada à Educação Matemática68Semestral2º ano Teorias do desenvolvimento psicológico do ser humano e suas implicações educacionais relativas à educação matemática. Análise das concepções teóricas sobre o processo ensino e aprendizagem: enfoques comportamentalista, humanista, cognitivista, histórico-cultural e implicações para a prática docente. 
Tendências em Educação Matemática68Anual2º ano Introdução à Filosofia da Matemática e à Filosofia da Educação Matemática. Pressupostos teóricos e práticos do conhecimento científico na Educação Matemática. Estudo e análise das tendências em Educação Matemática no âmbito do ensino e da pesquisa. 
Álgebra Linear102Anual2º ano Matrizes. Determinantes. Sistemas de equações lineares. Espaços Vetoriais. Produto Interno e ortogonalização de bases. Transformações lineares. Autovalores e autovetores. Diagonalização de operadores. 
Estatística Básica68Anual3º ano Análise exploratória de dados. Aplicação da análise exploratória em dados ambientais. Probabilidades. Amostragem e estimadores. Teste de hipóteses. Correlação e regressão. Análise de variância. 
Física II68Semestral3º ano Conceitos em eletrostática; corrente elétrica e resistência elétrica; circuitos de corrente contínua; princípios de eletromagnetismo. 
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática - Estágio Supervisionado I272Anual3º ano Evolução histórica da Educação Brasileira. Estudo da organização escolar na Educação Básica: políticas e legislação, estruturas e funcionamento. Análise e discussão da dinâmica do espaço escolar, seu planejamento e avaliação do processo pedagógico. Elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino para o Ensino Fundamental. Desenvolvimento e execução da docência na forma da regência no Ensino Fundamental. Recursos tecnológicos para a educação. Análise e discussão de temas que envolvem a diversidade (gênero, étnico-racial, religião, condição social/cultural), e a inclusão de alunos com necessidades especiais e de alunos com necessidades educacionais especiais. Análise e discussão de o tema referente a Cultura e História Afro-brasileira e Indígena, bem como a Educação Ambiental. 
Métodos Numéricos Computacionais102Anual3º ano Erros. Zeros de funções. Sistemas de equações lineares e não-lineares. Interpolação polinomial. Ajuste de funções. Diferenciação numérica. Integração numérica. Solução de equações diferenciais ordinárias. Cálculo de máximos e mínimos de funções reais de uma variável real. 
Optativa II68Semestral3º ano ...
Resolução de Problemas e Modelagem Matemática102Anual3º ano Análise e discussão de métodos, abordagens e técnicas para explorar a resolução de problemas e a modelagem matemática. Modelagem como método de produção científica e tecnológica. Resolução de problemas e modelagem como opção metodológica da prática educativa. Modelagem Matemática relativa a temas ambientais. 
Álgebra136Anual3º ano Relações de ordem e equivalência. Aplicações, funções e leis de composição interna. Construção dos números inteiros e racionais como classes de equivalência. Grupos: conceitos e propriedades, Teorema de Lagrange, subgrupos normais e grupos quocientes. Anéis: conceitos e propriedades, ideais, anéis de integridade e anéis quociente. Corpos: conceitos e propriedades, corpos finitos, infinitos e característica, corpo de frações de um anel de integridade. Anéis de polinômios. 
Análise Real136Anual4º ano Conjuntos finitos e infinitos. Números reais. Sequências de números reais. Séries numéricas. Noções de Topologia na Reta. Limites de funções. Funções contínuas. Derivadas. Integral de Riemann. Sequências de funções. 
Cálculo de Probabilidades68Anual4º ano Definição axiomática de probabilidades e propriedades de probabilidade. Variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade. Esperança matemática. Distribuição e esperança condicionais. Funções de variáveis aleatórias. Função geratriz de momentos. Leis dos grandes números. Funções características e convergência. Teorema central do limite. 
História da Matemática68Anual4º ano Estudo de produções científicas relacionadas com as idéias fundamentais da Matemática. Tendências teórico-metodológicas que fundamentam a produção científica da Matemática e seu ensino. Estudo das relações étnico-raciais e da história, cultura e produção científica afro-brasileira, africana e indígena. 
Libras68Semestral4º ano O processo educacional do surdo no Brasil e a trajetória da Língua Brasileira de Sinais. Conceitos referentes ao “sujeito surdo”, “identidade”, “cultura”, “educação bilíngue”, “língua(gem)”. Noção básica de linguística da Língua Brasileira de Sinais. Especificidades gramatical e de estrutura espaço-visual. Desenvolvimento da capacidade de comunicação em Língua Brasileira de Sinais. 
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática - Estágio Supervisionado II272Anual4º ano Análise e discussão da dinâmica do espaço escolar, seu planejamento e avaliação do processo pedagógico. Elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino para o Ensino Médio. Desenvolvimento e execução da docência na forma da regência no Ensino Médio. Recursos tecnológicos para a educação. Análise e discussão de temas que envolvem a diversidade (gênero, étnico-racial, religião, condição social/cultural), e a inclusão de alunos com necessidades especiais e de alunos com necessidades educacionais especiais. Análise e discussão de o tema referente a Cultura e História Afro-brasileira e Indígena, bem como a Educação Ambiental.  
Monografia136Anual4º ano Métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa nas áreas de Educação Matemática e Matemática. Normas da ABNT para produção de trabalhos acadêmicos. 
Optativa III68Semestral4º ano ...
Variaveis Complexas68Anual4º ano Números complexos, Funções Complexas, Continuidade e limites de funções complexas, Diferenciação complexa, Transformações através de funções elementares, Integração Complexa. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Adelize Trentin LemesMestradoadelize.lemes@unioeste.brlattes.cnpq.br/2121638750811193
Amarildo de VicenteDoutorado55 45 32203167amarildo.vicente@unioeste.brlattes.cnpq.br/4990988054246839
André VicenteDoutorado55 45 32207292andre.vicente@unioeste.brlattes.cnpq.br/5363258579893221
Arleni Elise Sella LangerMestrado55 45 32203287arleni.sella@unioeste.brlattes.cnpq.br/0680429306744973
Clezio Aparecido BragaDoutorado55 45 32203166clezio.braga@unioeste.brlattes.cnpq.br/2354877304415098
Dulcyene Maria RibeiroPós-Doutorado55 45 32203164dulcyene.ribeiro@unioeste.brlattes.cnpq.br/2317743898339524
Emerson Mario BoldoDoutoradoemerson.boldo@unioeste.brlattes.cnpq.br/9118963600147548
Fabiana Magda Garcia PapaniDoutorado55 45 32203164fabiana.papani@unioeste.brlattes.cnpq.br/5105432174707505
Felipe Leandro da Silva CostaDoutoradofelipe.costa9@unioeste.brlattes.cnpq.br/3292140878100133
Flavio Roberto Dias SilvaDoutoradoflavio.silva4@unioeste.brlattes.cnpq.br/9019677210728492
Jean Sebastian ToillierMestradojean.toillier@unioeste.brlattes.cnpq.br/0183168966052104
Katiuscia WagnerMestradokatiuscia.wagner@unioeste.brlattes.cnpq.br/2600950670521450
Luciana Pagliosa Carvalho GuedesDoutorado55 45 32207320luciana.guedes@unioeste.brlattes.cnpq.br/3195220544719864
Marieli Vanessa Rediske de AlmeidaDoutoradomarieli.almeida@unioeste.br
Pablo Nabuco PortesDoutoradopablo.portes@unioeste.br
Pamela GonçalvesMestradopamela.goncalves@unioeste.brlattes.cnpq.br/5771836689218162
Paulo Domingos ConejoDoutoradopaulo.conejo@unioeste.brlattes.cnpq.br/9877889524998591
Pedro Pablo Durand LazoDoutorado55 45 32203164pedro.lazo@unioeste.brlattes.cnpq.br/6562031070856171
Plinio Lucas Dias AndradeDoutoradoplinio.andrade@unioeste.brlattes.cnpq.br/3283981549018478
Priscila Friedemann CardosoMestradopriscila.cardoso3@unioeste.br
Raquel LehrerDoutorado55 45 32203167raquel.lehrer@unioeste.brlattes.cnpq.br/1796744155338645
Rosangela VillwockDoutorado55 45 32203167rosangela.villwock@unioeste.brlattes.cnpq.br/2576133417405952
Sandro Marcos GuzzoDoutorado55 45 32203167sandro.guzzo@unioeste.brlattes.cnpq.br/3819068946086008
Simone Aparecida MilocaDoutorado55 45 32207355simone.miloca@unioeste.brlattes.cnpq.br/4694429479318132
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio03/08/2009Resolução 175/2009-CEPE
Projetos de Ensino
Titulo Tipo Início Coordenador
Promat - Programa de acesso e de permanência de estudantes da rede pública de ensino em Universidades Públicas: Um Enfoque à área de MatemáticaProjetos de Ensino - 61796/202116/03/2020 - Atividade em AndamentoArleni Elise Sella Langer
Promat - Programa de acesso e de permanência de estudantes da rede pública de ensino em Universidades Públicas: Um Enfoque à área de MatemáticaProjetos de Ensino - 61796/202116/03/2020 - Atividade em AndamentoPamela Gonçalves

Fonte: Academus; Curso CSC0027 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



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