Identificação

Identificações e doações

O herbário incluirá em seu acervo plantas vasculares e não-vasculares, férteis, preferencialmente brasileiras. Serão aceitas amostras para identificação, passo básico e essencial para qualquer pesquisa botânica, desde que previamente acordado com o curador.

Doações de espécimes avulsos também poderão ser incorporadas ao acervo, respeitando a avaliação da curadoria e a qualidade dos materiais.

Intercâmbio com outras instituições acontecerá por duplicatas através de permuta ou doações de materiais dos grupos estudados por seus especialistas para identificação.


Coleta e preparação de amostras botânicas

- As amostras coletadas devem conter obrigatoriamente estruturas reprodutivas (flores ou frutos) para facilitar a identificação. No caso de plantas de pequeno porte as mesmas devem ser retiradas inteiras, com raiz.

- Devem ser coletados preferencialmente três ramos férteis, com cerca de 40 cm cada.

- As amostras devem ser acondicionadas entre folhas de jornais, intercalando sempre folhas de papelão entre as de jornal. Necessário cuidar a disposição da planta dentro dos jornais para depois prensar, utilizando qualquer objeto pesado. Este sanduíche pode ser amarrado com barbante para ser transportado até o Herbário.

- As amostras devem ser entregues ao Herbário o mais rápido possível, para finalizar sua secagem à 70°C, em estufa de circulação forçada de ar.


Dados necessários para a confecção das etiquetas


- Algumas informações que precisamos:- Deixar o nome do responsável pela planta, bem como seus contatos.

- Nome do coletor e data da coleta.

- Local da coleta: País, Estado e Município. Se possível especificar o local. Ex: Propriedade rural, na localidade de Peroba. Fragmento florestal no Km X da BR X para o município Toledo. Estrada entre duas localidades.

- Sempre que possível anotar latitude e longitude do local da  coleta, ou seja, suas coordenadas geográficas.

- Informações sobre as características de cada amostra. Ex: altura da planta. cor das folhas, flores e/ou frutos. O mais completo possível com relação à coloração, pois são estas características que auxiliam na identificação da espécie.