Sub-áreas da Botânica

Laboratórios da UNIOESTE que dão suporte as atividades do laboratório de Botânica
1. Laboratório de Ficologia e Herbário UNOPA, atividades de laboratório e de campo
O Herbário UNOPA coordenado pela Dra. Norma Catarina Bueno (especialista em Characeae no Laboratório de Ficologia da Unioeste) possui um acervo de 7.500 amostras resultantes dos projetos de pesquisa da área de algas como bioindicadores, desenvolvidos pelos discentes do Programa De Pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais e alunos de iniciação científica, alunos extensionistas e de estágios supervisionados.
fico 3

Foto de Gabriela Medeiros, doutoranda em Engenharia agrícola da UNIOESTE, no Centro de Microscopia Eletrônica da UFPR, fruto da parceria dos laboratórios de Botânica e Ficologia Unioeste e UFPR.

fico 4

Coletas nos rios da região da região Oeste do Paraná

2. Herbário UNOP atividades de laboratório, de extensão e de campo

O Herbário UNOP é um laboratório multiusuário que atende cursos técnicos, de graduação e pós-graduação de diversas instituições públicas e privadas do Oeste do Paraná. Foi regulamentado pela instituição em 2009 (resolução 073/2009 – COU), a qual foi atualizada em 2016 (206/2016-COU). O herbário foi criado em 1996 pelo Dr. Bartolomeu Tavares, especialista em diatomáceas.

herb 1

Desde 2018, o Herbário UNOP com o apoio do laboratório de Botânica iniciou projeto de extensão intitulado "Conhecendo o Herbário: um espaço não formal para o ensino da Biodiversidade", no qual disponibiliza visitas técnicas de alunos de Ensino Médio ou Graduação. Com o objetivo de mediar conhecimento sobre a Biodiversidade florística da região e promover a Educação Ambiental, são apresentadas atividades interativas com os alunos visitantes.

herb 2

O laboratório de Botânica recebe ainda todos os projetos de pesquisa dos alunos de Pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais Naturais e alunos de iniciação científica, alunos extensionistas e de estágios supervisionados, na área de traqueófitas sob a coordenado da Dra. Lívia Godinho Temponi, (especialista em Araceae) resultantes de coletas realizadas em diversas regiões como Parque Nacional de Iguaçu.

herb 4

3. Laboratório de Morfologia e Anatomia Vegetal

No laboratório de Botânica as atividades de pesquisa dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais e alunos de iniciação científica, alunos extensionistas e de estágios supervisionados voltadas para a confecção de lâminas permanentes de anatomia vegetal ocorrem sob a supervisão sob a supervisão da Dra. Shirley Martins Silva (especialista em Cyperaceae).

herb 5

4. Laboratório de Fisiologia vegetal

Implantado em 2002, com a chegada da docente da área de Fisiologia Vegetal na Universidade, ao longo dos anos foi conquistando espaço, e hoje localiza-se nas salas 12 e 13 do piso térreo do prédio de Biomédicas do campus de Cascavel.

Ao longo dos anos foi se estruturando com aquisição de equipamentos e hoje abriga desenvolvimento de trabalhos nas áreas de Germinação de sementes e Alelopatia, além de outras áreas da Fisiologia Vegetal.

Em seu espaço já ocorreram desenvolvimento de várias dissertações de mestrado e teses doutorado dos Programas de Conservação e Manejo de Recursos Naturais e Engenharia Agrícola, além de inúmeros trabalhos de Iniciação Cientifica e de TCC, dos Cursos de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura.

As pesquisas atualmente realizadas são sobre germinação de sementes, principalmente de espécies arbóreas nativas, e alelopatia, voltado principalmente para a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF’s) verificando a utilização de plantio em consorcio de espécies empregas em agricultura familiar.

fisio novo

Equipe do Laboratório de Fisiologia Vegetal em experimento

fisio 2

Montagem de experimento de Alelopatia

fisio 3

Montagem experimento de curva de embebição de sementes

Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.