Informações Sobre o Vestibular

O Sistema de Cotas na Unioeste

O Sistema de Cotas da Unioeste foi estabelecido no Regulamento para Distribuição de Vagas e Cotas nos Cursos de Graduação da Unioeste e aprovado pela Resolução nº 100/2023-CEPE e suas alterações, disponível AQUI.

A distribuição das vagas ficou assim definida:
  • 50% das vagas para ingresso pelo Vestibular, respeitado o Sistema de Cotas da Unioeste;
  • 45% das vagas para ingresso utilizando o Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal – Sisu, respeitado o Sistema de Cotas da Unioeste;
  • 5% das vagas para ingresso utilizando o Sistema de Avaliação do Estado do Paraná (Prova Paraná) – PPR.
A partir dessa distribuição das vagas, o Sistema de Cotas ficou distribuído da seguinte forma:
  • Vaga EP (Escola Pública) – 50% das vagas para candidato que frequentou e concluiu todas as séries do Ensino Médio em escola da rede pública brasileira e não tenha curso de graduação concluído;
  • Vaga PP (Pretos ou Pardos) – 10% das vagas para candidato que cumprir o requisito da Vaga EP e se autodeclarar preto ou pardo;
  • Vaga PCD (Pessoa com Deficiência) – 5% das vagas para candidato que comprovar que se trata de pessoa com deficiência, nos termos da legislação em vigor;
  • Vaga PPR (Prova Paraná) – 5% das vagas para candidato da rede pública paranaense e que não tenha curso de graduação concluído.
Não é considerado apto à vaga o candidato que se enquadrar em qualquer uma das seguintes condições:
  • Vaga EP:
    a) não tenha registrado a intenção de concorrer à esta vaga no ato da inscrição;
    b) tenha frequentado, total ou parcialmente, qualquer uma das séries do Ensino Médio em instituição privada de ensino, ainda que de natureza filantrópica, mesmo que por intermédio de bolsa de estudos;
    c) tenha concluído curso de graduação até a efetivação da matrícula no curso para o qual concorre.
  •  Vaga PP:
    a) todas as condições elencadas para a Vaga EP;
    b) não se submeta à análise da banca ou comissão constituída para esta finalidade, nos termos do Regulamento e da legislação em vigor;
    c) após análise da banca ou comissão não seja considerado apto à vaga, nos termos do Regulamento e da legislação em vigor.
  • Vaga PCD:
    b) não comprove tratar-se de pessoa com deficiência nos termos da legislação em vigor.
  • Vaga PPR:
    b) não seja aluno da rede pública paranaense;
Quando do processo de classificação e matrícula, se os candidatos classificados não são em número suficiente para ocupação das vagas disponíveis, as seguintes condições devem ser observadas:
  • Na ausência de candidatos para a Vaga EP, a vaga é destinada para a ampla concorrência.
  • A Vaga PCD é exclusiva para a pessoa com deficiência e em caso de não preenchimento de parte ou totalidade das vagas disponíveis, não há disponibilização da vaga.
  • A Vaga PP é exclusiva para o candidato que cumprir o requisito da Vaga EP e se autodeclarar preto ou pardo. Em caso de não preenchimento de parte ou totalidade das vagas disponíveis, não há disponibilização da vaga.
  • Na ausência de candidatos para a Vaga PPR, a vaga é destinada para a Vaga EP do Vestibular.
Quando ofertado o curso de licenciatura em Letras/Libras, o candidato surdo tem prioridade de acesso, nos termos da legislação em vigor.

Exemplificando:
Se consideramos um curso com 40 vagas, a distribuição ficaria assim:
  • 10 candidatos ingressam pelo Sisu pela Ampla Concorrência;
  • 08 candidatos ingressam pelo Sisu pela Vaga EP, das quais 2 pela a Vaga PP;
  • 10 candidatos ingressam pelo Vestibular pela Ampla Concorrência;
  • 10 candidatos ingressam pelo Vestibular pela Vaga EP;
  • 02 candidatos ingressam pelo Vestibular pela Vaga PPR;
  • 02 candidatos ingressam pelo Vestibular pela Vaga PP;
  • 02 candidatos ingressam pelo Vestibular pela Vaga PCD.
Diante disso, a relação Cotas x Ampla Concorrência na Unioeste fica assim:
  • 20 candidatos ingressam pela Ampla Concorrência;
  • 24 candidatos ingressam pelas cotas.
Já a relação de vagas Vestibular x Sisu é demonstrada pela seguinte distribuição:
  • 18 candidatos ingressam pelo Sisu;
  • 26 candidatos ingressam pelo Vestibular.