Histórico

Em decorrência da alteração do Estatuto da Universidade no ano de 2000, criou-se o Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE), onde foi eleito como primeiro Diretor de Centro, o Prof. Jorge Habib Hanna El Khouri, com mandato de 2000 a 2003.

Atualmente fazem parte do CECE os Cursos de Graduação em: Ciência da Computação; Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Licenciatura em Matemática; e os cursos de Pós-Graduação: Engenharia Elétrica e Computação (acadêmico); e Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (profissional).

Um aspecto importante a ser destacado, desde o início das atividades do CECE/Foz, refere-se à parceria com a ITAIPU BINACIONAL, justificável pelas linhas de conhecimentos convergentes e pelos interesses comuns no desenvolvimento social da região.

Por intermédio dessa convergência de interesses foram realizadas diversas ações de parceria entre a UNIOESTE – Campus de Foz e a ITAIPU, em especial a criação do Parque Tecnológico Itaipu, com participação ativa do CECE inclusive com a transferência de suas atividades para as instalações do PTI em 2006.

Destacamos que o ambiente e a infraestrutura física do PTI proporcionam grande motivação para os estudantes do CECE se envolverem em inúmeras atividades extracurriculares durante o curso, como iniciação científica, estágios supervisionados, empresa júnior, entre outras. Essa parceria tem se fortalecido ao longo dos anos e consolidando a região como um referencial tecnológico, proporcionando benefícios econômicos, ambientais e sociais.