Diretor da Itaipu Binacional recebe representantes da Apiesp para firmar parceria

Na última segunda-feira (22), representantes da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) estiveram na sede do Centro Executivo da Itaipu Binacional, para uma reunião com o Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu, Enio Verri. O encontro inédito, a pedido da Itaipu, teve como objetivo a construção coletiva de um programa de extensão que tenha o protagonismo das universidades e o apoio logístico e financeiro da hidrelétrica.

No início do encontro, o Diretor-Geral Enio Verri, agradeceu a presença de todos os reitores da Apiesp e destacou a importância da aproximação com as universidades. Além disso, salientou como a Itaipu Binacional acredita no potencial das nossas universidades estaduais para criar um futuro mais sustentável e socialmente justo.

“Nós temos uma responsabilidade ambiental muito importante e um compromisso de ajudar no desenvolvimento social do nosso Estado. Penso que, abrir espaço para ouvir as universidades estaduais e trabalhar com elas é fundamental para chegar até a população. Por isso, vamos financiar um grande programa de extensão em parceria com as universidades”, afirma Verri.

O presidente da Apiesp e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, agradeceu a receptividade da direção da Itaipu e enfatizou a relevância do encontro histórico de união entre o sistema estadual de ensino superior público e a Itaipu.

“É um encontro histórico com os diretores da Itaipu para discutir conjuntamente ações em prol da educação, do meio ambiente, sustentabilidade e inovação. Parcerias como esta são fundamentais para implantar políticas públicas em todo o território paranaense”, pontua Sanches Neto.  Para o presidente da Apiesp é uma iniciativa estratégica da Itaipu, uma vez que, todas as universidades estaduais têm uma grande capilaridade no estado do Paraná.

Segundo o Diretor-Geral, o programa de extensão terá o apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e vai contribuir com pesquisas nas instituições que incentivam projetos de sustentabilidade desenvolvidos por estudantes de todo o Estado.

Estiveram presentes na reunião: o presidente da Apiesp e reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto; a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Regina Gimenez Favaro; a vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gisele Mendes ; o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Almeida Webber; o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fabio Hernandes; a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; e o reitor da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp), Fábio Antônio Néia Martini.