Tecnhnovação: Unioeste apresenta novas tecnologias e oportunidades em seus cursos de graduação

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está participando da terceira edição da Technovação 2023, considerada a maior feira de tecnologia e inovação do Paraná. Na noite desta quarta-feira (24) foi aberta oficialmente a Feira que segue até o próximo sábado (27), no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel.

Na oportunidade o vice-reitor da Unioeste, professor Gilmar Ribeiro de Mello, representando o reitor Alexandre Webber, salientou que sempre é importante a Universidade estar presente em eventos com essa grandeza. “Nós temos inúmeros projetos, inúmeras iniciativas que precisam ser mostradas e participar de um evento como esse é fundamental. As nossas iniciativas elas tangem várias áreas, então mostrar para a comunidade e a sociedade, esses trabalhos e pesquisas, é importante. Precisamos mostrar o que a universidade está fazendo para melhorar a vida das pessoas e das organizações. Além disso, o que somos capazes de formar, ou seja, os nossos alunos, pois esses projetos são feitos dessa formação. Então esse conjunto de fatores, nos leva sempre a cada vez mais participar desses eventos. Isso nos ajuda na divulgação da universidade, na possibilidade de despertar interesse nos nossos possíveis futuros alunos, pois a comunidade estudantil secundarista está frequentando o espaço e vai verificar o que estamos expondo. Isso ajuda no despertar do interesse na nossa universidade. Lembrando, universidade pública, gratuita e com a qualidade que nós temos, isso é fundamental para todo esse público”, frisou.

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos também reforçou que a Feira já faz parte do calendário do município. “Nós estamos em um momento que é um divisor de águas. Nós estamos em uma das principais cidades do Brasil, temos um arranjo produtivo do alimento, da medicina que somos referência, da educação através do nosso polo da educação, da nossa Unioeste e tantos outros serviços. No entanto, nós precisamos usar a inteligência artificial e a tecnologia, o nosso grande desafio é atrair as nossas crianças e os nossos jovens para se apaixonar por essa ferramenta, para buscar soluções, para agregar valor e para desenvolver competitividade. Essa feira é um resumo de tudo isso, o investimento financeiro é só um detalhe, pois o grande resultado que teremos é fazer com que as nossas crianças, adolescentes e a nossa população se apaixonem por essa necessidade”.

No evento a Unioeste realiza uma pequena mostra do que a Instituição pesquisa e promove em termos de tecnologia e inovação que podem ser aplicadas nas diversas áreas do conhecimento e no cotidiano da população. Na Feira os cursos de Geografia, Engenharia Agrícola, Hotelaria, Pedagogia, Ciências da Computação, História, Engenharia Civil e Engenharia de Pesca estão expondo o que vêm desenvolvendo desde drones voltados para agricultura até maquetes montadas por impressoras 3D. No total a Unioeste tem 64 cursos de graduação distribuídos em cinco Campi Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu.

O evento organizado pela Fundetec e Prefeitura de Cascavel promete ser um verdadeiro espetáculo de futurismo, criatividade e variedade de temas levando de forma gratuita o que há de mais atual no universo da tecnologia.