Acadêmicos do curso de Geografia da Unioeste realizam Trabalho de Campo em Curitiba e nos Parques Estaduais do Guartelá e Vila Velha

Entre os dias 28 de abril e 1º de maio, aconteceu o Trabalho de Campo “Aspectos Geoconômicos, Urbanos e Ambientais do Planalto dos Campos Gerais do Paraná e Curitiba”, que envolveu alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão. O trabalho de campo foi coordenado pelo professor Dr. Ricardo Carvalho Leme, com a participação dos professores Fernando dos Santos Sampaio, Rosana Cristina Biral Leme e Elaiz Aparecida Mensch Buffon, e faz parte das atividades acadêmicas complementares do curso.

No Sábado (29), foi realizada uma visita técnica na Defesa Civil Estadual do Paraná, coordenada pelo Capitão Marcos Vidal da Silva Junior, que detalhou a estrutura, a atuação e projetos dessa instituição frente aos desastres, riscos e vulnerabilidades socioambientais. Ainda no sábado, o grupo visitou a Torre Panorâmica da cidade de Curitiba, onde do mirante foi feita uma aula sobre a urbanização e o planejamento urbano de Curitiba. Da Torre visualizaram a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana e a região metropolitana. Na sequência tiveram uma aula de campo no Parque Barigui sobre o planejamento e gestão ambiental da capital do estado do Paraná. O Parque Barigui é palco para estudar aspectos legais e institucionais da criação de parques urbanos com funções socioambientais.

No domingo (30) ocorreu a aula de campo no Parque Estadual do Guartelá e na Reserva Ecológica da Dora. Tanto no Parque quanto na Reserva é possível visualizar in loco o Canyon mais longo do Brasil, e o sexto mais longo do mundo. O cerne da discussão nesse dia foi o estudo de problemas ambientais do presente, resultantes das relações estabelecidas entre a sociedade e natureza, à luz de condições diferenciadas de desenvolvimento social e da dinâmica, e de processos naturais. Um dos pontos que chamou atenção dos estudantes foi o "Arroio do Pedregulho", o mesmo que forma a "Cachoeira da Ponte de Pedra" no Canyon Guartelá, e possui em seu leito várias cachoeiras, bem como as pinturas rupestres mapeadas e visualizadas na Reserva da Dora. As visitas e explicações científicas sobre a geologia, geomorfologia e arqueologia foram realizadas pelos professores em conjunto com o secretário municipal de Turismo de Tibagi e proprietário da Reserva, Maurício Martins Pereira. Mauricio também proporcionou um almoço afetivo na Reserva, por meio do projeto regional “Partilha – Comida com Afeto” que visa partilhar experiências gastronômicas inspiradas nas mais saborosas lembranças da vida.

Ainda no Guartelá foi percorrida a trilha de cinco quilômetros, considerada leve, com duração de duas horas, passando pelo mirante principal construído em madeira, de onde se tem uma vista excepcional, cartão postal do Canyon do Rio Iapó. Na volta da trilha tiveram a oportunidade de passar pela Cachoeira da Ponte de Pedra e pelos Panelões do Sumidouro.

Na segunda-feira (01) as atividades foram realizadas no Parque Vila Velha, que é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual. A visita foi guiada pelo geógrafo Alessandro Giulliano Chagas Silva, que em conjunto com os professores explicou o ciclo das rochas, através de trilhas nos Arenitos, nas Furnas e na Lagoa Dourada. O parque tem aproximadamente quatro mil hectares e conserva fragmentos da mata de Araucária e vegetação de Campos Nativos.

Os professores destacam que a história da Terra está escrita nas rochas, e, portanto, são consideradas livros que precisam ser estudadas in loco para compreender as relações entre a sociedade e a natureza do presente.

O curso de Geografia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão oferece 40 vagas para a formação de professores (licenciatura) e 40 vagas para a formação de Geógrafos (bacharelado) e ambos os cursos funcionam na sede da universidade, no bairro Vila Nova no período noturno. As formas de ingresso são através do Vestibular (Inscrição Gratuita), SISU (Nota do Enem) e do processo simplificado (Provare), que também é gratuito.