CEAPAC recebe aparelhos produzidos por impressão 3D pelo Núcleo de Inovações Tecnológicas

Na última terça-feira (14), o Núcleo de Inovações Tecnológicas - NIT da Unioeste realizou a entrega de 20 elevadores nasais ao Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalia Craniofacial - CEAPAC  do Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP. Os aparelhos foram desenvolvidos pelo próprio núcleo e produzidos por meio da utilização de uma impressora 3D.

Os aparelhos entregues serão utilizados no tratamento de crianças com fissura labiopalatal que são atendidas no CEAPAC. A quantidade é suficiente para um mês de atendimentos e a remessa que foi entregue servirá como um período de experiência, onde os profissionais passarão um feedback sobre os elevadores após o uso nos tratamentos, a fim de que o NIT possa aperfeiçoá-los e tornar o uso ainda mais benéfico e eficiente. Após os ajustes necessários, será realizada a produção em larga escala dos elevadores nasais.

O diretor do Núcleo de Inovações Tecnológicas – NIT, Reginaldo Ferreira, comentou que esta entrega representa o olhar atento que a Unioeste tem na questão da inovação, que pode representar uma autonomia maior para todos os setores da instituição. “Essa entrega mostra que a universidade está realmente preocupada com a inovação, tentando atender também as demandas internas, principalmente no Hospital Universitário, que as vezes precisa ir longe para atender uma demanada que nós mesmos podemos suprir”, ressaltou.

Sobre o processo de impressão 3D, responsável pela produção das peças, o diretor do NIT falou que a tecnologia rompeu barreiras para a Univerisdade. “A impressão 3D está proporcionando uma revolução muito grande e se mostrando muito útil para as pesquisas para em nossa Universidade. E nós temos aproveitado isso. Estamos com parcerias com os cursos de Fisioterapia, Odontologia e Engenharia Agrícola. Nós ficamos agradecidos em saber que a Unioeste pode se aproveitar daquilo que ela já tem, sem precisar buscar em outro local”, destacou.