Central de Notícias

Huop aumenta utilização de bolsas de sangue para mais de 500 utilizadas mensalmente

São mais de 500 bolsas de sangue (concentrado de hemácias) utilizadas mensalmente no Hospital Universitário do Paraná, número que aumentou também com o aumento da demanda de atendimento. Nos anos anteriores, eram utilizadas cerca de 400 bolsas por mês. No Huop, cerca de 70% dos atendimentos do Pronto Socorro são vítimas de trauma, e são estes pacientes que muitas vezes necessitam de transfusão sanguínea. “São muitos pacientes que precisam de sangue, e a transfusão é essencial para recuperação e tratamento. Para isso, contamos sempre com o estoque abastecido para garantir esse atendimento de forma rápida e segura, e claro, agradecemos muito a todos os doadores, pois uma bolsa de sangue pode sim salvar uma vida”, ressalta o responsável técnico da Agência Transfusional do Huop, Rodrigo Barcella.
 
Todo sangue destinado para realizar o atendimento no hospital é oriundo de doações realizadas no Hemocentro de Cascavel, órgão ligado ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), localizado ao lado do hospital. As doações são feitas no Hemocentro, e para agilizar o atendimento de urgência e emergência, o Huop também conta com uma agência transfusional interna desde 2018. “Nesse setor realizamos o trabalho de informações técnicas constantes, provas pré-transfusionais, o que otimiza o tempo e torna a transfusão ainda mais segura”, enfatiza Rodrigo.
 
Quem também quiser ser um doador de sangue pode entrar em contato diretamente com o Hemocentro, localizado na Rua Avaetés, ao lado do Huop. As doações podem ser agendadas pelo telefone 45 3226-4549.
Nesse Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, o Huop só tem a agradecer por todo gesto de solidariedade.
 
Doe sangue, salve vidas!

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.