Estudantes da Unioeste conquistam terceiro lugar na Olímpiada Brasileira de Zootecnia

A equipe ZOOESTE, formada pelos acadêmicos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, conquistou o terceiro lugar na Olímpiada Brasileira de Zootecnia (OBZ).

A Olímpiada Brasileira de Zootecnia é uma iniciativa da Associação Brasileira de Zootecnistas e visa testar conhecimentos dos estudantes de zootecnia de todo o país. Este ano, ocorreu a segunda edição com competidores na modalidade individual e/ou em equipe. A Olimpíada foi composta por provas com etapas local, regional e nacional, sendo que para a etapa nacional, 13 equipes foram convocadas.

A equipe ZOOESTE é formada pelos acadêmicos Diego Rodrigues de Carvalho (2° ano), Ikaro Aparecido Ribeiro (3° ano), Byanka Lethícia Krein (4° ano), Gabriele Luiza Freitag Tischer (5° ano) e Tânia Luiza Köhler (5° ano), sob orientação da Professora Cinthia Eyng e apoio da coordenadora do curso professora Patrícia Barcellos Costa.

Nesta edição, além das tradicionais medalhas, os componentes da equipe receberão credenciais para participar do London International Youth Science Forum, programado para ocorrer em julho de 2023, na Inglaterra. A premiação ocorrerá durante o Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec) a ser realizada na cidade de Manaus de 24 a 27 de maio.

Hoje (13) comemora-se o dia do Zootecnista, e a Unioeste se compromete a cada mais formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. “Este resultado demonstra o potencial dos nossos alunos e o trabalho de ensino, pesquisa e extensão que vem sendo desenvolvido no Campus de Marechal Cândido Rondon. Todos os integrantes da equipe são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, bem como participam de Grupos de Pesquisa”, destaca a professora Cinthia Eyng,

Para a docente Patrícia Barcellos Costa o bom resultado obtido pelos alunos é resultado do trabalho desenvolvido no curso. “A classificação da equipe ZOOESTE é fruto do desempenho de nossos estudantes frente a temas técnicos, culminando com profissionais preparados para o mercado de trabalho e destacando a Unioeste a nível nacional”.