Unioeste Campus Toledo recebe a Coordenadora Estadual dos Numapes

O Núcleo Maria da Penha (Numape), do campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), recebeu a visita da coordenadora estadual do Programa Numape, Profa. Claudete Carvalho Canezin. A programação abrangeu reuniões de trabalho com órgãos e profissionais que interagem com a Equipe do Numape no processo de atendimento, jurídico e socioassistencial, às mulheres em situação de violência doméstica no município de Toledo.

As reuniões tiveram a participação da Profa. Claudete e dos docentes que coordenam as atuações do Numape-Toledo (Prof. Gilson H. R. Silva e Profa. Zelimar S. Bidarra) e foram organizadas em dois momentos específicos que permitiram a troca de informações para com profissionais de órgãos da instância jurídica e de órgãos da rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. O primeiro encontro ocorreu nas dependências do Fórum e contou com a participação do Juiz da 1ª. Vara Criminal, Sr. Figueiredo Monteiro Neto, da Juíza da 2ª. Vara Criminal, Sra. Vanessa D´Arcangelo Ruiz Paracchini e do Promotor de Justiça, Sr. José Roberto Moreira.

O Juiz Figueiredo Monteiro Neto avalia que a atuação do Numape amplia a garantia dos direitos da vítima de violência doméstica, visto que: “Trata-se de um processo extremamente fundamental para o respeito e as garantias fundamentais dessas mulheres. Principalmente no que diz respeito ao artigo 27 da lei 11.340/06 que faz com que esse atendimento fundamental da vítima seja garantido e respeitado em todos os processos”. Na sequência foi realizada a segunda reunião que aconteceu na Sala dos Conselhos da Unioeste Campus Toledo e contou com a participação das profissionais e estudantes da Equipe do Numape, com estudante e docente de Psicologia da PUC, com o Diretor do Campus, com a Diretora do CCSA, com profissionais da Guarda Municipal, com o Comandante do Batalhão da Polícia Militar, com a representante do Conselho da Comunidade e com diversos órgãos da Prefeitura Municipal representada por profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Gestão, CRAS e CREAS), pela Secretária Municipal de Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e pela Diretora do Departamento de Saúde Mental.

Nesse segundo os representantes dos citados órgãos puderam fazer o relato e avaliar a importância das interações que têm tido com as intervenções técnicas e socioeducativas que são realizadas pela Equipe do Numape. Nesses dois momentos a Profa. Claudete pode falar sobre as mudanças que ocorreram na organização e na forma de funcionamento dos dez Numapes e sobre como o Governo do Estado definiu o Programa Numape como estratégico da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), financiado com recursos da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF). Resta destacar que como resultado dessas reuniões a Profa. Claudete recebeu menções/avaliações positivas sobre o trabalho realizado pelo Numape Toledo.