Mês da Enfermagem no Huop contará com palestras e mini cursos

O mês de maio é dedicado à Enfermagem no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). Dia 12 e 20 de maio, é dia do Dia do Enfermeiro e dia do Técnico de Enfermagem, respectivamente, e para comemorar, serão realizadas várias palestras e mini cursos durante o mês. A abertura do evento foi realizada hoje, 10, no auditório do hospital, com a presença de diversos profissionais de saúde. “Esse hospital é motivo de grande orgulho pelo que ele representa não apenas pela universidade, mas também para toda sociedade. Avançamos nos últimos anos com relação à estrutura, equipamentos, mas nada se faz sem pessoas, sem os profissionais de saúde. Foi por conta das equipes que conseguimos passar pelo período da pandemia, e somos muito gratos por isso”, diz o reitor da Unioeste, Alexandre Webber.

Durante o período da pandemia as equipes de Enfermagem ampliaram em 335 profissionais dentro do hospital. “Avançamos absurdamente em um curto período, tanto em número de leitos quanto em números de profissionais. Muitos profissionais novos passaram por aqui durante a pandemia, e pensando nisso, organizamos essa comemoração com objetivo de ampliar o conhecimento. Os enfermeiros são os profissionais que ficam 24 horas por dia ao lado do enfermo, além de ser símbolo de resistência, comprometimento e coragem em demostrar o quão essenciais são para os serviços de saúde”, enfatiza a diretora de Enfermagem, Sara Treccossi.

O diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira, destacou a importância da profissão no atendimento ao paciente, assim como a comemoração. “A categoria é essencial no atendimento ao paciente, e não apenas para o paciente crítico, mas também aos demais a Enfermagem faz a diferença. Espero que todos aproveitem o evento”, diz.

A representante dos técnicos de Enfermagem, Dariane Barbosa, ressaltou a importância dos profissionais participarem das palestras e cursos. “É momento de aprendizado e de confraternizar. Esperamos que o evento seja grandioso e muito proveitoso para todos em termos de conhecimento”, comenta.

A coordenadora Fiscal do Coren-PR subseção de Cascavel, Sabrina Zanardi, também comentou a importância do hospital e profissionais para a região. “É um orgulho ter colegas de Enfermagem representados nesse hospital, que representa tanto para a região. Gostaria de parabenizá-los, além de ressaltar o trabalho maravilhoso que essas equipes realizam”, ressalta.

O coordenador da Educação Permanente, Tarcísio Lordani, enfatizou a importância dos profissionais participarem dos cursos. “Temos uma programação democrática, em vários horários, e com vários temas, e espero que todos aproveitem”, finaliza.

Estiveram presentes no evento também os diretores do Huop: diretor administrativo, Rodrigo Barcella e diretor pedagógico, Alex Sandro Jorge.