Cientista da Unioeste - Cleide Viviane Buzanello

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking está a professora Cleide Viviane Buzanello Martins que desde 1999 leciona no curso de Engenharia de Pesca do Campus de Toledo. Ela comenta que ficou surpresa com a citação no ranking, “fiquei extremamente surpresa, uma vez que nunca tive financiamento direto para meus projetos de pesquisa, devo muito aos meus colaboradores, meus co-autores e mais recentemente aos Programas de Pós-Graduação que faço parte”.

Projetos

A professora exalta que trabalha basicamente com duas linhas de pesquisa, uma ligada à Microbiologia Ambiental e outra à Micologia Médica. Na Microbiologia Ambiental pesquisa leveduras de ambientes aquáticos de interesse biotecnológico e médico humano com ênfase à perfil de susceptibilidade aos antifúngicos. Na Micologia Médica trabalho c Candida spp. de mucosa oral de pessoas vivendo c HIV/AIDS. Mas a maior parte das citações são frutos das publicações de dobramentos do meu Doutorado e Pós-Doutorado, realizados no Departamento de Microbiologia da UFMG (Belo Horizonte, MG) e Brown University (Providence, RI, US) onde a temática sempre foi prospecção de antifúngicos.

Currículo

Cleide possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Agronomia (Microbiologia Agrícola) pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e pós-doutorado pela mesma Instituição no ano de 2010 e Pós-Doutorado na Brown University, RI, USA (2016-17). É Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando nos cursos de Engenharia de Pesca, graduação e Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Ciências Aplicadas à Saúde, ambos como membro permanente. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada: Ambiental e Micologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: prospecção de antifúngicos, biofilme, microbiologia ambiental, micologia oral, e microbiologia do pescado.