Cientista da Unioeste - Odair José Kuhn

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está o professor Odair José Kuhn que está desde 2010 no curso de Agronomia do Campus de Marechal Cândido Rondon. Ele comenta que estar na lista dos cientistas mais citados no mundo é uma grande satisfação. “Essa indicação causa uma satisfação muito grande, embora eu não me sinta como um cientista influente, mas considero como um reconhecimento, visto que foram 11 anos de muita dedicação e esforço, em diversas circunstâncias os trabalhos foram produzidos com suor e recursos próprios, sempre mantendo o foco no resultado e na descoberta e na formação de mão de obra altamente capacitada e não na fama ou reconhecimento. Isso traz um ânimo novo, importante após um longo período de escassez de recursos e limitações impostas pela pandemia de covid-19.

Projetos

O professor cita que entre os projetos que desenvolve na Unioeste estão: Interação Trichoderma-feijoeiro e indução de resistência no controle de podridão cinzenta da raiz, antracnose e crestamento bacteriano Alterações fisiológicas, anatômicas e produtivas do feijoeiro induzidas por Trichoderma spp. e fosfito de potássio em resposta ao ataque de Colletotrichum lindemuthianum; Isolamento, identificação e avaliação do potencial de leveduras como agentes de proteção de plantas de feijoeiro ao crestamento bacteriano comum; Seleção, avaliação do crescimento e alterações bioquímicas em plantas de beterraba tratadas com leveduras para controle de cercosporiose; Desenvolvimento de formulado em pó de levedura e controle de podridão negra em repolho; Mecanismos de controle biológico de Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli por Rhodotorula glutinis e Sporidiobolus johnsonii.

Currículo

Odair possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo (2007), pós-doutorado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Fisiologia e Bioquímica do Parasitismo)(2008) é professor de fitopatologia, microbiologia e fisiologia vegetal na Universidade Federal do Pampa (2008 - 2010). Foi Editor associado da Revista Scientia Agraria Paranaensis (2011 - 2019) Atualmente é professor Associado de Fitopatologia e Controle de Pragas e Doenças do curso de Agronomia, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (produção vegetal) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia e bioquímica fitopatológica, indução de resistência e controle biológico de doenças em plantas.