Unioeste 2022: recursos garantem custeio e investimento para o início do ano

O ano de 2021 termina com uma ótima notícia para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O Governo do Estado do Paraná liberou, com a viabilização do deputado estadual Gugu Bueno, 5,5 milhões de reais para uso na Universidade.

O valor tem destino certo, R$ 3 milhões serão utilizados para o custeio de despesas na manutenção da estrutura dos campi e 2,5 milhões serão investidos na compra de computadores, equipamentos e mobiliários.

De acordo com o deputado estadual Gugu Bueno, esse trabalho conjunto é uma forma de consolidar a importância da Universidade para todo o Paraná “A Unioeste faz muita diferença no desenvolvimento de toda a nossa região Oeste, é a nossa Universidade. E fortalecer essa importante Instituição de ensino é apenas minha obrigação como vice-líder de governo”, destaca o deputado.

2021 foi um ano de muito trabalho dentro e fora dos muros da Universidade, mesmo ainda em aula remota, a Unioeste cumpriu seu papel de estar perto da comunidade, sendo referência em pesquisa, extensão e suporte em vários setores, como por exemplo dando continuidade aos serviços que auxiliam no desenvolvimento de cada uma das cidades que ela está presente (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo).

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, aproveitou para agradecer diretamente todos aqueles que reconhecem a importância de investir e dar apoio a educação pública e de qualidade “Nós da Unioeste temos muito a agradecer todo o apoio e ajuda ao deputado Gugu Bueno, que tem se empenhado junto à Secretaria da Fazenda do Governo do Estado. Essa parceria é essencial para o crescimento da nossa Universidade”, ressalta.

Os recursos para os investimentos foram liberados no fim de dezembro de 2021, e com ação conjunta da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Direção Geral dos campi e Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), Diretoria de Obras e Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF), como explica o pró-reitor de Administração e Finanças, Geysler Rogis Flor Bertolini. “Foram garantidos recursos para investimentos em 2022 em obras do auditório do campus de Toledo e do ambulatório do campus de Francisco Beltrão, equipamentos para o HUOP, além de telefones IP, mobiliários, equipamentos de processamento de dados e aparelhos de ar-condicionado para os cinco campi e Reitoria”, explica.

Para o pró-reitor de Planejamento, Gerson Henrique da Silva, “o empenho e o esforço da gestão dos professores Alexandre e Gilmar, junto à Superintendência Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e à Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), resultaram na liberação de recursos para investimentos na Unioeste. Isto revela o compromisso da administração com o ensino, a pesquisa e a extensão. Recursos esses, fundamentais para o desenvolvimento da Universidade”, comenta Gerson.