Cientista da Unioeste - Simone Damasceno Gomes

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou  a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está a professora Simone Damasceno Gomes que desde 1999 leciona no curso de Engenharia Agrícola no Campus de Cascavel. Ela comenta que ao saber da citação ficou “surpresa e ao mesmo tempo satisfeita por entender que essa indicação é fruto do trabalho de pesquisa desenvolvido ao longo desses anos na universidade, com o apoio dos alunos da pós-graduação e da graduação e também de pesquisadores da Unioeste e de outras instituições nacionais e internacionais”.

Projetos

A professora desenvolve pesquisas em Tratamento de Águas Residuárias Agroindustriais e Valorização de resíduos, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioenergia, produção de biogás (hidrogênio e metano); remoção de carga orgânica e remoção de nitrogênio. Participou em projetos financiados por editais internacionais sendo eles: edital Perez Guerrero-ONU com Cuba e Argentina e edital Red CYTED com o México, Espanha, Cuba, Argentina e El Salvador. Coordenou vários projetos de pesquisa aprovados em órgãos de fomento nacionais. Possui inúmeros artigos científicos publicados em periódicos com JCR. Orientou 13 teses de doutorado, 29 dissertações de mestrado, 24 TCC e inúmeros trabalhos de iniciação científica com bolsa. Participou por 8 anos como editora da Área de Saneamento e Controle Ambiental da Revista Engenharia Agrícola.

Currículos

Simone é professora Associada no Campus de Cascavel no curso de Engenharia Agrícola. Atua no curso de Pós-graduação nível Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola da Unioeste. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Engenharia Civil (Hidráulica e Saneamento) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Tem pós-doutorado no Laboratório de Processos Biológicos da Escola de Engenharia de São Carlos/ USP (2013-2014). Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, no curso de Engenharia Agrícola. Atua no curso de Pós-graduação nível Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola da Unioeste. Desenvolve pesquisas em Tratamento de Águas Residuárias Agroindustriais e Valorização de resíduos, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioenergia, produção de biogás (hidrogênio e metano); remoção de carga orgânica e remoção de nitrogênio.