Cientista da Unioeste - Soraya Moreno

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou  a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está a professora Soraya Moreno Palácio que desde 1997 leciona no curso de Engenharia Química no Campus de Toledo. Para ela estar nesta lista “é um reconhecimento pela dedicação ao trabalho exercido ao longo destes anos, e também um orgulho contribuir para o destaque da nossa Universidade”.

Projetos

A professora ressalta que vem trabalhando no desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos voltados ao setor do agronegócio da região Oeste do Paraná – Programa DAI/CNPq. Também realiza estudo da estabilidade de nanopartículas de prata sintetizadas e sua relação com a toxicidade em diversos organismos além da Remoção de nanopartículas de prata por eletrocoagulação. e a degradação dos antibióticos sulfametoxazol e cloranfenicol usando processo Fenton modificados aplicados ao tratamento de efluentes ou solos .

Currículo

Soraya possui graduação em Farmácia (Universidade Estadual de Maringá) e em Química Licenciatura (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), mestrado em Química Aplicada (Agroquímica) e é doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora adjunto D da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Unioeste. Tem experiência na área de Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, metais pesados em ambientes aquáticos, toxicologia ambiental e tratamento de efluentes por processos oxidativos avançados.