Central de Notícias

Huop: pacientes da ala de desintoxicação participam de cinema em atividade externa

Não é apenas dentro do hospital que os pacientes da ala de desintoxicação do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) passam pelo processo de recuperação. Neste mês a Igreja Evangélica Livre Esperança cedeu o espaço para as crianças e adolescentes internados na unidade aproveitarem uma tarde de cinema, com direito a lanche da tarde e pipoca enquanto assistiam o filme “Cruella”, tudo preparado pela equipe. “Através do cinema e da arte existe a possibilidade de os adolescentes entenderem que é possível ter acesso a outras maneiras de diversão e lazer que não seja na busca das drogas”, diz o sociólogo da ala de desintoxicação do Huop, Emerson Cristofoli.

Durante o tempo de internação, que dura entre 30 e 40 dias, os jovens participam também de outras atividades externas, que tem como objetivo ajudar na recuperação desses pacientes. “Depois de duas semanas de internação, onde praticamente a fase de desintoxicação passou, é importante que no processo de reabilitação os jovens passem a ter contato com algum tipo de atividade externa”, explica Emerson.

O cinema é a primeira atividade do ciclo de internamento, em que também é avaliado o comportamento dos pacientes. “A atividade de cinema é realizada nesse espaço que é fechado justamente para que a gente tenha uma oportunidade de visualizar como é o comportamento deles, assim que eles passarem a retornar para o convívio da sociedade”, diz o sociólogo. Os jovens também passam por uma avaliação junto com a equipe multiprofissional, que também analisa a possibilidade de realizar outras atividades externas, como visita ao zoológico e parques.

Tudo isso faz parte do processo de desintoxicação e reabilitação, em que por trás das atividades existe uma grande intenção de ajudar esses jovens a enxergar uma vida longe dos vícios. “São momentos de interação que preparam os jovens para reconstruírem suas histórias. Além disso, é gratificante receber o apoio também externo para a realização dessas atividades como a Igreja Evangélica Livre Esperança ofereceu ao Huop”, finaliza Emerson.

 

Texto: Maria Luiza De Marco / Supervisão: Beatriz Baron

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.