Unioeste faz doação de projeto arquitetônico para Complexos Sociais

Nesta quinta-feira a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) firmaram uma parceria para a doação de um projeto arquitetônico para a construção de um novo Complexo Social, órgão que realiza trabalhos de ressocialização com os egressos do sistema penitenciário.

Para o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Alexandre Webber, a relação entre as instituições é muito importante. “Historicamente, a Unioeste possui parcerias com a Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC) e a Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), inclusive com a realização de estágios com os alunos da saúde. A visita foi muito satisfatória para que cada vez mais a Unioeste possa contribuir com a sociedade”.

O Complexo Social é um órgão que trabalha com pessoas em três situações: egressos do sistema penitenciário, monitorados e pessoas que receberam uma transição penal e que cumprem a pena fora de uma cadeia. No Paraná já existem 12 unidades do Complexo Social e, segundo, Everton Rodrigo dos Santos, a demanda pelo serviço cresceu muito nos últimos anos. “A nossa demanda vem crescendo cada vez mais e há a necessidade de uma boa estrutura física para um melhor atendimento. Nesse momento, a Unioeste vai nos apoiar com a doação desse projeto para que a gente possa implementar a nova estrutura do Complexo Social”.

A parceria entre Unioeste e Depen já é antiga, conforme contou Paulo Henrique Gris. O diretor de Planejamento Físico da Unioeste informou que o projeto arquitetônico a ser doado ao Depen será desenvolvido pela equipe de arquitetos e engenheiros da universidade e ainda contará com a participação dos estagiários e egressos do curso de Engenharia Civil da Unioeste, para que os mesmos ganhem experiência prática na profissão. Além disso, Paulo destacou a importância da parceria da Unioeste com o Departamento Penitenciário. “Eles possuem uma dificuldade em licitar e contratar esses projetos. Às vezes a fila de projetos do Estado é muito grande e com essa parceria nós conseguimos ajudá-los e viabilizar a execução do projeto”.

Durante a reunião, foi acordado que o projeto arquitetônico servirá como modelo para a implementação de novos Complexos Sociais em todo o Paraná. A primeira unidade será implementada em Foz do Iguaçu e terá aproximadamente 900 m² para o desenvolvimento das atividades. O plano é que após a construção da primeira estrutura seja implementada uma nova unidade do complexo em Cascavel, a segunda da cidade. Além disso, aproximadamente mais sete cidades paranaenses estão nos planos do Depen para receberem uma unidade do Complexo Social.

A reunião ocorreu no gabinete do reitor da universidade, Alexandre Webber, e contou com a participação do coordenador estadual dos Complexos Sociais, Everton Rodrigo dos Santos, o diretor do Complexo Social de Cascavel, Sérgio Vicente, o agente penitenciário Rubens Cabrera, além do diretor de Planejamento Físico da Unioeste, Paulo Henrique Gris.

Texto: João Vitor Marochi de Oliveira