Setembro Amarelo: girassóis colorem estacionamento do Huop no Dia de Prevenção ao Suicídio

O amarelo ganhou vida no estacionamento do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), nesse Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro. Os girassóis, símbolo da campanha do Setembro Amarelo, foram plantados em alusão à data pelo reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber, diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira, e psicólogas do Huop, Mônica Stelmach e Ana Paula Poersch. “Esse ato é muito importante para não apenas para lembrarmos desse dia, mas para também refletirmos. Nesse um ano e meio de pandemia pudemos perceber que a questão de saúde mental é algo que temos que ter muita atenção, além de ser uma questão de saúde pública. Precisamos ter uma atenção para isso, pois a prevenção é sempre o melhor caminho”, ressalta Alexandre Webber.

O girassol é símbolo da campanha pois se move com a energia do sol, e por essa razão também foi plantado no início da manhã, próximo ao nascer do sol, como forma simbólica de ressignificar o dia com uma nova esperança. “É uma maneira lúdica de mostrar que sempre estamos em busca de um sentido, como o girassol sempre em busca da luz. Quando estamos em busca do sentido sempre sabemos para onde vamos”, explica a psicóloga, Mônica Stelmach.

Além do plantio, também foram entregues aos servidores do Huop sementes de girassol com frases sobre a importância do cuidado com a saúde mental e o telefone e setor de onde é possível procurar ajuda no hospital. “Divulgar sobre leva a abertura para que as pessoas conversem com o próximo, com quem precisa de ajuda. Sabemos a importância do atendimento psicológico e psiquiátrico, e por isso buscamos ampliar para que os servidores tenham esse serviço à disposição no hospital. Nos preocupamos em cuidar da saúde mental do servidor para que tenham condições de cuidar dos pacientes também”, enfatiza o diretor do Huop, Rafael Muniz de Oliveira.

ATENDIMENTO NO SESMT

O atendimento psicológico e psiquiátrico ao servidor é realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Atualmente são cerca de 450 atendimentos ao mês. “Nosso lema sempre foi cuidar de quem cuida. Cuidamos da saúde mental não apenas em setembro, mas todos os dias do ano”, diz Mônica. O agendamento para consulta pode ser feito pelo telefone 3321-5207.

E não apenas os servidores são atendidos pelo Sesmt, mas também acadêmicos, residentes e docentes que atuam no Huop. “Precisamos lembrar que a pandemia agravou a situação da saúde mental dos alunos e professores por conta da distância, e precisamos falar sobre e incentivar essas pessoas para que busquem ajuda. A instituição tem esse serviço à disposição para ajudar”, afirma o diretor pedagógico, Alex Sandro Jorge.

POR QUE FALAR SOBRE SUICÍDIO?

No Huop, “Falar é a melhor prevenção” se tornou a frase da campanha do Setembro Amarelo para desmistificar o tabu sobre suicídio. “Precisamos falar da prevenção ao suicídio todos os dias, porém, o mês de setembro representa a preparação para o processo de fim de ano, onde muitas pessoas se percebem entristecidas, frustradas ou até mesmo já desiludidas com a possibilidade de viver e neste mês, é importante trabalharmos mais e de maneira reflexiva frente ao fato de que não conseguimos compreender totalmente os comportamentos humanos, mas precisamos trabalhar mais as relações de vida e de morte”, ressalta a psicóloga, Mônica Stelmach.