Unioeste prorroga até domingo inscrição para residência técnica e curso de Economia Rural

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em conjunto com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, prorrogou até domingo (18) o prazo para inscrição no Programa de Residência Técnica e Curso de Especialização em Economia Rural, na modalidade a distância.

As disciplinas serão ofertadas pelos professores do Curso de Ciências Econômicas, campus de Toledo da Unioeste. O processo de seleção visa ao preenchimento de 70 vagas com profissão e local de trabalho definidos no edital. As aulas se estenderão de agosto de 2021 a julho de 2023.

Além da possibilidade de concluir a pós-graduação, os selecionados vão atuar como residentes no Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná; na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná).

O requisito para participação do edital é ser graduado conforme descrição contida no documento. Para se habilitar, o candidato deve ter concluído o curso em período inferior a 36 meses da data da publicação do edital. Ele também não pode estar recebendo bolsa de agências de fomento do Estado ou de programas financiados com recursos do tesouro estadual.

O aluno residente selecionado receberá, além da gratuidade no curso, uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1,9 mil a cada mês efetivo na residência. A participação no programa não gera vínculo empregatício de qualquer natureza. A carga horária a ser desenvolvida pelos bolsistas será de 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira.

As vagas de residência técnica são oferecidas nas seguintes áreas: Agronomia, Zootecnia, Economia, Geografia, Estatística, Sistemas de Informação, Direito, Administração, Nutrição, Veterinária, Informática, Engenharia de Computação, Comunicação Social, Biologia, Turismo Rural, Psicologia e Biblioteconomia.

A seleção será em duas etapas. A primeira é a prova, que terá peso 90. Ela será no formato online, em 21 de julho, com início às 10 horas e término às 12 horas. A segunda etapa é a análise de currículo, com peso 10 para todos os candidatos.

O valor da inscrição é de R$ 150,00, a ser pago até 19 de julho (segunda-feira). A inscrição deverá ser feita unicamente por meio digital, até as 17 horas de 18 de julho (domingo). Acesse AQUI.

Fonte: AEN